Como cuidar de hamster filhote? Veja o passo a passo

Compartilhar:


Como cuidar de hamster filhote

O que poderia ser mais fofo do que um hamster? Somente filhotes de hamster! Afinal, esse pequeno roedor, além dos seus olhos chamativos, é divertido e uma ótima companhia. Porém, junto com a fofura vêm as responsabilidades do tutor. Por isso, venha saber como cuidar de hamster filhote!

Aqui vamos te apresentar os principais cuidados que o tutor precisa ter para cuidar bem do seu filhote.

A importância dos cuidados com o hamster

Ao adquirir um hamster, o tutor quer fazer parte de todos os momentos da vida do animal. Por isso, uma boa solução é adotar o seu amigo peludo desde jovem.

No entanto, seu filhote de hamster irá necessitar de atenção por parte do tutor. 

Como ainda são muito pequenos e frágeis, o sistema imunológico do pet ainda está se desenvolvendo. Dessa forma, os filhotes de hamster são mais suscetíveis a problemas de saúde.

Além disso, os primeiros cuidados com seu novo pet serão essenciais para o bom desenvolvimento do animal e para a criação de laços com o tutor.

Então, vamos conhecer a melhor maneira de como cuidar de hamster filhote.

Como cuidar de filhotes de hamster recém-nascidos

Primeiramente, saiba que em pet shops os hamsters só podem ser comercializados após atingirem a maturidade sexual. Esse período ocorre dois meses após o nascimento.

Porém, se você tiver um casal de hamsters que tiveram filhotes recentemente, são necessários alguns cuidados.

É importante que o tutor não toque muito nos filhotes recém-nascidos. Dessa forma, evita machucá-los. 

Em certas situações, o hamster macho adulto pode ferir os filhotes. Então, o ideal é separá-lo dos recém-nascidos, mantendo-os em um espaço diferente.

Por fim, mantenha a mãe dos filhotes bem alimentada. Como a amamentação dos hamster pode durar até 15 dias, é importante que os filhotes fiquem próximos da mãe e que sejam bem alimentados pelo leite materno.

No entanto, também é possível que a mãe ataque os filhotes. Por isso, fique de olho em como sua hamster irá se portar após o parto.

Cuidando da saúde do hamster filhote

como cuidar de hamster filhote

Depois que os filhotes de hamster estiverem um pouco mais desenvolvidos, o tutor deve levá-los a um médico-veterinário.

Com a primeira orientação do profissional, o tutor poderá saber quais comidas devem fazer parte da dieta do pet. 

Além disso, o veterinário fará uma primeira avaliação do estado de saúde do hamster. Dessa forma, o tutor poderá saber se o filhote irá precisar de algum remédio ou tratamento.

Cuidando da alimentação

Diferente de outros pets, como o cachorro, os hamsters não possuem rações específicas para cada faixa etária. 

Por isso, é possível oferecer ração de hamster aos filhotes sem complicação.

Mas isso não quer dizer que esse deve ser o único alimento do filhote! Saber elaborar uma dieta rica e variada para o pet garantirá a ele mais resistência.

Petiscos como vegetais, frutas e legumes podem entrar na alimentação do hamster filhote. Porém sempre se atente à qualidade das comidas oferecidas.

Não se esqueça de oferecer ao pet água limpa e fresca. Ela será necessária para a hidratação do animal de estimação.

Por fim, atente-se a manter os acessórios de alimentação do hamster limpos e evite oferecer a ele alimentos com açúcar, gordura, ácidos ou industrializados.

Preparando a gaiola do animal

Agora que você já sabe como garantir a alimentação e saúde do seu filhote de hamster, é hora de preparar o local onde ele irá descansar e passar parte do dia.

Escolha uma gaiola espaçosa para que seu hamster possa se locomover bem. A gaiola deve ser forrada com serragem ou feno na base. 

Não se esqueça também de fazer a limpeza do local. Troque o feno ou a serragem a cada dois dias e limpe a gaiola semanalmente.

Incluir brinquedos dentro da gaiola é uma boa opção para oferecer diversão e exercícios aos filhotes.

Túneis e rodas de exercícios são ótimas opções para garantir a alegria do seu pet.

Com todos esses cuidados, seu filhote de hamster irá crescer em um ótimo ambiente, te retribuindo com muito amor e momentos felizes.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário