Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom BLOGCOBASI10

*Limitado a um uso por CPF

Saiba quantos anos vive um cavalo e com cuidar do seu animal

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cavalo galopando no campo
Um cavalo de estimação saudável vive de 25 a 30 anos.

Você sabe quantos anos vive um cavalo? Essa é uma informação muito importante para quem deseja começar a criação de equinos como animais de estimação. Afinal de contas, é essencial se programar para oferecer tudo o que eles precisam para viver com conforto e segurança.

Quanto tempo vive um cavalo?

Os cavalos são conhecidos por serem animais longevos, já que a expectativa de vida varia entre 25 e 30 anos. Essa é apenas uma estimativa, pois há uma série de fatores que influenciam no tempo e na qualidade desses animais. 

Como saber a idade do meu cavalo?

Para saber a idade aproximada de um cavalo, você precisa olhar para a dentição do animal. A partir de alguns sinais na arcada dentária como a coloração e o desgaste do dente, é possível determinar a idade aproximada do seu animal de estimação.

Por exemplo, até próximo dos 5 anos, o cavalo ainda está na fase de troca dos dentes incisivos, que são ovais e têm coloração branca. A partir dessa faixa etária, a dentição do equino assume algumas mudanças como a tonalidade amarelada dos dentes e o nascimento dos caninos. 

Quando chegam à etapa sênior, por volta dos 20 anos, os dentes do animal, devido ao desgaste proporcionado pelo tempo, passam a ter o formato triangular. Isso sem falar na colocação escura dos dentes, em um tom próximo do marrom. 

Quantos anos vive um cavalo: expectativa de vida

veterinário olhando os dentes do cavalo
Por meio da saúde bucal do cavalo é possível descobrir a idade do animal.

Por estimativa de médico-veterinários, um cavalo pode viver em média por 25 ou 30 anos. Entretanto, há uma série de fatores que impactam na saúde, bem-estar e tempo de vida do animal de estimação. Conheça mais sobre eles.

Proteção contra doenças

Um fator determinante para a longevidade maior ou menor de um cavalo está nos cuidados com a saúde. Assim como cães e gatos, os equinos têm um calendário de vacinação rigoroso que deve ser seguido pelo tutor. As vacinas mantêm o animal protegido de doenças como influenza, raiva, encefalomielite, tétano e rinopneumonite equina.

Alimentação rica e balanceada

Oferecer uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e minerais faz parte do cuidado diário do tutor. A dieta do animal deve conter feno, cereais, legumes e cenouras. A combinação é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo do cavalo.

Uma alternativa para a alimentação diária do animal é investir em ração específica para cavalo. Por haver diferenças nutricionais entre alimentos para o dia a dia e para competição, o ideal é buscar a orientação de um médico-veterinário de confiança. Só um profissional especializado poderá indicar qual é a ração ideal para o animal.

Cuidados com o bem-estar físico

Os equinos precisam de um local para que possam se exercitar. Crie um espaço para que ele possa correr, brincar e se divertir. Assim, você garante a saúde física e mental dele, colaborando para a sua longevidade.

Manutenção do casco

mulher segurando o casco de do cavalo
O casco do cavalo é uma região muito sensível que merece atenção especial do tutor

Por falar em bem-estar físico, um ponto que merece atenção é a manutenção do casco. Por ser um uma parte sensível do corpo dos cavalos, que pode gerar apodrecimento, abscessos, inflamações e úlceras pelo contato com solo durante as caminhadas, ela merece um cuidado todo especial por parte do tutor. 

Para manter os cascos do cavalo em dia, o ideal é deixar a ferradura do animal sempre limpa, nova e ajustada de acordo com as necessidades dele. Nesses casos, o mais indicado é visitar com ferreiro com frequência.

Higienização dos dentes do cavalo

De maneira complementar à dieta do animal, é muito importante fazer a higienização da dentição. Para manter a boca do seu cavalo livre de lacerações e desalinhamento na mandíbula, como também perdas, desgaste excessivo dos dentes e doenças na região, mantenha uma rotina de consultas odontológicas a cada 6 meses.

Manter a pelagem do animal limpa

Assim como manter a higiene bucal do seu cavalo é essencial para o bem-estar do animal, realizar banhos e escovações frequentes ajudam a protegê-lo da infestação de parasitas como piolhos e carrapatos. Para isso, basta usar um shampoo apropriado e dar um belo banho toda a semana.

Agora que você já sabe quantos anos vive um cavalo e qual a melhor maneira de prolongar a vida do animal, conte para gente: Você teria um animal de estimação desse porte?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário