Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cobras não venenosas: conheça algumas espécies

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cobras não venenosas

Apesar de muitos já saberem, é importante reforçar que as cobras não venenosas existem. Elas, assim como as demais, são répteis. Com isso, o maxilar inferior está apenas preso por músculos e pele. Essa estrutura contribui para que esse tipo de animal, junto com a mobilidade do seu crânio, consiga engolir grandes presas. É provável que esse seja um dos grandes motivos de termos tanto medo desse tipo de animal.

É claro que as cobras venenosas são as mais conhecidas, muitas vezes, por serem as mais comentadas. No entanto, é importante ressaltar que a maioria desses animais não são peçonhentos, atacando suas presas apenas em caso de ameaça. Mesmo assim, nunca é demais saber se uma cobra é venenosa ou não. 

Por isso, a Cobasi desenvolveu este artigo para te ajudar a identificar as cobras não venenosas de forma correta e segura. Vamos nessa?!

Como identificar cobras não peçonhentas

Dentro no reino animal, existem diversos tipos de cobras, não é mesmo? Com isso, é possível encontrar algumas com veneno e outras sem veneno. As cobras brasileiras não venenosas engolem as suas presas vivas, por isso são consideradas especialistas na caça de pequenos animais, como ratos ou insetos. 

Aquelas que possuem veneno costumam atacar presas maiores, despejando seu veneno na presa para imobilizá-la e até matá-la. Se elas se sentem atacadas, também podem usar esse veneno para se defenderem dos humanos. 

Mas essa é só uma forma de identificar cobras não venenosas. A realidade é que não existe um método para saber se a cobra é venenosa, embora existam certas características que podem ajudar: hábitos, presas, formato da cabeça (cabeças mais arredondadas) e pupilas.

Tipos de cobras não venenosas

cobras nao venenosas

Dentro do reino animal podemos afirmar que existem cerca de 3.000 espécies de cobras em todo o mundo. Levando esse dado em consideração, é possível que apenas 15% sejam venenosas. Assim, é bem correto dizer que a grande maioria são cobras não venenosas. Nesse momento vamos comentar sobre as espécies mais conhecidas.

– Colubrídeos: é correto afirmar que todas as cobras não venenosas são chamadas de colubrídeos. Porém, existe uma espécie que também leva esse nome. Suas principais características são a disposição de suas escamas, suas pupilas circulares e um tamanho relativamente pequeno.

– Jibóias: ao contrário do que muitos imaginam, as jibóias são cobras não venenosas. Isso porque o veneno não é fundamental para elas, uma vez que elas costumam matar suas presas por estrangulamento.

– Cobra-rateira: muitas das cobras não peçonhentas podem ser encontradas no continente africano. A cobra-rateira, porém, tem forte presença na Europa.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário