Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cinco animais do cerrado brasileiro que você precisa conhecer

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
animais do cerrado

Os animais do cerrado brasileiro possuem características únicas, mas sofrem com a falta de proteção e o risco de extinção. O lobo-guará é uma das espécies mais ameaçadas pela natureza e se tornou símbolo da fauna. Quer conhecer outras? Então continue lendo nosso artigo.

Cerrado brasileiro: quais são suas características?

O cerrado brasileiro é o segundo maior bioma da América do Sul e é classificado como a savana mais rica do mundo em biodiversidade. É caracterizado por árvores baixas com tronco grosso e inclinado. Os animais do cerrado brasileirosão variados e podem ser organizados como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.

Quais são os principais animais do cerrado brasileiro e quais correm risco de extinção?

Muitos animais em extinção do cerrado são bem conhecidos pelos brasileiros, como é o caso do lobo-guará e da onça-pintada.

Com base nisso, o Blog da Cobasi listou os principais animais do cerrado brasileiro e suas características, bem como o risco de extinção das espécies. Confira abaixo! 

Anta (Tapirus terrestres)

Classificado como o maior mamífero terrestre da América do Sul, a anta é da família Tapiridae e pode pesar até 300 kg.O animal do cerrado brasileirocostuma ser caracterizado pela cor marrom e conta com uma narina semelhante a uma pequena tromba.

Status de conservação: vulnerável.

Ariranha (Pteronura brasiliensis)

As ariranhas são mamíferos típicos da América do Sul e correm risco de desaparecer. Em países como Argentina e Uruguai, a espécie parece já estar extinta.Também conhecido pelos nomes lontra gigante, lobo do rio e onça d’água, o animal do cerrado brasileiro pesa entre 22 a 35 kg e, no momento, é considerado o maior mustelídeo do Brasil.

A ariranha é da família Mustelidae, com pelagem marrom e manchas brancas características no pescoço.

Status: em perigo.

Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)

O lobo-guará é um mamífero da classe Mammalia e pode pesar até 36 kg. Esse animal do cerrado é considerado o maior canídeo da América do Sul e possui pelagem vermelho-dourada e pernas compridas.

Atualmente, o lobo-guará estampa a nota de R$ 200,00 do Banco Central, em meio ao risco de extinção.

Status: espécie quase ameaçada de extinção.

Onça-pintada (Panthera Onca)

animais do cerrado

Entre os animais do cerrado brasileiro, a onça-pintada é uma das espécies quase ameaçadas de extinção. Da família Felidae, esse felino tem pelagem amarelo-dourado e é famoso pelas pintas pretas no corpo e no rosto.

Status: espécie quase ameaçada de extinção.

Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)

Também conhecido como jurumim, tamanduá-açu e iurumi, o tamanduá-bandeira é um animal do cerrado que está vulnerável à extinção.

Da classe Mammalia, o mamífero costuma pesar entre 31,5 e 45 kg e possui pelagem marrom-acinzentada, além de uma cauda comprida que lembra uma bandeira.

Status: vulnerável.

Conclusão

Os animais do cerrado são seres únicos e que precisam de proteção. A fauna e flora desenvolvem um importante papel no equilíbrio do ecossistema, e atualmente contam com diversos tipos de animais, flores e plantas vivendo em conjunto. Gostou do tema? Veja sugestões de conteúdos que você também pode gostar:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário