Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Porco da Índia: como cuidar desse animal

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Porco da Índia

O porquinho-da-índia, ou porco da Índia, como também é chamado, é um animal muito inteligente, carinhoso e pode ser um ótimo pet. Mas é preciso saber como cuidar dele para que tenha qualidade de vida e seja muito feliz. 

Quais os cuidados com um porquinho da índia?

O porco da Índia é um animal de porte pequeno, podendo medir até 25 cm e pesar no máximo 1 kg. Embora sejam muito carinhosos e apegados aos donos, eles podem ser uma ótima opção para quem passa muito tempo fora de casa, ou mora em apartamento.

Ração para porquinho-da-Índia

Os preás da Índia podem se alimentar a base de rações específicas para roedores. Esta, na verdade, deve ser a maior parte da sua dieta. Fora isso, é possível complementar a alimentação do animal com frutas, legumes e verduras

Eles podem comer frutas sem sementes e vegetais de cores escuras!

As folhas de couve, rabanete, beterraba, são ótimas e não desregulam o intestino desses animais. Mas é bom não oferecer em excesso. Duas vezes por semana já está de bom tamanho.!

O feno de capim também pode ser uma ótima opção de petisco. Eles adoram e ajuda a aumentar o consumo de fibras, trabalhando melhor a flora intestinal dos animais. Além disso, o feno ajuda a desgastar os dentes.

Higiene do porco da Índia:

Porquinho da índia

Esses animais possuem o hábito de se lamber, muito semelhante aos gatos, eles fazem isso para se limpar. No entanto, os porquinhos-da-Índia, ao contrário de outros roedores, podem tomar banhos. Mas sempre com produtos específicos para esses animais. 

Como algumas espécies possuem pelagem longa, pode ser que eles precisem de tosa higiênica. Para completar, é importante promover a escovação frequente para desembaraçar os pelos e a remover sujeiras e poeira. 

A gaiola também merece um cuidado especial. Ela precisa ser higienizada com frequência! Para isso, é possível lavar com água e sabão neutro a cada 15 dias. Além disso, é importante usar um substrato adequado para evitar odores fortes causados pela urina dos roedores. 

Outa dica, é evitar deixar alimentos muito tempo na gaiola. Ao oferecer uma fruta, recolha os restos para não estragar, especialmente nas épocas mais quentes do ano.

Como escolher um gaiola do porco da Índia?

A gaiola será a “casinha” do seu pet, por isso, é importante que ele se sinta confortável dentro dela. É lá que ela irá passar a maior parte do tempo. Ela deve ser equipada de forma que atenda todas necessidades do animal. 

Cuidado para não escolher uma gaiola muito pequena. Os porquinhos-da-Índia gostam de viver em grupos, mas não significa que precisam viver amontoados. Na realidade, o ideal é não se prender ao tamanho, compre a maior gaiola possível.

Na hora de equipar a gaiola, não se esqueça de colocar alguns brinquedos para entreter o porco da Índia. Eles adoram rampas, plataformas em alturas baixas e altas, túneis e qualquer coisa que os ajude a sair da rotina, afinal, embora não pareça, eles são animais bem ativos e precisam se exercitar. 

A gaiola deve conter um espaço para comedouro e bebedouro. Mas cuidado para não lotar a gaiola com tantos itens, caso contrário, o porquinho pode não se sentir confortável. 

Veja o vídeo sobre porquinho-da-Índia no nosso canal no YouTube:

Gostou de saber mais sobre porquinho-da-Índia? Leia mais em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário