Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster hiberna? Saiba os cuidados durante o inverno!

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster no inverno precisa de comida

Será que os tutores de roedores precisam ter algum cuidado especial com o hamster no inverno? Nem todo mundo sabe, mas esses animais podem ser tão sensíveis às ações do tempo quanto os humanos!

Para responder esta pergunta e ajudar você a cuidar do seu pet como ele merece, conversamos com o Tiago Calil Ambiel, Biólogo e especialista em animais silvestres da Cobasi.

O que fazer para aquecer o hamster no inverno?

Muitos tutores podem ficar preocupados com quais cuidados tomar em determinadas estações do ano, o inverno é uma delas, onde as dúvidas de como cuidar do pet podem surgir. 

Esta preocupação é comum, afinal, eles não são como os cães, que podem usar roupinhas. No entanto, no Brasil, mesmo na estação mais fria, as temperaturas não são tão baixas como em outras partes do mundo. 

Por isso, o hamster não precisa de tantos cuidados específicos para o inverno. Porém, existe uma lista de cuidados muito importantes que devem ser realizados em todas as estações.

“O hamster é um pequeno roedor que não exige cuidados especiais no inverno desde que o tutor respeite alguns cuidados básicos, como toquinha sempre disponível, granulado higiênico limpo e seco e a gaiola acomodada dentro de casa, onde não haja oscilação de temperatura. Não há a necessidade de cobrir a gaiola, já que o animal poderá puxar através da grade e ingerir o tecido. Uma outra dica que ajuda quanto a temperatura, é não deixar a gaiola em contato direto com o chão”, explica nosso especialista Tiago Calil.

Esses cuidados são fundamentais para um roedor saudável e se tornam ainda mais importantes no inverno. 

A toquinha proporciona um ambiente mais quentinho para o pet. Deixar a gaiola dentro de casa e sem contato direto com o chão mantém ela mais aquecida e menos suscetível às baixas temperaturas.

Um espaço quentinho e longe do vento, além de comida de qualidade e água à disposição, vão favorecer para que seu pet tenha um inverno agradável. 

É verdade que o hamster hiberna no frio?

Os hamster são animais homeotérmicos, ou seja, que conseguem manter sua temperatura corporal constante, independente da temperatura externa. 

Quando as temperaturas estão muito baixas e há pouco alimento, os hamster são capazes de hibernar como uma forma de poupar energia. O metabolismo cai e eles permanecem inativos. 

Isso nada mais é do que uma forma de sobrevivência, muito comum nos ursos e animais que vivem em regiões de baixa temperatura. Com os hamster domésticos basta a temperatura estar abaixo dos 15º, aquele friozinho típico do inverno, ou pouca alimentação. 

No entanto, esta reação é muito comum nos hamster sírios e hamster anões.

“Para deixar claro, alguns seres vivos são capazes de hibernar, na sua grande maioria animais naturais de temperaturas baixas. O metabolismo diminui e o animal entra em uma espécie de dormência profunda, em que o gasto energético é mínimo. A hibernação é uma forma de adaptação a situações extremas para se manter vivo. No caso do hamster, ele só entrará em processo de hibernação se a temperatura cair muito, o que não é indicado, pois exige muito do animal. O recomendado é a temperatura sempre estável”, explica Tiago Calil.

Agora que sabemos que o hamster pode hibernar e que essa não é uma situação desejável, vamos tirar mais algumas dúvidas dos tutores com a ajuda do nosso especialista.

E como saber se meu hamster está hibernando?

Se o seu animal estiver hibernando lembre-se de que ele ainda está respirando, mas de forma muito mais discreta, podendo levar mais de um minuto entre cada suspiro e muitas vezes de uma forma quase imperceptível. 

Este comportamento pode assustar, contudo, não se preocupe, afinal, já sabemos que mesmo não sendo indicado, é uma coisa normal. Quando eles hibernam, a temperatura também tende a baixar, o que se torna ainda mais apavorante. 

Observe se houve uma mudança brusca de temperatura, como dito anteriormente, as baixas temperaturas podem provocar a hibernação. Além disso, conheça o histórico de saúde do seu bichinho. 

Se ele é um hamster novo que não apresentava doenças, muito dificilmente ele irá falecer repentinamente. Se ele ficar imóvel sem explicação aparente, é possível que ele esteja hibernando, tenha calma!Caso ainda tenha dúvidas sobre o comportamento do seu bichinho, leve seu roedor ao veterinário mais próximo para a correta identificação do estado de saúde dele.

O que fazer quando o hamster hiberna?

O primeiro passo é identificar a hibernação do hamster no inverno, já que alguns tutores têm dificuldades. Lembrando que este estado é usado para poupar energia, fizemos uma lista de indicadores de que seu hamster está hibernando:

  • Respiração lenta
  • Postura encolhida
  • Espasmos
  • Corpo gelado
  • Não acordar

Caso o seu amigo esteja hibernando, o ideal é que você o acorde. Para isso, enrole o animal em um pano aquecido ou utilize o calor das suas mãos

Pode ser que ele não acorde imediatamente, afinal, é comum levar algumas horas. A dica é aquecê-lo com cobertores e manter a observação.

Por mais desumano que possa parecer, acordar o roedor é fundamental, uma vez que a hibernação pode causar desidratação e estes roedores não costumam ter reservas de gordura para gastar durante este período.

É preciso muito cuidado para acordar o roedor de forma correta e não causar nenhum ferimento, priorize sempre o atendimento veterinário antes de qualquer procedimento.

Quando ele acordar, leve-o imediatamente ao veterinário para manipulação adequada de nutrientes e reposição de água.

Dicas para seu roedor não hibernar

O Hamster Sírio é a espécie mais comum no Brasil e que pode passar pelo processo de hibernação. Para diminuir as chances dele entrar neste estado de defesa, reforce o aquecimento da nos dias mais frios. 

A toquinha é fundamental. Também não se esqueça do espaço em que a gaiola do hamster se encontra. Evite qualquer corrente de vento ou janela. e se possível, quando a temperatura cair, a coloque no cômodo mais quente da casa.

Além disso, mantenha a oferta de água e a comida. Forneça alimentos adequados, nutritivos e diversificados para que ele esteja sempre bem alimentado. E fique atento às mudanças de temperatura, se o ambiente estiver muito gelado coloque cobertas em volta da gaiola, com cuidado para não impedir a circulação de vento, para manter o bichano aquecido.

Com as dicas na mão, você saberá como aquecer o hamster. Não se esqueça de que em qualquer situação, o veterinário pode ajudá-lo da melhor maneira. Afinal, ele é o melhor amigo da saúde e bem-estar do pet.

Quer saber mais sobre hamster? Confira nossos posts:

Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário