Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber se o hamster é macho ou fêmea?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster macho ou fêmea

Muitos tutores ficam em dúvida sobre como saber se o hamster é macho ou fêmea, mas esta é uma questão muito importante antes de adquirir este roedor e precisamos falar sobre isso.

Afinal, esse animal se reproduz com facilidade, e por causa disso, o menor descuido pode gerar uma superpopulação de roedores na gaiola. Em alguns criadouros esses animais já ficam separados por sexo, mas para evitar riscos, vamos dar algumas dicas de como identificar se o hamster é macho ou fêmea.

Como descobrir se o hamster é macho ou fêmea?

Ao olhar um hamster pode parecer difícil identificar se ele é macho ou fêmea, no entanto, com uma análise morfológica do roedor, fica fácil identificar o sexo. Por serem animais que se reproduzem com facilidade, é importante que fiquem separados na gaiola, a menos que você não se importe em ter mais do que dois bichinhos.

Vale ressaltar que as fêmeas possuem o cio bem curto, com uma duração média de 4 dias e podem ter entre 3 e 11 crias em cada gestação. Além disso, os machos costumam ser bem territorialistas, podendo brigar quando vivem no mesmo ambiente.

Para identificar qual o sexo do hamster, é importante analisar sua parte inferior. Para isso, escolha o momento adequado, afinal, caso esteja nervoso ou cansado, ele pode se sentir incomodado.

Mas, calma que vamos explicar com mais detalhes sobre como saber se o hamster é fêmea ou macho.

Como saber se o hamster é fêmea ou macho?

As fêmeas, costumam ser menores, possuem o rabo arredondado e dois pequenos pontos abaixo da cauda formando o ânus e a vagina. Além disso, também é possível ao analisar os mamilos evidentes, formando seis pares lado a lado.

hamster macho ou femea

Vale destacar que também existem outras formas de como saber se o hamster é fêmea ou macho. Uma alternativa simples de identificar é se atentando ao final do corpo do roedor. Cada sexo possui uma distância diferente do ânus. 

O hamster macho, por exemplo, costuma ter sua parte traseira mais inclinada e pontiaguda, eles possuem o rabo alongado, costumam ser maiores que as fêmeas e possuem dois pontos separados abaixo da cauda, o pênis, seguido pelos testículos e o ânus.

Na hora de comprar os hamsters, uma forma de diferenciar o sexo é solocitando ao vendedor que mostre a diferença, no entanto, nem sempre isso é possível caso os animais acabem dando cria dentro de casa. Neste caso, se houver dúvida mesmo após essas dicas, é interessante levar o animal a um veterinário e pedir que ele faça essa análise do sexo do animal. 

Cuidados com hamster

Mesmo que sejam muito fofos, não se esqueça de que o pet também exige cuidados do tutor. Por isso, para estar preparado para essa missão, saiba que tipo de cuidados cada hamster necessita.

Como mencionado, as fêmeas da espécie entram em período fértil a cada 3 ou 4 dias. Nesse momento, se você não deseja que ela engravide, separa o pet dos demais da espécie. Como poderá ficar carente, dê atenção e carinho a ela.

Porém, se a sua hamster estiver grávida, o cuidado é outro. Deixe sempre à disposição dela uma alimentação específica e água durante o período. 

Após os filhotes nascerem, não toque muito neles. Isso pode deixar a nova mamãe incomodada e estressada. Já em relação aos cuidados com hamsters machos, saiba que, diferentemente das fêmeas, eles sempre estão em período de procriação.

Além disso, os machos da espécie costumam ser mais dóceis e brincalhões do que as fêmeas. Porém, seja qual for o sexo do seu hamster, ofereça a ele o mesmo carinho, atenção e cuidados. Sempre mantenha a gaiola do pet limpa, em um local sem correntes de ar, e cuide da alimentação do seu amigo roedor.

Dessa forma, seu hamster será a sua melhor companhia e trará a você momentos muito divertidos e felizes!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Tania lira dos santos disse:

    Eu não consigo identificar se e macho ou fêmea. Como eu faço?

    • Cobasi disse:

      Oi, Tania! Como vai? Neste post nós orientamos como identificar o sexo do hamster. Porém, às vezes pode ser difícil diferenciar. Recomendamos que procure um médico-veterinário para ajudá-la.

Deixe o seu comentário