Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como espantar cobras de casa adotando hábitos simples

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como espantar cobras do jardim
Cobras são animais perigosos e precisa cuidado para espantá-las do jardim

As cobras são animais que, ao mesmo tempo que atraem admiradores, também despertam medo por causa de seu veneno.

Por causa disso, Joyce Lima, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi, trouxe algumas dicas para ajudar você a evitar a presença e espantar cobras de casa sem colocar a vida delas em risco. Acompanhe!

Como saber se tem uma cobra por perto?

O primeiro passo para espantar cobras, é saber quando ela está por perto. A melhor maneira de identificar a presença do animal é se atentar aos seus pequenos rastros. São eles:

Sons característicos

Um dos principais sinais de que há cobra por perto é ouvir os sons característicos do animal. 

Por exemplo, Cascavéis e Víboras possuem um “chocalho” na ponta da cauda com um som bem característico. Além disso, há o sibilar, o famoso assobio da cobra, que é muito fácil de identificar. 

Vestígios de pele

Ao realizar a troca de pele, é comum que a cobra deixe a pele antiga pelo ambiente. Por isso, encontrar pele morta de cobra é um indicativo de que ela está na área.

Feridas ou mordidas em animais de estimação

Este é um tipo de situação que nenhum tutor deseja encontrar. Porém, machucados ou marcas de mordida em pets são sinais de que há uma cobra por perto.

De maneira geral, essa mordida é um ato de defesa do animal, mesmo que ele não seja uma espécie de cobra venenosa

Nesse caso, o mais importante é garantir a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação. Procure imediatamente a ajuda de um médico-veterinário de confiança. 

Rastros no jardim

Procurar rastros de cobra no jardim, também é uma maneira de identificar a presença delas.  Normalmente, ao rastejarem, esses animais deixam pequenos caminhos de terra remexida.

Saiba como espantar cobras corretamente

Depois de aprender como descobrir se há uma cobra por perto, chegou o momento de saber como espantá-las. Confira algumas dicas de prevenção.

Faça a poda e limpeza do jardim

Fazer a poda de plantas arbustivas e remover folhas secas caídas do jardim são ótimas práticas para espantar cobras. 

Dessa maneira, você evita que elas tenham espaços para fazer ninhos e se entocarem, o que torna mais difícil encontrá-las. Além disso, evite deixar sacos de lixo acumulados no exterior da casa. 

Evite a presença de presas

As cobras são predadoras naturais de outros répteis, anfíbios, invertebrados e roedores.Em em virtude disso, um alerta importante é:

“Se você for tutor de algum desses animais, é fundamental mantê-los distantes de locais de fácil acesso a cobras, como ambientes externos, janelas e telhados”, alertou Joyce Lima. 

Crie barreiras para a cobra

Manter portas e janelas fechadas e protegidas com telas é uma ação essencial para bloquear a passagem das cobras para o interior da casa. Assim, você garante a proteção de toda a família.

Invista em predadores naturais

Investir em predadores naturais como galinhas e galinhas da Angola é uma boa alternativa para espantar cobras se você reside em chácaras, fazendas ou até mesmo casas no interior. Conforme explica Joyce:

“Ter uma ave auxilia (e muito) no controle de cobras, pois além de fazerem barulho e alertarem para a presença das cobras, algumas espécies destroem os ovos, comem os filhotes e também atacam as cobras já adultas”, disse. 

Encontrei uma cobra em casa: o que fazer?

cuidados ao espantar cobras do jardim
O jeito mais seguro de espantar cobras do jardim é entrar em contato com bombeiros e centro de zoonoses da cidade

Encontrou uma cobra em seu jardim e não sabe o que fazer? Bem, o indicado é entrar em contato com bombeiros e/ou centro de zoonoses da sua cidade.

Apenas profissionais especializados poderão fazer a captura correta do animal e dar a destinação indicada para preservar a espécie.

É importante lembrar: nunca tente pegar o animal com as mãos. Pois, eles podem reagir, morder e acabar te envenenando. 

Inclusive, o mesmo vale para os pets, não deixe o seu cachorro ou gato avançar sobre a cobra.

Agora que você já sabe como espantar cobra, conte para gente: o que você tem feito para manter a família e os animais de estimação protegidos?

Joyce Lima

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário