Hamster Chinês: pequenino e dócil

25 de setembro de 2020

Roedores
Hamster Chinês no fundo branco

Um animal que cabe na palma da sua mão! O hamster chinês é uma criatura curiosa e dócil que faz parte da lista de roedores mais fofos. Apesar de bastante difundido em vários países, a espécie não é comercializada no Brasil.

Conheça mais sobre este pet e quais são os cuidados básicos com este bichinho.

Hamster chinês: tamanho e características

Diferente do hamster sírio, um dos pets de estimação mais comuns, o hamster chinês é menor e mede em torno de 6cm, com o peso que varia de 50g a 70g. Uma miniatura de animal que nasceu nos desertos da China e por isso ganhou este nome. A expectativa de vida deste roedor é de dois anos e meio.

O filhote de hamster nasce sem pelos, não enxerga e nem vê. Caso você tenha uma ninhada em casa, durante os 20 primeiros dias de vida, tente não mexer neles e deixe aos cuidados da mãe. 

Tenha cuidado ao manter machos e fêmeas juntos. Eles se reproduzem em uma velocidade enorme!

Cuidados com hamster: casinha e higienização

Menina com Hamster Chinês

Para oferecer uma vida confortável e aconchegante para o seu roedor, escolha uma gaiola para hamster com espaço suficiente e que tenha um abrigo, pois eles adoram. Outras características que fazem a diferença é optar por um ambiente que ofereça distrações para ele, como o clássico entre os brinquedos para hamster, a rodinha de exercícios.

Ração e misturas de sementes estão liberados na alimentação do seu amigo, mas lembre-se de manter uma dieta balanceada. A quantidade ideal de comida para o seu hamster é de 7g a 12g por dia. Verifique sempre a embalagem do alimento.

Entre os cuidados básicos com a casa para hamster onde o roedor vive está a manutenção. Troque a água, limpe o local onde ele se alimenta diariamente e higienize a gaiola tirando as necessidades que ele fez.

Leve seu Hamster Chinês ao veterinário para consultas periódicas ou quando ele apresentar qualquer mudança comportamental ou física. É comum que os animais mudem o comportamento quando estão doentes.

Precisa dar banho no hamster Chinês?

Não! Estes roedores costumam se limpar com a saliva, por isso o banho é dispensável. Inclusive eles passam 80% do seu tempo se lambendo, mas a atenção com a limpeza da casinha de hamster é constante para que ele esteja livre de doenças e viva bem. É melhor evitar o contato com a água, pois ao ficar com os pelos molhados ele pode adoecer ou ter fungos na pele.

A relação de um tutor com seu hamster é divertida e prazerosa. Basta seguir os cuidados e dar atenção ao seu roedor que com certeza ele estará feliz e satisfeito com sua vida.

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre roedores: