

Se você quer um pet, mas não tem muito espaço, ter um hamster é uma ótima opção de animal de estimação. Entre as vantagens, este pequeno roedor não exige uma rotina de cuidados muito detalhada e rigorosa, como passeios na rua ou limpeza diária, que é o caso de cães e gatos, por exemplo.
Continue a leitura e saiba mais sobre esse pet fofo e muito divertido!
Os hamster são pequenos roedores que não dão muito trabalho para cuidar. Além disso, eles se dão muito bem com crianças e pessoas de qualquer idade.
Este grupo de roedores foi domesticado em meados do século 1930, após descoberta do Dr. Ahroni. Desde então, ele tem ganhado espaço nos lares de todo o mundo.
São ótimos pets para pessoas que não querem um cão ou um gato. Aliás, ao contrário do que pensam, demonstram amor e se apegam àqueles que cuidam deles.
O espaço ocupado é o equivalente ao tamanho da gaiola de hamster, ou seja, bem pouco. Por isso, eles são pets escolhidos para apartamentos e casas muito pequenos. O hamster também gera gastos menores e exige menos dedicação que cães e gatos. Além de tudo isso, ainda são carinhosos e divertidos. São ótimos pets para ter ao lado!
Os bichinhos são conhecidos pelo apetite por sementes e pelas bochechas gordinhas cheias de comida. O curioso comportamento tem um motivo muito interessante e inclusive ligação com o seu nome, isso porque “hamstern” em alemão significa acumular ou armazenar.
Os dentes do hamster não param de crescer e eles precisam desgastá-los constantemente. É igual com os nossos cabelos e unhas, mas ao invés de cortar, eles vivem mastigando para reduzir o tamanho. Porém, toda essa quantidade de comida não é ingerida de uma vez só. Por isso, ela fica armazenada em bolsas localizadas na região da bochecha do animal, evitando o contato com a saliva e mantendo ela sempre fresquinha. Muito esperto, não é?!
São roedores que vivem cerca de 3 anos e medem entre 5 e 15 cm, dependendo da espécie. Além disso, o hamster possui o olfato e a audição muito desenvolvidos.
Em compensação, quando na fase adulta, ele tem a tendência de ficar míope, não enxergando coisas que estão muito distantes, especialmente quando há incidência de luz. Essa característica física também resulta em um comportamento interessante que vamos te contar!
Os hamsters tendem a ter hábitos noturnos. Ou seja, eles dormem quase o dia todo, tendo mais atividades nos períodos da manhã e início da noite. No geral, são sociáveis com pessoas, mas cada espécie tem um nível de tolerância ao toque e aproximação. E então também que são um pouco territorialistas entre eles, sendo indicada a criação individual quando adultos para a maioria das espécies.
Embora o hamster seja um animal de trato mais fácil, quando comparado aos cães e gatos, eles exigem alguns cuidados específicos importantes para garantir mais qualidade de vida e também seu bem-estar. Esses cuidados englobam alimentação, higiene, saúde e enriquecimento ambiental.
A seguir falaremos sobre cada um deles.
Eles costumam se alimentar de grãos, frutas e verduras. Porém, a alimentação deve ser balanceada e com nutrientes adequados para a espécie. Por isso, a ração para hamster é muito indicada, já que fornece todos os nutrientes necessários para uma vida saudável.
Além das rações para este roedor, existem as misturas de grãos. Saudáveis e deliciosas, podem complementar a alimentação do roedor. No entanto, tome cuidado com excessos para não acabar com um hamster gordo em casa. As sementes de girassol, por exemplo, são ricas em gorduras que podem ser prejudiciais a esses animais. Siga sempre a orientação da embalagem e do seu veterinário para controlar a dieta dele.
Apesar da ração e da mistura de grãos oferecerem a nutrição completa para seu pet, é possível que o médico veterinário indique alguma fruta ou legume sem sementes, como maçãs, bananas, peras e vegetais de cores escuras.
Ao final da refeição, se o animal não comer ou deixar restos, esses alimentos precisam ser retirados da gaiola do hamster para evitar a oxidação e o surgimento de bactérias nocivas. Tenha muito cuidado ao dar alimentos humanos para seu hamster. Alguns podem ser tóxicos, como as sementes de maçãs e peras.
No mais, lave bem qualquer alimento e, se puder, dê preferência para aqueles que são orgânicos e não possuem agrotóxicos.
Por fim, o feno é um ótimo aliado no desgaste dos dentes do hamster e também é fonte de fibra para o animal. Use-o como um petisco para não exagerar na quantidade.
Assim como para outros animais, possuir uma boa higiene é fundamental para que germes e parasitas não atinjam o pet causando doenças que coloquem em risco sua saúde.
Esses pequenos pets costumam ter hábitos de limpeza bem semelhantes aos dos gatos. Sim! Isso mesmo! Eles também passam horas se limpando através da lambida. A higiene do hamster é feita com a limpeza do substrato e da gaiola em uma frequência máxima de 5 em 5 dias, nunca com banho no pet.
A gaiola é a casa do hamster e deve ser mantida limpa para garantir a saúde do pet. A higienização completa deve ser feita pelo menos a cada duas semanas com água e sabão neutro, sendo uma limpeza toda semana e conforme necessidade. Separamos um passo a passo para você seguir que vai te ajudar:
O granulado higiênico é o item que reveste a gaiola. Além de absorver a urina do pet, evita também odores desagradáveis pelo ambiente. Este é um produto feito de material atóxico, neutraliza muito bem odores e tem excelente capacidade de absorção do líquido.
Alimentação de qualidade e higiene são os segredos para um pet saudável e embora esses bichinhos pareçam frágeis, eles não costumam ter problemas de saúde frequentemente.
Existem três fatores importantes para manter seu hamster saudável e livre de doenças: alimentação saudável e balanceada; higiene adequada da gaiola; cuidado no manuseio do bichinho na hora da diversão.
Porém, se acometidos a alguma doença, seu desenvolvimento é rápido, podendo levá-los a óbito sem os cuidados de um veterinário especializado o mais rápido possível. Falta de apetite, queda de pelos, espirros, diarreia e pelagem opaca podem indicar que seu animal não está bem e precisa de uma consulta.
As principais doenças do roedor são:
Resfriados e pneumonias são muito perigosos para esses pequenos animais, ainda mais que o vírus Influenza tem rápido desenvolvimento no organismo deles. Por isso, mantenha a gaiola do seu hamster sempre em uma temperatura agradável e longe de correntes de ar. Não molhe seu pet com água ou outros líquidos.
Durante o inverno, a precaução é em dobro. Se o bichinho esteja com espirros, tosse ou dificuldade para respirar, o tratamento deve ser indicado por um veterinário assim que possível.
É verdade que tumores podem aparecer em diversas partes do corpo do animal, ainda mais se ele for idoso. Esses nódulos sólidos que ficam embaixo da pele são benignos ou malignos e normalmente são removidos cirurgicamente.
Os abscessos são protuberâncias resultantes de cortes ou mordidas infeccionadas que se formam na pele do hamster, a grosso modo, é uma quantidade de pus que precisa ser curada. Nestes casos, procure um veterinário para indicar o tratamento adequado.
Enquanto a prisão de ventre é causada por má alimentação, a diarreia é resultado de falta de higienização adequada. Procure atendimento veterinário para não piorar os quadros.
Coceira excessiva e pele irritada são os principais sintomas de infestações de ácaros ou fungos. Essas doenças acometem o bichinho por diversos motivos, como falta de higiene adequada, má alimentação, sistema imunológico debilitado, entre outros. Sendo assim, elas são tratadas com medicamentos indicados por um profissional.
O hamster armazena alimentos nas bochechas e elas podem ficar obstruídas. Normalmente alimentos úmidos aumentam o risco disso acontecer, por isso, evite! Caso aconteça isso com seu pet, leve-o ao veterinário para esvaziar as bochechas.
Uma doença mais comum em filhotes de hamster, a ileíte proliferativa, ou cauda molhada, resulta em diarreia, falta de apetite e desidratação. O nome é por conta do aspecto que a cauda do animal fica pela dor de barriga constante. Ela é causada por higiene inadequada e estresse. Seu tratamento deve ser indicado por um veterinário.
Os olhos do hamster também são sensíveis e podem ficar irritados ou infeccionados por diversos motivos. Por isso, caso a aparência não melhore em alguns dias, procure um profissional.
Na hora de escolher a gaiola hamster, opte por uma que seu pet consiga se locomover livremente e tenha espaço para os acessórios do dia a dia.
Primeiro, antes de trazer um filhote de hamster para casa, prepare o espaço que será o lar do bichinho. Na Cobasi, você encontra diversos modelos de gaiolas para roedores, desde os mais simples até os com vários andares, túneis e acessórios. Além disso, ainda é possível criar hamster em aquário. Neste caso, a tampa deve ser substituída por uma tela resistente.
Não existe um modelo que seja errado, mas sim o melhor para cada bichinho. A gaiola para hamster deve ser o mais confortável possível, tendo espaço para o animal correr, dormir, comer e fazer as necessidades. Além disso, o ideal é que ela possua brinquedos para hamster, casinha, bebedouro, comedouro e rodinha. Por último, outra opção de entretenimento e exercício muito usada é o túnel, que pode ser acoplado na própria gaiola.
A seguir, veja uma lista de itens importantes para você colocar na gaiola e garantir o bem-estar do hamster:
Nunca solte esse pequeno pet na casa sem supervisão para não acabar tendo problemas, pois muitas vezes esses animais podem se esconder em locais de difícil acesso. Além de roer fios de eletrodomésticos, podem danificar algum aparelho e até mesmo levar choques, o que é mortal para ele.
Nessas situações, aposte no globo para hamster. Um globo translúcido serve para o pet passear pela casa com toda a segurança. Por fim, o seu uso deve ser feito por no máximo 20 minutos por dia e no início da noite para respeitar os hábitos do bichinho.
Agora que você já está por dentro dos principais cuidados com um hamster, é hora de aprender sobre as espécies mais comuns desses roedores. Temos certeza que um deles vai conquistar seu coração.
Originários do Oriente Médio, essa é uma das espécies mais comuns. Eles tem entre 13 e 15 cm e o peso varia entre 100 e 180 gramas. Você encontra o hamster branco, mas também dourado ou amarelo claro com branco. O hamster sírio é territorialista, então não suporta outros animais na mesma gaiola.
A principal característica que diferencia os machos das fêmeas além das genitálias é o comportamento, pois o sexo masculino é mais calmo e preguiçoso.
A espécie surgiu na Rússia, e se adpta muito bem ao frio. A pelagem que pode ficar mais clara durante o inverno. Já no verão, a espécie possui uma pelagem cinza ou marrom, com a barriga mais clara. São extremamente dóceis e sociáveis. Saiba mais.
Oriundo da china, este animal mede em torno de 10 a 12 cm e pode pesar até 45 gramas. Além disso, possui pelagem marrom avermelhada, com uma linha escura até a cauda. Sua cauda é a mais longa entre as espécies de hamster.
Muitas pessoas confundem o Gerbil, ou Esquilo da Mongólia, com o hamster, pois é da família Muridae, a mesma dos ratos. Esses pequeninos surgiram nas regiões desérticas e eles são simpáticos e curiosos. Essas características fazem do Esquilo da Mongólia, um dos pequenos roedores mais sociáveis com humanos.
Saiba mais sobre o Esquilo da Mongólia.
A verdade é que ao procurar por “hamster preço”, você vai descobrir que não precisa de um orçamento gigante para seu um bichinho desses. Entretanto, é muito importante ter em mente que é uma vida. Saiba que ele tem uma rotina de cuidados, mesmo que sejam básicos, além de gastos para manter seu bem-estar e qualidade de vida.
Um hamster custa de R$8 a R$50 e você deve investir em criadouros de confiança para obter seu amigo. Por isso, a dica é visitar uma das lojas Cobasi para conhecer os bichinhos que temos e estão procurando por um lar!
Agora temos um convite! É hora de se divirtir vendo um vídeo sobre hamster no nosso canal no YouTube:
Gostou do conteúdo? Então continue sua leitura, separamos mais alguns textos sobre pequenos roedores para você!
Qual é o preço?
Olá, Tiago! Tudo bem? Você pode verificar essa informações diretamente em nossas lojas físicas. Veja no link qual das lojas fica mais próxima: https://www.cobasi.com.br/institucional/nossas-lojas
minha hamster tá c dificuldade para fazer xixi o veterinário indicou uma ultrassonografia o que será?
Olá, Dulce! Como vai? A Cobasi não pode fazer diagnósticos. Se sua veterinária indicou a realização de um exame, certamente este é o caminho adequado.
Meu hamster sírio tem 2 anos.
Sempre comeu somente ração para hamster e das vezes por semana completamos com ração balanceada que contém frutas secas e sementes.
Lavamos a parte de baixo da gaiola e trocamos o feno, dia sim, dia não, e lavamos a gaiola completa uma vez por semana.
Ultimamente ele está fazendo xixi na ração.
Ou coloca um pouco de ração no xixi.
Por quê?
Oi, Helena! Como vai? A Rayane Henriques, bióloga da Educação Corporativa da Cobasi, respondeu a sua dúvida. Veja: “A limpeza da gaiola está muito bem adequada e esse é o principal segredo para manter a saúde do seu pet. O fato de seu hamster urinar na ração ou colocá-la sobre a urina é algo comum para a espécie, pois é através da urina que eles marcam território, ou seja, ele está querendo dizer que a alimentação presente ali é dele e de mais ninguém. Adquirir um novo comedouro ou trocá-lo de lugar pode ajudar seu hamster a não ter esse comportamento, mas por um curto período de tempo”
Olá, tenho uma hamster sírio a menos de um ano, porém já faz uma semana que ela tem apresentado o seu nariz entupido, e com certa dificuldade para respirar. Não estou podendo ir para o veterinário nesses tempos, por isso gostaria de saber o que você me indica para fazer nessa situação, é necessário alguma medicação??
Luana, como vai? A visita ao veterinário é muito importante. Apenas um profissional pode avaliar seu pet e indicar o melhor tratamento.