Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quantos anos vive um jabuti?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quantos anos vive um jabuti

Alguns animais são conhecidos por sua longevidade, por isso é bom saber quantos anos vive um jabuti se estiver pensando em ter um em casa! Isso porque esta é uma das espécies que vive longos anos e provavelmente será seu companheiro pelo resto da vida, literalmente.

Antes de adquirir um animal como o jabuti, saiba mais sobre este bichinho, sua expectativa de vida quando bem cuidado e dicas para oferecer um lugar confortável e saudável para seu pet.

Quantos anos vive um jabuti doméstico?

O jabuti, que não é tartaruga, visto que seu habitat é a terra e não a água, tem uma vida bem mais agradável quando é criado como animal de estimação. 

Para ter uma ideia de quantos anos vive um jabuti doméstico, o bichinho pode ultrapassar os 80 anos facilmente. Ou seja, basta oferecer qualidade de vida para o animal que seu tempo de vida, na maioria das vezes, está garantido.

Quantos anos vive um jabuti no seu habitat natural?

Por outro lado, com o número de predadores e a comida escassa que o quelônio encontra na natureza, o jabuti no seu habitat costuma viver cerca de 30 anos, uma redução brusca na sua expectativa de vida.

Como saber a idade de um jabuti?

como descobrir quantos anos vive um jabuti

Para descobrir a idade de um jabuti, você deve observar as linhas do casco do quelônio. É contando este número que você descobre a idade do bichinho. Bacana, não é?

Outro jeito de saber, de forma aproximada, a idade de um jabuti é levar em consideração seu peso quando adulto. O pet vai de 60 a 70 cm de comprimento e fica em torno de 15 kg.

Como cuidar do seu jabuti para ele viver mais

A rotina de um jabuti não é movimentada, aliás, essa é uma das vantagens em ter esse pet. Você não precisa de muito para oferecer uma vida boa para ele. O primeiro passo é garantir um terrário espaçoso para o animal, pois ele necessita de um ambiente amplo para se movimentar.

Depois disso, certifique-se que ele terá uma alimentação rica em nutrientes. No caso deste bichinho, o ideal é alimentá-lo com ração para jabuti, vegetais e frutas.

O sol é fator importante no dia a dia do quelônio. Desta forma, a dica é aproveitar os primeiros raios do sol, do começo da manhã, para que ele absorva vitamina D. Se não for possível, o seu terrário precisa ter lâmpadas para répteis.

Por fim, a temperatura da casinha do jabuti deve estar sempre entre 26ºC e 30ºC, é o ideal para ele. Os tutores também devem prestar atenção na umidade, visto que a falta dela dificulta a respiração do bichinho. Tenha certeza que você impacta diretamente em quantos anos vive um jabuti ao oferecer o que ele precisa para continuar saudável

Gostou das dicas? O pet se dá muito bem com crianças e com certeza será um amigo de longa data da família. Apenas certifique-se que, ao longo da vida do animal, ele tenha sempre alguém como tutor. Afinal, ele vai viver bastante!

Saiba mais sobre répteis e pets exóticos no blog da Cobasi! Qual post você gostaria de ler agora?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Jp Quinto disse:

    Quatos anos vivem um jabuti

  2. Carlos Freire disse:

    Achei um jabuti piranga na rua e resgatei. Já entrei em contato com o Meio Ambiente para regularizar a criação do mesmo. Minha dúvida: ele pesa 1,7kg, tem 20 cm de comprimento e 13cm de largura. Qual será a idade dele?

    • Cobasi disse:

      Olá, Carlos! Como vai?
      Existem duas maneiras de descobrir a idade de um jabuti, na primeira você deve observar as linhas do casco do quelônio. É contando este número que você descobre a idade do bichinho.
      Outra maneira de descobrir a idade dele é verificando o peso. Um jabuti adulto vai de 60 a 70 cm de comprimento e fica em torno de 15 kg.

  3. Tadeu disse:

    Tenho um jaboti grande já . Mas o casco dele é comprido e liso . Sem linhas e agora como saber a idade ? Ele pesa cerca de 10 kg e tem 30 cm de comp

Deixe o seu comentário