Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Animais terrestres: saiba quais são as espécies mais conhecidas do mundo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
canguru

Você provavelmente já ouviu o termo “animais terrestres”. No entanto, são tantos os bichos na natureza que é normal sentir dúvida sobre quais são eles. Então, que tal conhecer mais sobre essa categoria, o que são, espécies e muito mais. Vamos lá?!

Quais são os animais terrestres mais comuns?

De forma geral, são os animais que se desenvolvem e vivem na terra, sem a necessidade de permanecer ou realizar algum processo dentro d’água, seja em rios, lagos ou mares.

Sendo assim, esses bichos usam a respiração pulmonar para sobreviver, como também reprodução e alimentação. Confira a classificação dos animais terrestres com base no seu habitat:

Na superfície: são aqueles bichos que vivem na superfície da terra

elefante no rio
Os elefantes são os maiores animais terrestres do mundo.

Arbóreos: a anatomia desses animais permite que eles vivam e habitem as árvores. Não pense que são apenas as aves, existem outras espécies que podem ficar apoiadas em galhos, como mamíferos, répteis ou insetos.

bicho-preguiça deitado na árvore
Bicho-preguiça (Bradypus variegatus)

Subterrâneos: conhecidas como ‘edáficas’ são animais que habitam tranquilamente em ambientes subterrâneos para se proteger.

topeira em um buraco
Toupeira é nome dado para para se referir a algumas espécies da família Tapidae.

Trogloxenos: são bichos que vivem nas cavernas para se abrigar, reproduzir e se alimentar.  Morcegos, serpentes e algumas espécies de roedores são as mais conhecidas.

morcego voando
Os morcegos são animais que pertencem a classe dos mamíferos.

Rupícolas: ou rupestre, são os animais que moram sobre pedras, paredes, muros ou rochedos.

largato no galho de árvore
Largato (Lacertilia)

Voadores: são aqueles que usam as asas para voar e descer pelos céus. Alguns fatos interessantes sobre os animais voadores é que os planadores, que são aqueles que usam o vento para ficar no ar, são considerados animais aéreos, mas não voadores.

Os morcegos são os únicos mamíferos que conseguem voar. Nem todas as espécies de aves, são animais aéreos, como a galinha e avestruz, já que eles não conseguem voar por conta do peso não permite o voo ou a ausência de asas.

dois tucanos no galho de árvore
As aves não só são animais terrestres, como também são o maior grupo de vertebrados da categoria.

A depender do ecossistema onde habitam, conseguimos saber quais animais são capazes de andar, correr, rastejar e até escalar. Então, que tal conhecer mais sobre alguns deles? Vamos lá?

Quais são os animais aquáticos e terrestres?

Também existem diversos animais que podem levar uma vida intermediária entre o meio terrestre e o aquático, já que desenvolveram alguns processos vitais em cada um dos espaços, necessitando de ambos para sobreviver. Alguns exemplos de animais terrestres que também vivem no meio aquático são: hipopótamos, jacarés e os crocodilos.

hipopótamo
O hipopótamo é um animal terrestre aquático, ou seja, vive em ambos ambientes.

Quais são os animais terrestres mais comuns?

A estimativa mais completa e precisa já feita sobre a vida no planeta mostra que existem 8,5 milhões de espécies de seres vivos. Deles, 6,5 milhões são animais terrestres. Os mais conhecidos são:

  • Leão;
  • Iguana;
  • Girafa; 
  • Formiga;
  • Gato;
  • Cavalo;
  • Elefante;
  • Urso;
  • Cachorro.

Qual é o animal terrestre mais numeroso?

Quem nunca se deparou com um monte de formigas na cozinha de casa? Ou observou um formigueiro lotadíssimo, com várias formigas entrando e saindo sem parar? Pois é!

animais terrestres
As formigas são insetos que fazem parte da família Formicidae.

Esses insetos habitam em enorme quantidade todas as regiões do planeta, exceto nos pólos. Existem, atualmente, cerca de 13.500 espécies catalogadas. Uma única colônia, pode contar com 10 milhões de formigas. Assim, estima-se que existam dez quatrilhões dessas pequeninas criaturas na Terra.

Elas são consideradas o grupo de animais de maior sucesso ecológico, pois representam aproximadamente de 15% a 20% de todos os animais que existem atualmente. Inclusive, alguns estudos estimam que, se formos calcular o peso de todas as formigas juntas, esse número supera o peso de toda a humanidade.

São seres sociáveis que trabalham em equipe e vivem em colônias. Além disso, elas são extremamente organizadas e trabalhadoras, formando uma sociedade muito equilibrada e complexa, na qual cada formiga exerce a sua função com muita perfeição.

As formigas fazem parte de uma extensa lista de animais invertebrados terrestres, que ainda contam com outros insetos como: abelha, aranha, borboleta, cupim, entre outros. 

Qual é o maior animal terrestre do Brasil?

Nada mais justo do que falarmos de um bicho tipicamente brasileiro, não é mesmo? O maior mamífero terrestre do Brasil, e o segundo maior de toda a América do Sul, é a anta!

anta maior animal terrestre do Brasil
A Anta é um dos animais terrestres mais pesados do mundo.

Com uma dieta herbívora, esses animais se alimentam de uma grande quantidade de plantas, frutos e cascas de árvores. Também por conta desse cardápio, as antas são conhecidas como “jardineiras da floresta”. Isso porque, conforme se alimentam, elas também dispersam muitas sementes ao redor. Dessa forma, são muito importantes para o ecossistema.

Esse mamífero pode pesar até 300kg, e seu tamanho varia entre 1,70 e 2 metros, aproximadamente. É um animal que gosta de levar uma vida solitária e pode alcançar até os 35 anos de idade.

Qual animal terrestre mais rápido do mundo?

O guepardo é o animal terrestre mais rápido do mundo, conseguindo alcançar a velocidade máxima de 120 km/h. Porém, se falarmos de todas as categorias, ele não é o mais veloz. Esse título é do Falcão-peregrino, uma ave que pode alcançar 320 km/h. Das espécies marinhas,  a velocidade máxima é do peixe-agulhão, com 110 km/h.

guepardo correndo
O guepardo ou chita é o animal terrestre mais rápido do mundo.

Que tal saber qual animal terrestre mais pesado do mundo? Encontre esse e outros conteúdos no Blog da Cobasi, lá tem muitas curiosidades, dicas e informações do mundo animal.

Aproveite a visita e saiba tudo o que é essencial para a vida dos cães, gatos e aves! Até a próxima.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário