Gaiola para hamster: como escolher o modelo ideal?

1 de agosto de 2020

Roedores
hamster com petisco

Pequenos e muito fofos, o hamster é um animal de estimação inteligente, de fácil manejo e ótimo para ter em casa e divertir a família. O primeiro passo para ter esse pequeno roedor em casa, é escolher a gaiola para hamster.

Estes pets não precisam de muito, mas para que cresçam saudáveis e tenham qualidade de vida, você precisará de alguns itens. Veja como escolher a casa do seu amigo roedor.

Melhor tipo de gaiola para hamster

Antes de escolher a residência do seu pet, é importante entender as características de cada uma. Existe mais de um tipo de gaiola para hamster e contar um pouco sobre cada uma delas. Confira!

Gaiola com grades

Esta gaiola para hamster é feita de barras de alumínio. Elas são ótimas, pois impedem que o animal fuja, acabe roendo a gaiola e ainda permite que você observe todas as estripulias do pequenino. Outra grande vantagem deste tipo de gaiola de hamster é manter o ambiente ventilado.

Você encontra gaiolas completas ou pode montar do zero, criando um lar exclusivo para seu roedor.

Hamster: conheça tudo sobre esses pequenos roedores

Gaiola de plástico

Existem tipos mais simples e outros modelos robustos, com brinquedos, como tubos e rodinha. As gaiolas de hamster de plástico, no entanto, podem ser roídas pelo seu pet. Por isso, deixe sempre brinquedos de madeira e petiscos disponíveis para focar a atenção dele e evitar o ataque à casinha.

Substitua caso a gaiola esteja roída. Ela pode ficar suscetível à fugas e oferecer riscos para seu pet.

Gaiola para hamster de acrílico

Feita com um material mais resistente, as gaiolas de acrílico para hamster são leves e diferenciadas, com tubos e diversos artigos para incrementar o lar doce lar do pet.

Aquário para hamster

Além das gaiolas para hamster de alumínio, plástico ou acrílico, você pode usar um aquário para montar a casa do seu pet. No entanto, os aquários não permitem que o pet escale, por isso é importante equipá-lo com brinquedos, como rodinha e casinha.

Como montar a gaiola para hamster?

hamster na gaiola de alumínio

Agora que você já conhece os tipos de gaiolas para hamster, você precisa definir qual o tamanho dela. Lembre-se que seu pet precisa de espaço para brincar, correr e se divertir. Uma gaiola para hamster grande pode ser usada por um hamster Sírio adulto, por exemplo, que não pode ser criado junto com outros amiguinhos. Ou então por uma duplinha de hamster Anão Russo, que são sociáveis e brincalhões.

Gaiola escolhida? Preparamos uma lista de tudo o que você vai precisar para montar o lar do seu pet:

Ao pensar no melhor lugar para seu roedor morar, lembre-se que ele precisa de um espaço que imite seu habitat natural, ou seja, não se esqueça de uma casinha, passatempos e do granulado higiênico.

O hamster que cresce em lugares apertados pode desenvolver estresse e comportamentos prejudiciais para sua saúde. Entre eles estão arranhar e roer compulsivamente, depressão e até canibalismo.

Casinha equipada? Chegou a hora de curtir com seu amigo! Não esqueça de fazer a manutenção periódica e  manter o lar do seu pet sempre agradável.

hamster sírio no fundo branco

Quer saber mais sobre roedores? Separamos alguns posts que você vai adorar!