Animais terrestres: conheça alguns deles

Compartilhar:


animais terrestres

Você provavelmente já ouviu o termo “animais terrestres”. No entanto, são tantos os bichos na natureza que é normal sentir dúvida sobre quais são eles. Mas, de forma geral, são os animais que se desenvolvem e vivem na terra, sem a necessidade de permanecer dentro d’água, seja em rios, lagos ou mares. 

Sendo assim, esses bichos contam com a respiração pulmonar para sobreviver. A depender do ecossistema onde habitam, são capazes de andar, correr, rastejar e até escalar. Então, que tal conhecer alguns deles? Vamos lá?!

Quais são os animais terrestres mais comuns?

A estimativa mais completa e precisa já feita sobre a vida no planeta alega que existem 8,5 milhões de espécies de seres vivos. Deles, 6,5 milhões são animais terrestres. Isso é muita coisa, não é mesmo? Mas afinal, quais são eles, especificamente?

Como nós, seres humanos, também habitamos a Terra, é de se esperar que os animais terrestres estejam presentes no nosso cotidiano, além de serem bastante próximos a nós. Aliás, os cachorros e gatos são um ótimo exemplo!

Além dos animais domésticos, também existem aqueles que não fazem parte do nosso dia a dia, mas que conhecemos muito bem. Alguns exemplos são: elefantes, girafas, onças, leões, macacos, cavalos, entre muitos outros.

Qual é o animal terrestre mais numeroso?

Quem nunca se deparou com um monte de formigas na cozinha de casa? Ou observou um formigueiro lotadíssimo, com várias formigas entrando e saindo sem parar? Pois é!

Esses insetos habitam em enorme quantidade todas as regiões do planeta, exceto nos polos. Existem, atualmente, cerca de 13.500 espécies catalogadas! Uma única colônia, apenas, pode contar com 10 milhões de formigas. Assim, estima-se que existam dez quatrilhões dessas pequeninas criaturas na Terra.

Elas são consideradas o grupo de animais de maior sucesso ecológico, pois representam aproximadamente de 15% a 20% de todos os animais que existem atualmente. Inclusive, alguns estudos estimam que, se formos calcular o peso de todas as formigas juntas, esse número supera o peso de toda a humanidade.

As formigas são seres sociáveis, que trabalham em equipe e vivem em colônias. Além disso, elas são extremamente organizadas e trabalhadoras, formando uma sociedade muito equilibrada e complexa, na qual cada formiga exerce a sua função com muita perfeição.

Qual é o maior animal terrestre do Brasil?

animais terrestres

Nada mais justo do que falarmos de um bicho tipicamente brasileiro, não é mesmo? E o maior mamífero terrestre do Brasil (e o segundo maior de toda a América do Sul) é a anta!

Com uma dieta herbívora, esses animais se alimentam de uma grande quantidade de plantas, frutos e cascas de árvores. Também por conta desse cardápio, as antas são conhecidas como “jardineiras da floresta”. Isso porque, conforme se alimentam, elas também dispersam muitas sementes ao redor. Dessa forma, são muito importantes para o ecossistema.

Esse mamífero pode pesar até 300kg, e seu tamanho varia entre 1,70 e 2,00 metros, aproximadamente. É um animal que gosta de levar uma vida solitária, e pode alcançar até os 35 anos de idade. 

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir outros posts da Cobasi sobre as muitas curiosidades do mundo animal. Além disso, caso você tenha interesse em produtos para pets, a nossa loja conta com diversos produtos para cães, gatos e aves!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário