Como saber se o hamster é macho ou fêmea?

Compartilhar:


hamster macho ou fêmea

Muitos tutores ficam em dúvida na hora de saber se o hamster é macho ou fêmea, mas esta é uma questão muito importante antes de adquirir este roedor.

Afinal, os hamsters são famosos por se reproduzirem com facilidade, e por causa disso, o menor descuido pode gerar uma superpopulação de roedores na gaiola. 

Em alguns criadouros esses animais já ficam separados por sexo, mas para evitar riscos, vamos te dar umas dicas de como identificar se o hamster é macho ou fêmea.

Como identificar se o hamster é macho ou fêmea?

Ao olhar um hamster pode parecer difícil identificar se ele é macho ou fêmea, no entanto, com uma análise morfológica do roedor, fica fácil identificar o sexo. 

Por serem animais que se reproduzem com facilidade, é importante que os machos e fêmeas fiquem separados na gaiola, a menos que você não se importe em ter mais do que dois hamsters. 

Vale ressaltar que as fêmeas possuem o cio bem curto, com uma duração média de 4 dias e podem ter entre 3 e 11 crias em cada gestação. Além disso, os machos costumam ser bem territorialistas, podendo brigar quando vivem no mesmo ambiente. 

Para identificar o hamster fêmea e macho, é importante analisar sua parte inferior. Para isso, escolha o momento adequado, afinal, caso o hamster esteja nervoso ou cansado, ele pode se sentir incomodado.

O hamster macho costuma ter sua parte traseira mais inclinada e pontiaguda, eles possuem o rabo alongado, costumam ser maiores que as fêmeas e possuem dois pontos separados abaixo da cauda, o pênis, seguido pelos testículos e o ânus. 

Já as fêmeas, costumam ser menores, possuem o rabo arredondado e dois pequenos pontos abaixo da cauda formando o ânus e a vagina. 

As fêmeas possuem os mamilos evidentes, formando seis pares lado a lado.  

hamster macho ou femea

Outra forma simples de identificar o sexo do hamster, é se atentando ao final do corpo do roedor. Cada sexo possui uma distância diferente do ânus

Essa distância é menor nas fêmeas, no entanto, quando os hamsters ainda são filhotes, essa diferenciação pode ficar mais complicada de ser observada. 

Na hora de comprar os hamsters, uma forma de diferenciar o sexo é solocitando ao vendedor que mostre a diferença, no entanto, nem sempre isso é possível caso os animais acabem dando cria dentro de casa. 

Neste caso, se houver dúvida mesmo após essas dicas, é interessante levar o animal a um veterinário e pedir que ele faça essa análise do sexo do animal. 

Gostou dessas dicas? Aproveite para ler outras coisas sobre roedores em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Tania lira dos santos disse:

    Eu não consigo identificar se e macho ou fêmea. Como eu faço?

    • Cobasi disse:

      Oi, Tania! Como vai? Neste post nós orientamos como identificar o sexo do hamster. Porém, às vezes pode ser difícil diferenciar. Recomendamos que procure um médico-veterinário para ajudá-la.

Deixe o seu comentário