Aprenda a escolher a melhor gaiola para hamster!

Compartilhar:


hamster com petisco

Assim como os humanos, os hamsters também precisam de um lugar para seu conforto e a gaiola para hamster é feita justamente para cumprir este papel. 

Além disso, a gaiola também promove mais segurança para os roedores, evitando fugas e ataques de outros pets.

Mas para que ela seja realmente confortável, é necessário alguns cuidados na hora de escolher a gaiola ideal, afinal, é lá que nossos queridos pets irão passar a maior parte do tempo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher uma gaiola e montar o habitat perfeito para o seu roedor!

Qual o melhor tipo de gaiola para hamster?

Quando falamos em gaiola para hamster, é muito comum associarmos às gaiolas mais simples, feitas de grades e arames, no entanto, elas não são as únicas gaiolas possíveis para esses animais de estimação. 

Além do tipo mais convencional, também existem gaiolas de plástico e de acrílico. Entretanto, vale ressaltar que a melhor, sempre será uma gaiola grande de hamster, afinal, lá esses animais terão espaço suficiente para brincar o quanto quiserem! 

Mas que tal conhecer melhor cada tipo de gaiola e saber os benefícios de cada uma antes de escolher uma gaiola para o seu pet?

Gaiola de Arame

A gaiola de arame ou grades é uma das gaiolas mais comuns e mais fáceis de encontrar, além disso, ela possui alguns benefícios como a segurança e a facilidade de entrada de ar, além disso, essas gaiolas são interessantes para evitar que o animal consiga roer as grades, evitando as fugas. 

Outra coisa que chama a atenção na gaiola, é o fato de a gaiola permitir fácil acesso ao pet, por ser aberta, você pode enfiar o dedo com facilidade para acariciar o animal.

A desvantagem é que esta gaiola não é indicada para todas as espécies de hamsters, uma vez que eles podem acabar escapando por entre os vãos. 

Gaiola de plástico

As gaiolas de plástico também costumam ser ligeiramente populares, além disso, ela é muito versátil e se adapta muito bem para todas as raças. Além disso, elas funcionam muito bem como artigos decorativos, podendo combinar em vários ambientes. 

Outra coisa interessante do modelo, é que elas já contam com diversos brinquedos como túneis, tocas e outras atividades para o bichinho brincar e se divertir. 

Em contrapartida, a desvantagem é que elas são fáceis de serem roídas, neste caso, é importante que o animal tenha sempre à mão – ou no caso, nos dentes – um brinquedo para roer, que pode ser a base de alfafa ou feno. 

Gaiola de acrílico

Também conhecida como aquário de hamster, esta gaiola é ótima para todos os tipos de hamsters, além de serem muito bonitas. Elas são muito seguras, evitam fugas e até mesmo que esses animais roam. 

Além disso, por serem transparentes, não tem como o animal se esconder de você! E apesar de muita gente ficar com medo dela vetar a circulação de ar, sem a tampa de cima ela permite que o vento entre de forma agradável para os animais. 

A desvantagem é que esses modelos tendem a ser mais pesados, o que dificulta a mudança de locais. Neste caso, é necessário escolher um local fixo para elas. 

Como montar uma gaiola confortável para hamster?

hamster na gaiola de alumínio

O primeiro passo crucial para montar uma gaiola confortável para o pet, é garantir que ela seja espaçosa. Isso mesmo, quanto maior a gaiola, maior o conforto que o animal terá. 

Mesmo que os hamsters sejam roedores pequenos, uma gaiola grande para hamster é essencial para garantir a ele maior qualidade de vida. 

Além disso, a gaiola deve ser equipada com um granulado higiênico, que é fundamental para promover a higiene e espantar os odores. 

Outra coisa importante, é que a gaiola contenha um espaço para o pet se hidratar e se alimentar, por isso, não se esqueça de colocar um bebedouro e um comedouro, que são itens essenciais na hora de colocar a ração para o roedor.

Outra coisa que não pode faltar é a casinha para hamster, que nada  mais é do que um local para ele se aquecer e dormir sem os incômodos do cotidiano. Além da casinha, não se esqueça que assim como nós, eles precisam de diversão e entretenimento.  

Para que isso seja possível, os roedores possuem seus próprios brinquedos para hamster e a famosa rodinha para hamster ou o globo para hamster.

Outros itens importantantes para aumentar a saúde e a qualidade de vida desses animais são as mistura de sementes e os petiscos

O hamster que cresce em lugares apertados pode desenvolver estresse e comportamentos prejudiciais para sua saúde. Entre eles estão arranhar e roer compulsivamente, depressão e até canibalismo.

Casinha equipada? Chegou a hora de curtir com seu amigo! Não esqueça de fazer a manutenção periódica e  manter o lar do seu pet sempre agradável.

hamster sírio no fundo branco

Quer saber mais sobre roedores? Separamos alguns posts que você vai adorar!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário