Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com síndrome de down existe? Saiba mais!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com sindrome de down

Os humanos com síndrome de Down apresentam traços físicos característicos e capacidade cognitiva diferentes. Trata-se de uma alteração nos genes e trissomias, ou seja, uma condição genética. Mas, quando os cães apresentam características semelhantes, podemos dizer que é um cachorro com Síndrome de Down?

De bate-pronto, a resposta é: cachorro com síndrome de Down não existe. Mas como se trata de um assunto complexo e mais técnico, neste post vamos explicar tudo sobre o tema. Confira!

O que é a síndrome de Down?

Para entender melhor sobre a questão, é fundamental entender o que é essa condição. A SD (síndrome de Down) é uma mutação genética causada por uma divisão celular anormal. Ou seja, um distúrbio congênito que pode provocar atraso no desenvolvimento tanto das funções motoras do corpo, como das mentais.

A síndrome de Down surge como uma alteração cromossômica. A genética dos humanos têm 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos. Já as pessoas com a síndrome de down, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano),  possuem três (completas ou parciais).

Portanto, o Down se refere a alteração genética quando a pessoa possui três cromossomos 21 em vez de dois. Mas, será que essas mesmas alterações causam disfunções nos animais?

Afinal, existe cachorro com síndrome de down?

A primeira informação que precisamos ressaltar é que todos os animais podem apresentar anormalidades genéticas. Porém, apesar das disfunções e os aspectos semelhantes (especialmente devido à questão estética e comportamental), a SD é uma condição específica dos humanos. Em outras palavras, cachorro não tem síndrome de Down.

Mas, por que os cachorros não podem ter Síndrome de Down?

A síndrome de down é causada pela presença de um cromossomo extra no cromossomo 21. Portanto, cachorro não tem Síndrome de Down pois essa condição só pode acontecer em primatas que tem o código genético semelhante ao dos seres humanos (com 23 pares de cromossomos).

Os cães possuem 39 cromossomos em suas células, eles não desenvolvem a patologia porque suas construções genéticas são bem diferentes, comparada com a dos  humanos. Portanto, é incorreto usar o termo “cachorro down”.

Como mencionamos, anomalias genéticas podem acometer os cães. Existem outras síndromes que afetam física ou mentalmente o seu pet. Por isso, é importante ficar atento a possíveis sintomas e sinais corporais que são parecidos com os da síndrome de down, mas que não são de fato.

Disfunções genéticas em cães: alterações mais comuns

cachorro down
Qualquer animal, incluindo gatos e cachorros, podem ter alterações nos cromossomos, que levam a diversas mudanças no organismo.

Você já viu algum cachorro que se comporta um pouco ‘diferente’ ou que apresente alguma anomalia no organismo e na feição? Essas podem ser características referentes a disfunções genéticas.

Conheça algumas das alterações e características mais comuns de cachorros com  disfunções genéticas:  

  • hipotonia: baixo tônus ​​muscular;
  • em geral, a estatura é mais baixa;
  • nariz achatado, olhos oblíquos, rosto arredondado e orelhas pequenas;
  • tendência à obesidade e a doenças endócrinas;
  • poderá exibir algum grau de dificuldade de aprendizagem;
  • entre outras. 

Síndromes genéticas em animais: conheça!

Conheça duas síndromes e distúrbios genéticos que podem afetar a saúde dos cachorros:

Síndrome de Turner

Também conhecida como a Síndrome de XO, a condição afeta as fêmeas, fazendo com que não se desenvolvam sexualmente, permanecendo inférteis.

Síndrome de Klinefelter

Chamada de síndrome de Triplo X, acomete cachorros machos, deixando-os com deformação nos quadris mais alargados, testículos atrofiados e infertilidade.

Cães com síndrome genética: dicas de cuidados

cachorro tem sindrome de down
Cães e gatos não podem ter síndrome de Down.

Cães que apresentam alguma anomalia genética provavelmente precisarão de cuidados especiais e é papel do tutor proporcionar a melhor qualidade de vida. A seguir, confira algumas dicas essenciais para promover qualidade de vida, bem-estar e saúde ao seu amigo:

  1. Ir ao veterinário com frequência;
  2. Medicamentos e alimentação;
  3. Atividades físicas;
  4. Promova os produtos essenciais para cães;
  5. Muito amor e carinho.

Agora você sabe que cachorro com síndrome de Down não existe. Esse conteúdo tem a missão de esclarecer essa dúvida comum, como também apresentar uma visão mais técnica sobre as alterações genéticas em cães. Afinal, informação só ajuda na integração com os nossos animais, não é mesmo? Ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário