Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster Sírio: características físicas e comportamento do roedor

| Atualizada em

Colaboração de Claudio Soares | Biólogo especialista em Neurociência   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster sírio no fundo branco

O Hamster Sírio é muito popular dentre os animais de estimação. São de fácil manuseio, além de muito carismáticos e espertos. Estes pequenos roedores apresentam diversas variações quanto ao pelo e coloração. Podem ter pelo curto ou longo, liso ou ondulado e tons variados de pelagem.

Apesar de muito fofos, esses roedores costumam ser extremamente territoriais com outros da sua espécie. Por isso, recomendamos que a criação deles seja de apenas um por recinto. Isso é fundamental para evitar possíveis brigas e também formação de casais. O hamster é muito prolífico!

Fofo e adorável

O Hamster Sírio é um pequeno roedor que está na lista de animais de estimação mais comuns do mundo. O pet é divertido e fácil de cuidar, por isso faz sucesso entre as crianças. 

Conheça mais sobre esta espécie dorminhoca e muito fofa!

Tamanho, características e temperamento

roedor olhando para a foto

O roedor é praticamente uma miniatura de pet de estimação com seus 15 cm e apenas 120 g na fase adulta. Sua expectativa de vida é entre 2 e 4 anos.

Esta é uma espécie ativa que gosta de brincar e se movimentar, porém preferem ficar sozinhos. Por isso, não junte mais de um Hamster Sírio no mesmo espaço.

O roedor tem hábitos noturnos e acaba dormindo o dia inteiro, inclusive evite acordá-lo. É ao final do dia que ele começa suas atividades e brincadeiras.

O Hamster Sírio branco com dourado e variações mais escuras é o mais comum. Uma curiosidade do bichinho é que suas bochechas servem como bolsas de comida que estocam até 25 g de alimento. Impressionante!

Ficha técnica dos roedores

Apesar de ser um pet fácil de cuidar, o Hamster Sírio possui características muito peculiares. Eles são noturnos e esse hábito deve ser respeitado, deixando as interações para depois das 19 horas.

Além disso, ele tem outras características importantes e conversamos com o biólogo Claudio Soares, da equipe de Educação Corporativa da Cobasi para passar todas as informações para vocês! Confira a ficha técnica desse roedor:

Nome científico: Mesocricetus auratus

Origem: Encontrado pela primeira vez na Ásia Ocidental, concretamente na Síria.

Média de Vida: Esses pequenos roedores possuem uma expectativa de vida de 2 à 4 anos.

Tamanho: São animais que crescem rápido, e podem atingir um tamanho variável entre 12 à 15 cm

Territorialidade: Quando atingem a maturidade sexual são muito territoriais. A fêmea é dominante.

Sexagem do hamster

Sexagem: Pode-se distinguir o macho da fêmea através da distância entre os orifícios ânus e vulva. Na fêmea os orifícios são próximos. Já nos machos, os orifícios são distantes. Outra forma de saber quando um hamster Sírio é macho ou fêmea é visualizando os testículos do macho.

Variedades de Hamster Sírio

Esses roedores fofos são encontradas em algumas variedades diferentes. A principal diferença é vista na pelagem do animal. Confira!

Hamster Sírio Pelo Curto Selvagem

Hamster Selvagem amarelo

A pelagem natural do Hamster Sírio Selvagem é curta e coloração dourada. Porém, há variações nas cores da pelagem, sendo os tons mais tradicionais o cinza, o branco, o preto, o marrom e as mesclas de cores variadas. O padrão para essa mutação é o pelo curto, independente dos tons de pelagem.

Esta variação pelo curto é o Hamster Sírio mais popular nos lares brasileiros.

Hamster Panda

Hamster panda

O Hamster Panda é uma variação de coloração do pelo curto, que consiste no padrão Preto e Branco. Geralmente com a cabeça preta e o corpo mesclado, esse pequeno roedor lembra muito um urso panda. 

Essa característica, que lembra o grande urso chinês, torna a variação muito popular e também bastante exótica. Características físicas e comportamentais não se diferem das outras variações.

Hamster Angorá

Hamster Angorá

O Hamster Angorá é a variedade de pelagem longa independente do padrão da cor da pelagem. Esta variedade se destaca por apresentar a pelagem densa e longa. As características físicas e comportamentais não se diferem das outras variações do Hamster Sírio.

Dica! É importante dobrar a atenção com a higienização da sua gaiola, pois a pelagem longa é mais propícia ao acúmulo de sujeira.

Como cuidar de um Hamster Sírio?

O primeiro passo para receber seu novo amigo é montar uma gaiola para Hamster Sírio com comedouro e bebedouro, e itens para o pet se divertir e praticar exercícios físicos. Se movimentar é fundamental na rotina deste bichinho!

Quanto maior, mais confortável o recinto será para ele. Uma grande vantagem é que esse tipo espaço tem fácil manutenção, tornando o ambiente mais arejado e, desta forma evitando o cheiro concentrado de amônia e consequentemente diminuição e proliferação de microrganismos.

Gaiolas com dois andares, escadas e rodinhas são praticamente um parque de diversão para o roedor. E não se esqueça dos brinquedos para Hamster.

Depois de montar a gaiola do Hamster, coloque-a em um lugar agradável. o ideal é longe do vento e que a temperatura permaneça entre 20ºC e 24ºC, mas sem receber sol diretamente.

Esse é o lar do seu pet, por isso deve ser equipada. Confira a lista de itens que você precisará para montar o recinto do seu Hamster Sírio:

Limpeza do recinto do Hamster

ratinho em pé na gaiola

O Hamster é um bichinho exigente com a limpeza, tanto é que ele mesmo se higieniza. A melhor forma de colaborarmos com isso é preparando o viveiro dele. A parte inferior da estrutura precisa estar preenchida com granulado higiênico, material absorvente, e limpa com frequência.

A limpeza geral pode acontecer de 2 em 2 semanas, momento que você terá que retirar tudo e passar pano com sabão neutro. Seja bem criterioso nesta parte para não deixar nenhum resíduo nos itens.

Alimentação do hamster sirio

Como animais onívoros, estes pets têm uma dieta a base de sementes, nozes e insetos. A melhor forma de oferecer a nutrição completa é usando uma ração específica para Hamster. Fique de olho nos alimentos que você não pode oferecer ao seu amigo:

O que um hamster não pode comer: frutas cítricas, alface, cebola, alho, carne crua e itens industrializados. Na dúvida, consulte um médico veterinário!

Além de usar ração como a base da alimentação desses pequenos roedores, o crescimento dos dentes também merece atenção. O Hamster Sírio precisa desgastar seus dentinhos que nunca param de crescer e ele faz isso roendo brinquedos! Prático e muito divertido! Tenha sempre brinquedos para Hamster na no recinto. Se perceber que estão grandes demais, leve a um veterinário para consulta.

As dicas estão em dia e agora você pode cuidar do seu Hamster Sírio do jeitinho que ele precisa! Amor e atenção serão indispensáveis para vocês criarem um laço de amizade. Com certeza você terá ótimos momentos com o seu amigo.

Veja o vídeo sobre hamster no nosso canal no YouTube:

Quer saber mais sobre roedores? Confira nossos posts:

Claudio Soares | Biólogo especialista em Neurociência

| Atualizada em

Colaboração de Claudio Soares | Biólogo especialista em Neurociência

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

17 Comentários

  1. Thiago disse:

    Estou procurando uma hamster siria da variação panda,adoro a cobasi e espero encontrar ai.

  2. Leticia Gonçalves disse:

    Quero hamster sírio selvagem filhote

  3. eliudson disse:

    onde fica localizado a cobasi?

  4. Talitha gomes disse:

    Então gostaria de saber se da para saber o sexo dos hamster sirio ainda filhote, por q pegarei um filhote e estou querendo um macho pois já tenho uma femea

    • Cobasi disse:

      Talitha, tudo bem? Indicamos que você procure um médico veterinário para ajuda-la. Será ótimo inclusive para passar informações sobre como criar dois hamster sírios juntos, visto que eles são territorialistas.

  5. Márcio disse:

    Quero saber se vocês tem Hamisters sírio, quero comprar um, mas queria saber se vcs trabalham com Whats para ver as fotos. E aonde que fica a loja em Bauru

  6. Talitha gomes disse:

    Obrigada por responder

  7. Daniela disse:

    Eu acho que é importante alertar as pessoas, que o Hamster apesar de ser um animalzinho barato na aquisição, muito fofo e aparentemente não demanda muito “trabalho”, tem um custo de veterinário muito superior aos pets mais comuns (cães e gatos), por ser um animal silvestre, e precisa de acompanhamento assim como os outros.

    As consultas variam de R$ 180,00 a R$ 350,00, exames e cirurgias, muito mais caros, ou seja, quem adquirir um animalzinho desses deve se comprometer com a saúde deles e ter condições de oferecer cuidados quando eles precisam.

    Tive uma experiência incrível com a minha hamster sirio, mas confesso que fui surpreendida quando ela precisou de cuidados com a saúde.

    Abraços…

    • Cobasi disse:

      Olá, Daniela! Como vai? Seu comentário é muito importante! Temos que lembrar que todos os animais precisam de acompanhamento veterinário e ao adotar ou comprar um pet, precisamos considerar essa despesa. Agradecemos a contríbuição!

  8. Andreia disse:

    Bom dia, tenho um hamster sirio branco com dourado e ele já tem 6 anos. Eu tinha um sírio panda tbm que viveu 5 anos e um outro sirio branco com dourado que tbm viveu 5 anos e eles viviam na mesma gaiola e nunca brigaram. Os que viveram na mesma gaiola foi os que viveram 5 anos.

  9. Suéli Carvalho de Moraes disse:

    Eu adoro esses Hamister no momento estou com uma ninhada minha Tina deu cria.🥰🥰

  10. Izabel Jacinto de Oliveira disse:

    Boa tarde eu tenho Eu tenho quatro hamster e três filhotinhos Como que eu posso fazer para criar três filhotinhos novos

Deixe o seu comentário