Hamster Anão Russo: pequenino e fofo

7 de agosto de 2018

Roedores

O Hamster Anão Russo é muito confundido com o Hamster Chinês, devido a proximidade da sua origem – porém, o Chinês não é comercializado no Brasil.

Nome cientifico: Phodopus campbell
hamster-anao-blog-cobasi

É um pequeno roedor muito popular, que se destaca pelo seu porte. Há duas variações de espécies do Anão Russo Campbell e Winter White – ambas com comportamento e características físicas distintas. Seu manuseio deve ser mais cuidadoso, devido seu porte pequeno.
ORIGEM: Encontrado na Rússia e também no Cazaquistão.
MÉDIA DE VIDA: Esses pequenos roedores possuem uma expectativa de vida de 2 à 3 anos.
TAMANHO: Possuem um porte pequeno – podem atingir entre 8 à 10 cm.
TERRITORIALIDADE: Quando atingem a maturidade sexual são muito territoriais, e a Fêmea é a dominante.
SEXAGEM: Pode-se distinguir macho/fêmea através da distância entre os orifícios ânus e vulva. Na fêmea orifícios próximos.; macho orifícios distantes/separados. Também é possível distinguir visualizando os testículos do macho.

sexagem-hamster-anao-sirio-blog-cobasiEspécies de Hamster Anão Russo

Campbells

hamster-anao-campbells-comendo

O Hamster Anão Russo Campbells é originário da Ásia central, do norte da Rússia, da Mongólia e da China, onde vivem em dunas de areia. Os Campbell podem medir até 12 cm e possuem uma extensa variedade de cores e padrões, sendo a mais conhecida – cinza com listras escuras nas costas – essa a mais popular no brasil.

Winter White

hamster-winter-white-anao-blog-cobasi

O Hamster Winter White leva esse nome por poderem ficar com a pelagem totalmente branca no inverno, para se camuflar – esse aspecto não é tão evidenciada no Brasil, por ser um País tropical – apresentam um comportamento mais territorial, e normalmente são mais arredios ao contato manuseio.

Hamster Chinês x Anão Russo

hamster-chines-blog-cobasi

  • Corpo: Há uma boa diferença de tamanho entre as duas espécies. O corpo do Hamster Chinês é mais fino e longo, medindo entre 14 e 16cm, contra apenas 10 cm do Russo.
  • Cauda: O Hamster Chinês possui uma cauda com cerca de 3 cm de comprimento, já a cauda do anão Russo é bem curta, e mal pode ser vista.
  • Patas: O Anão Russo possui patas cobertas de pelos, como as de um coelho. As patas do Hamster Chinês são peladas, semelhantes as dos ratos.
  • Fuço: Hamster Chinês possui um focinho alongado, como o de um rato. O fuço dos Anões é bem curto.

Quer conhecer outros roedores como a Chinchila e o Porquinho da Índia?  Fique ligado no Blog da Cobasi e acompanhe nossos posts.

Aproveite as ofertas de produtos para roedores na nossa loja online ou nos pontos físicos.

Autor: Claudio Soares – Educação Corporativa