Cuidados com seu hamster no inverno

Será que os tutores de roedores precisam ter algum cuidado especial com o hamster no inverno? Para responder esta pergunta e ajudar você a cuidar do seu pet como ele merece, conversamos com o Tiago Calil Ambiel, Biólogo e especialista em animais silvestres da Cobasi.
O que fazer para aquecer o hamster no inverno?
No Brasil, mesmo na estação mais fria, as temperaturas não são baixas como em outras partes do mundo. Por isso, o hamster não precisa de cuidados específicos para o inverno. Isso mesmo! Porém, existe uma lista de cuidados muito importantes que devem ser realizados em todas as estações.
“O hamster é um pequeno roedor que não exige cuidados especiais no inverno desde que tutor respeite alguns cuidados básicos, como toquinha sempre disponível, granulado higiênico limpo e seco e a gaiola acomodada dentro de casa, onde não haja oscilação de temperatura. Não há a necessidade de cobrir a gaiola, já que o animal poderá puxar através da grade e ingerir o tecido. Uma outra dica que ajuda quanto a temperatura, é não deixar a gaiola em contato direto com o chão”, explica nosso especialista Tiago Calil.
Esses cuidados são fundamentais para um roedor saudável e se tornam ainda mais importantes no inverno. A toquinha proporciona um ambiente mais quentinho para o pet. Deixar a gaiola dentro de casa e sem contato direto com o chão mantêm ela mais aquecida e menos suscetível às baixas temperaturas.
Um espaço quentinho e longe do vento, além de comida de qualidade e água à disposição vão favorecer para que seu pet tenha um inverno agradável.
Hamster hiberna no frio?
“A resposta é sim. Para deixar claro, alguns seres vivos são capazes de hibernar, na sua grande maioria animais naturais de temperaturas baixas. O metabolismo diminui e o animal entra em uma espécie de dormência profunda, em que o gasto energético é mínimo. A hibernação é uma forma de adaptação a situações extremas para se manter vivo. No caso do hamster, ele só entrará em processo de hibernação se a temperatura cair muito, o que não é indicado, pois exige muito do animal. O recomendado é a temperatura sempre estável”, explica Tiago Calil.
Agora que sabemos que o hamster pode hibernar e que essa não é uma situação desejável, vamos tirar mais algumas dúvidas dos tutores com a ajuda do nosso especialista.
O que fazer quando o hamster hiberna?

O primeiro passo é identificar a hibernação do hamster no inverno, já que alguns tutores têm dificuldades. Lembrando que este estado é usado para poupar energia, fizemos uma lista de indicadores de que seu hamster está hibernando:
- Respiração lenta
- Postura encolhida
- Espasmos
- Corpo gelado
- Não acordar
Caso o seu amigo esteja hibernando, o ideal é que você o acorde. Para isso, enrole o animal em um pano aquecido ou utilize o calor das suas mãos. O despertar do roedor não é imediato, ele pode levar algumas horas. A dica é aquecê-lo com cobertores e manter a observação.
Dicas para seu roedor não hibernar
O Hamster Sírio é a espécie mais comum no Brasil e que pode passar pelo processo de hibernação. Para diminuir as chances dele entrar neste estado de defesa, reforce o aquecimento da nos dias mais frios. A toquinha é fundamental. Também não se esqueça do espaço em que a gaiola do hamster se encontra. Evite qualquer corrente de vento ou janela. Se puder, quando a temperatura cair, a coloque no cômodo mais quente da casa.
Além disso, mantenha a oferta de água e a comida.
Com as dicas na mão, você saberá como aquecer o hamster. Não se esqueça de que em qualquer situação, o veterinário pode ajudá-lo da melhor maneira. Afinal, ele é o melhor amigo da saúde e bem-estar do pet.
Quer saber mais sobre hamster? Confira nossos posts:
0 Comentários