Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster: guia completo para iniciantes

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 13 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster na bolinha

Se você quer um pet, mas não tem muito espaço, ter um hamster é uma ótima opção de animal de estimação. Neste artigo, preparamos um guia completo sobre esses pets fofinhos e pequenos, que pode ajudar tutores mais experientes, mas que tem um foco principal em auxiliar iniciantes.

Confira tudo o que você precisa saber sobre hamster: cuidados, alimentação, dicas e muito mais sobre esse animal muito divertido.

Hamster: tudo o que você precisa saber

Antes de compartilhar mais tudo o que você precisa saber sobre os hamster, que tal conhecer mais sobre esses pequenos roedores?

Este grupo de roedores foi domesticado em meados do século 1930, após a descoberta do Dr. Ahroni. Desde então, ele tem ganhado espaço nos lares de todo o mundo. Pertencente à família Cricetidae – segundo maior grupo de mamíferos – que inclui além dos hamsters, lemingues, ratos e os arganazes, entre outros.

O Cricetus aurautus, popularmente conhecido como Hamster Sírio, é a raça mais comum para cuidar. Porém, vale ressaltar que tanto os cuidados, como as características das demais raças apresentam semelhanças, o que facilita na trato com o pet.

Sendo assim, os hamster são ótimos pets para pessoas que não querem um cão ou um gato. Aliás, saiba que são animais que demonstram amor e se apegam àqueles que cuidam deles.

Como ocupam um equivalente ao tamanho de uma gaiola, os hamster são escolhidos para apartamentos e casas pequenas. Em outras palavras: são ótimos pets para ter ao lado.

Hamster: cuidados básicos para manter seu pet saudável

De modo geral, os hamster são pets bastante saudáveis, que não precisam tomar vacinas e nem usar produtos para protegê-los contra pulgas. Ações bastante conhecidas entre os tutores de cães e gatos.

roedor com comida
Cuidar de hamster, apesar de ser relativamente simples, demanda atenção por conta do tamanho e necessidades do animal.

Mas, os hamster tem suas necessidades, ou seja, os tutores não podem abrir mão dos cuidados essenciais do animal. Pensando nisso, separamos algumas informações que vão ajudar a direcioná-lo em como ajudar na saúde e bem-estar do pet.

Comida para Hamster: o que eles podem comer?

Comilões e fofinhos, os hamster são conhecidos pelo apetite por sementes e pelas bochechas gordinhas cheias de comida. A primeira informação que você precisa saber é que são animais onívoros, ou seja, podem ser  alimentados com vegetais, sementes, grãos e pequenos invertebrados.

Antes de oferecer um alimento para qualquer animal de estimação, o indicado é sempre validar com um médico-veterinário. Mas, a alimentação de um hamster doméstico tem como base a ração própria para a espécie. Podendo ser complementada com alimentos naturais e petiscos, como sementes, legumes e verduras.

Dica importante para ficar atento: assim como acontece com os tutores de cães e gatos, as pessoas podem ficar tentadas em dividir a própria comida com seus hamsters. Porém, não faça isso, a prática pode fazer mal à saúde do pet.

Além disso, tome cuidado com excessos para não acabar com um hamster gordo em casa. As sementes de girassol, por exemplo, são ricas em gorduras e podem ser prejudiciais a esses animais. Siga sempre a orientação da embalagem e do seu veterinário para controlar a dieta dele.

Apesar da ração e da mistura de grãos oferecerem a nutrição completa para seu pet, é possível que o médico-veterinário indique alguma fruta ou legume sem sementes, como maçãs, bananas, peras e vegetais de cores escuras.

Atenção com a escolha da alimentação do roedor

Ao final da refeição, se o animal não comer ou deixar restos, esses alimentos precisam ser retirados da gaiola para evitar a oxidação e o surgimento de bactérias nocivas. No mais, lave bem qualquer alimento e, se puder, dê preferência para aqueles que são orgânicos e não possuem agrotóxicos.

roedores pequenos
Existem rações específicas para hamster que suprem todas as necessidades nutricionais, mas os pets também são fãs de frutas e legumes.

Uma curiosidade sobre hamster é que eles conseguem armazenar uma quantidade de comida em bolsas localizadas na região da bochecha do animal, evitando o contato com a saliva e mantendo ela sempre fresquinha. Muito esperto, não é?!

Cuidados com os dentes de hamster

O cuidado com os dentes são essenciais na vida dos hamsters, isso porque são animais capazes de promover uma “renovação dentária”, que faz com que os seus dentes nunca parem de crescer.

Então, como os dentes do hamster não param de crescer e eles precisam desgastá-los constantemente, existem algumas soluções como brinquedos, tocas e acessórios feitos em madeira que podem ajudar nesse cuidado. Por fim, o feno é um ótimo aliado no desgaste dos dentes do hamster e também é fonte de fibra para o animal. Use-o como um petisco para não exagerar na quantidade.

Tem que dar banho em hamster?

Os hamsters são animais que não precisam de banhos regulares. As situações que são indicadas é quando o pet está muito sujo ou exalando algum odor, a ponto de ser bastante difícil remover por conta própria.

Sabemos que uma boa higiene é fundamental para manter germes e parasitas longe do seu pet. Por isso, esse cuidado é essencial para evitar que doenças coloquem em risco a saúde do animal. Porém, esses pequenos costumam ter hábitos de limpeza bem semelhantes aos dos gatos.

Sim, isso mesmo! Eles também passam horas se limpando através da lambida. Então, para ajudar na higiene do hamster, aqui vão algumas dicas para não chegar nas situações extremas de dar banho em hamster: 

  • manter a gaiola limpa e bem cuidada;
  • realizar limpezas diárias para remover restos de fezes e urina;
  • criar um cronograma de limpeza completa, de forma semanal;
  • adicione granulado higiênico para roedores;
  • granulado deve estar sempre seco e deve ser renovado com frequência.

O que é granulado higiênico para hamster?

o que hamster pode comer

O granulado higiênico é o item que reveste a gaiola. A solução é feita com material atóxico, pois ajuda a absorver a urina do pet e neutraliza odores desagradáveis pelo ambiente.

Higienização da gaiola do hamster

Aproveitando o tema higienização, vamos falar de um assunto importante: o cuidado com a casa do hamster. A higienização completa da gaiola deve ser feita pelo menos a cada semana ou conforme a necessidade, com água e sabão neutro.

Como limpar gaiola de hamster? Separamos um passo a passo para você seguir que vai te ajudar:

  1. retire a casinha de hamster e demais itens da gaiola;
  2. jogue o granulado higiênico no lixo;
  3. lave a gaiola para hamster e os demais itens com água e sabão neutro;
  4. enxágue bem para não ficar nenhum resíduo de sabão;
  5. deixe secar completamente;
  6. coloque o granulado higiênico para hamster novo;
  7. recoloque todos os itens limpos e secos.

Pronto! Seu hamster já pode curtir seu lar!

Como escolher a gaiola para hamster?

Primeiro, antes de trazer um filhote de hamster para casa, prepare o espaço que será o lar do bichinho. Na Cobasi, você encontra diversos modelos de gaiolas para roedores, desde os mais simples até os com vários andares, túneis e acessórios.

gaiola para roedores
Opte por uma gaiola em que seu pet consiga se locomover livremente e tenha espaço.

Além disso, ainda é possível criar hamster em aquário. Neste caso, a tampa deve ser substituída por uma tela resistente. Não existe um modelo que seja errado, mas sim o melhor para cada bichinho. A gaiola para hamster deve ser o mais confortável possível, tendo espaço para o animal correr, dormir, comer e fazer as necessidades.

O ideal é que ela possua brinquedos para hamster, casinha, bebedouro, comedouro e rodinha. Por último, outra opção de entretenimento e exercício muito usada é o túnel, que pode ser acoplado na própria gaiola.

Passeio fora da gaiola pode, mas com cuidado

Nunca solte esse pequeno pet na casa sem supervisão para não acabar tendo problemas, pois muitas vezes esses animais podem se esconder em locais de difícil acesso. Além de roer fios de eletrodomésticos, podem danificar algum aparelho e até mesmo levar choques, o que é mortal para ele.

Nessas situações, aposte no globo para hamster. Um globo translúcido serve para o pet passear pela casa com toda a segurança. Por fim, o seu uso deve ser feito por no máximo 20 minutos por dia e no início da noite para respeitar os hábitos do bichinho.

Doenças de hamster: como evitá-las

Alimentação de qualidade e higiene são os segredos para um pet saudável. Como mencionamos, são animais que embora pareçam bichinhos frágeis, eles não costumam ter problemas de saúde frequentemente.

Existem três fatores importantes para manter seu hamster saudável e livre de doenças: 

  • alimentação saudável e balanceada; 
  • higiene adequada da gaiola;
  • cuidado no manuseio do bichinho na hora da diversão. 

Porém, se acometidos a alguma doença, seu desenvolvimento é rápido, podendo levá-los a óbito sem os cuidados de um veterinário especializado o mais rápido possível. Falta de apetite, queda de pelos, espirros, diarreia e pelagem opaca podem indicar que seu animal não está bem e precisa de uma consulta.

Conheça as doenças mais comuns em hamster

doenças comuns em hamster
Mesmo sendo animais bastante resistentes e que raramente ficam doentes, os hamster não estão totalmente imunes.

Problemas respiratórios em hamster

Resfriados e pneumonias são muito perigosos para esses pequenos animais, ainda mais que o vírus Influenza tem rápido desenvolvimento no organismo deles. Por isso, mantenha a gaiola do seu hamster sempre em uma temperatura agradável e longe de correntes de ar. Não molhe seu pet com água ou outros líquidos.

Durante o inverno, a precaução é em dobro. Se o bichinho estiver com espirros, tosse ou dificuldade para respirar, o tratamento deve ser indicado por um veterinário assim que possível.

Tumores

É verdade que tumores podem aparecer em diversas partes do corpo do animal, ainda mais se ele for idoso. Esses nódulos sólidos, que ficam embaixo da pele, são benignos ou malignos e normalmente são removidos cirurgicamente.

Abscesso em hamster

Os abscessos são protuberâncias resultantes de cortes ou mordidas infeccionadas que se formam na pele do hamster. A grosso modo, é uma quantidade de pus que precisa ser curada. Nestes casos, procure um veterinário para indicar o tratamento adequado.

Prisão de ventre ou diarreia

Enquanto a prisão de ventre é causada por má alimentação, a diarreia é resultado de falta de higienização adequada. Procure atendimento profissional para não piorar os quadros.

Ácaros e fungos

Coceira excessiva e pele irritada são os principais sintomas de infestações de ácaros ou fungos. Essas doenças acometem o bichinho por diversos motivos, como falta de higiene adequada, má alimentação, sistema imunológico debilitado, entre outros. Sendo assim, elas são tratadas com medicamentos indicados por um profissional.

Bochechas obstruídas

O hamster armazena alimentos nas bochechas e elas podem ficar obstruídas. Normalmente alimentos úmidos aumentam o risco disso acontecer, por isso, evite! Caso aconteça isso com seu pet, leve-o ao veterinário para esvaziar as bochechas.

Cauda molhada

Uma doença comum em filhotes de hamster, a ileíte proliferativa, ou cauda molhada, resulta em diarreia, falta de apetite e desidratação. O nome é por conta do aspecto que a cauda do animal fica pela dor de barriga constante. Ela é causada por higiene inadequada e estresse. Seu tratamento deve ser indicado por um veterinário.

Problemas nos olhos do hamster

Os olhos do hamster também são sensíveis e podem ficar irritados ou infeccionados por diversos motivos. Por isso, caso a aparência não melhore em alguns dias, procure um profissional.

Hamster: qual sua expectativa de vida?

hamster

São roedores que vivem cerca de 3 anos e medem entre 5 e 15cm, dependendo da espécie. Além disso, o animal possui o olfato e a audição muito desenvolvidos.

Em compensação, quando na fase adulta, ele tem a tendência de ficar míope, não enxergando coisas que estão muito distantes, especialmente quando há incidência de luz. Essa característica física também resulta em um comportamento interessante que vamos te contar!

Os hamsters tendem a ter hábitos noturnos. Ou seja, eles dormem quase o dia todo, tendo mais atividades nos períodos da manhã e início da noite. No geral, são sociáveis com pessoas, mas cada espécie tem um nível de tolerância ao toque e aproximação.

O que um hamster precisa?

A seguir, veja uma lista de itens importantes para você colocar na gaiola e garantir o bem-estar do hamster:

Quais são os tipos de hamster?

Agora que você já está por dentro dos principais cuidados com um hamster, é hora de aprender sobre as espécies mais comuns desses roedores. Temos certeza que um deles vai conquistar seu coração.

Hamster Sírio

hamster sírio
Hamster Sírio (Mesocricetus auratus)

Originários do Oriente Médio, essa é uma das espécies mais comuns. Eles têm entre 13 e 15cm e o peso varia entre 100 e 180 gramas. Você encontra o hamster branco, mas também dourado ou amarelo claro com branco. O sírio é territorialista, então não suporta outros animais na mesma gaiola.

A principal característica que diferencia os machos das fêmeas além das genitálias é o comportamento, pois o sexo masculino é mais calmo e preguiçoso.

Hamster Russo ou Anão Russo

Hamster anão russo na serragem
O Hamster anão russo é famoso por seu tamanho e fofura.

A espécie surgiu na Rússia e se adapta muito bem ao frio. A pelagem que pode ficar mais clara durante o inverno. Já no verão, a espécie possui uma pelagem cinza ou marrom, com a barriga mais clara. São extremamente dóceis e sociáveis.

Hamster Chinês

hamster chinês entre as folhas
O hamster chinês é constamente confundido com o russo, devido ao seu tamanho.

Oriundo da China, este animal mede em torno de 10 a 12cm e pode pesar até 45 gramas. Além disso, possui pelagem marrom avermelhada, com uma linha escura até a cauda. Sua cauda é a mais longa entre as espécies.

Gerbil não é hamster

Muitas pessoas confundem o Gerbil, ou Esquilo da Mongólia, com o hamster, pois é da família Muridae, a mesma dos ratos. Esses pequeninos surgiram nas regiões desérticas e eles são simpáticos e curiosos. Essas características fazem do Esquilo da Mongólia, um dos pequenos roedores mais sociável com humanos.

Agora temos um convite! É hora de se divertir vendo um vídeo sobre hamster no nosso canal no Youtube:

Gostou do conteúdo? Aqui no Blog da Cobasi você encontra tudo sobre os hamster, cães, gatos e outros animais. São curiosidades, dicas de cuidados e muitos, continue a visita e confira outros conteúdos exclusivos. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários, até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

10 Comentários

  1. Tiago disse:

    Qual é o preço?

  2. dulce disse:

    minha hamster tá c dificuldade para fazer xixi o veterinário indicou uma ultrassonografia o que será?

    • Cobasi disse:

      Olá, Dulce! Como vai? A Cobasi não pode fazer diagnósticos. Se sua veterinária indicou a realização de um exame, certamente este é o caminho adequado.

  3. Helena disse:

    Meu hamster sírio tem 2 anos.
    Sempre comeu somente ração para hamster e das vezes por semana completamos com ração balanceada que contém frutas secas e sementes.
    Lavamos a parte de baixo da gaiola e trocamos o feno, dia sim, dia não, e lavamos a gaiola completa uma vez por semana.
    Ultimamente ele está fazendo xixi na ração.
    Ou coloca um pouco de ração no xixi.
    Por quê?

    • Cobasi disse:

      Oi, Helena! Como vai? A Rayane Henriques, bióloga da Educação Corporativa da Cobasi, respondeu a sua dúvida. Veja: “A limpeza da gaiola está muito bem adequada e esse é o principal segredo para manter a saúde do seu pet. O fato de seu hamster urinar na ração ou colocá-la sobre a urina é algo comum para a espécie, pois é através da urina que eles marcam território, ou seja, ele está querendo dizer que a alimentação presente ali é dele e de mais ninguém. Adquirir um novo comedouro ou trocá-lo de lugar pode ajudar seu hamster a não ter esse comportamento, mas por um curto período de tempo”

  4. Luana Pontirolli disse:

    Olá, tenho uma hamster sírio a menos de um ano, porém já faz uma semana que ela tem apresentado o seu nariz entupido, e com certa dificuldade para respirar. Não estou podendo ir para o veterinário nesses tempos, por isso gostaria de saber o que você me indica para fazer nessa situação, é necessário alguma medicação??

    • Cobasi disse:

      Luana, como vai? A visita ao veterinário é muito importante. Apenas um profissional pode avaliar seu pet e indicar o melhor tratamento.

  5. Daniela disse:

    Preciso levar meu anão chines no veterinário. Na Cobasi Santo André ou São Caetano atende hamster?

Deixe o seu comentário