Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça os cuidados necessários com dentes de hamster

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster comendo

O cuidado com os dentes são essenciais na nossa vida e na vida dos pets. Por isso, os dentes de hamster também merecem cuidados especiais para garantir saúde a esses bichinhos. 

Os dentes são umas das principais características dos roedores, e eles são necessários não apenas na hora da alimentação, mas na hora do entretenimento também, afinal, eles usam os dentes para brincar e aliviar o estresse

Porque os dentes de hamster crescem muito?

Os hamsters são capazes de promover uma “renovação dentária”, ou seja, isso faz com que seus dentes nunca parem de crescer. Na realidade, esta não é uma condição que afeta apenas os hamsters, todos os roedores possuem essa particularidade.

Contudo, embora esta característica seja uma aliada para a saúde dos roedores, ela também pode ser responsável por causar alguns problemas, portanto, esses bichinhos merecem atenção quando o assunto é sua dentição. 

cuidados com dente de hamster

Quais problemas podem acometer os dentes dos roedores?

Como já sabemos, os dentes dos hamsters tendem a crescer a vida toda, portanto, para que haja uma renovação da dentição, é necessário que ocorra o desgaste da dentição

Caso contrário, os dentes podem acabar causando feridas ou machucados na cavidade bucal do hamster, além de atrapalhar na mastigação e deglutição dos alimentos, levando o hamster a ter problemas de saúde. 

Na natureza, esses animaizinhos conseguem desgastar seus dentes de forma natural, roendo caules, folhas e galhos, no entanto, quando em cativeiro, promover o desgaste dos dentes é uma tarefa de seus tutores

Mas isso é mais simples do que se imagina, para ajudar o hamster a desgastar os dentes, basta dar a eles o que roer. É possível encontrar brinquedos, tocas e acessórios feitos em madeira. Além disso, o feno é uma ótima opção e eles adoram.

Os hamsters possuem 16 dentes na boca, 4 incisivos, sendo dois superiores e dois inferiores, que tendem a crescer continuamente, o restante, são os dentes molares. 

Com isso, esses bichinhos podem sofrer de problemas de má oclusão dentária, quando não existe um encaixe adequado nos dentes, podendo ser causado por uma disfunção genética ou devido a um crescimento inapropriado

Uma das razões que podem causar a má oclusão dentária, é a quebra de algum dentre, neste caso, o outro dente pode avançar por cima dele causando o desvio. Caso isso ocorra, procure a ajuda de um veterinário.

A quebra dos dentes é um problema comum, no entanto, atinge mais os animais idosos, que possuem perda de cálcio, portanto, é importante garantir que eles recebam uma alimentação rica em cálcio.

A cárie também pode acometer os dentes do hamster, apesar de pouco comum, o excesso de guloseimas e alimentos inadequados podem colaborar para a formação deste problema. 

Portanto, sempre ofereça a ele uma dieta balanceada a base de feno e alimentos extrusados. 

Gostou de saber mais sobre os dentes dos hamsters? Acesse nosso blog e leia mais cobre roedores:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário