Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster grávida: como saber se o roedor espera filhotes

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster grávida

É fundamental saber com antecedência sobre a gravidez do hamster. Isso porque, dessa forma, é possível que o tutor ofereça todos os cuidados necessários, além de conseguir preparar a casa para o nascimento dos filhotes. Por isso é fundamental saber quando há uma hamster grávida.

Neste artigo você irá saber tudo sobre a gestação dos hamsters, além de saber como identificar se a hamster está grávida. É importante citar que muita gente opta por criar os hamsters por eles serem pets que se adaptam fácil, principalmente em ambientes pequenos como os apartamentos. 

Como saber se tem uma hamster grávida?

Se você optar por criar um casal de hamsters em casa, é fundamental saber que há uma grande possibilidade de que a fêmea fique grávida se você não separá-la do macho durante o período fértil.

Se você quer ter certeza que a sua hamster está grávida, confira os sintomas mais fáceis de notar quando este é o caso. Primeiramente, você deve verificar o peso e o apetite do seu pet. Isso porque o aumento de peso e de apetite são alguns dos sintomas mais comuns durante a gravidez dos hamsters. 

Contudo, é importante levar seu pet ao veterinário para ter certeza da situação. Isso porque algumas alterações como aumento de apetite e sede podem indicar uma gravidez, sim, mas também pode ser sinônimo de alguma doença ou desequilíbrio no organismo. 

Você também deve verificar o abdômen da fêmea, pois a barriga pode apresentar algumas indicações de que seu pet está esperando filhotes. Algumas formas de notar isso é ver se os mamilos aumentaram ou estão salientes. Essas alterações mostram que o corpo do animal está se preparando para amamentar.

hamster grávida

Como cuidar de uma hamster grávida?

Antes de mais nada, é fundamental lembrar que hamsters grávidas precisam ter água e comida à vontade durante todo o período. Isso porque o pet irá consumir apenas a quantidade que o corpo precisa para nutrir os filhotes, além de reservar alimentos para o momento do parto. 

Além disso, é importante esclarecer que os hamsters defendem o território durante o período da gravidez. Não só porque se sentem mais vulneráveis nesses momentos, mas também para criar um ambiente protegido para os filhotes que irão nascer. 

Por isso, se você notar qualquer comportamento diferente do seu pet, é muito importante levá-lo ao veterinário. Também é importante deixar claro que, depois que a fêmea der à luz, é fundamental evitar ficar muito próximo da gaiola e não tocar nos recém-nascidos. Isso porque eles precisam de intimidade durante esse período, para que consigam se adaptar à nova realidade.

Mesmo que esse animal seja muito fácil de cuidar, é fundamental ter um cuidado diário para manter a saúde desses pets em dia. Por isso, o recomendado é manter uma dieta equilibrada, além de deixá-la em um ambiente rico, com brinquedos que a estimulem a saúde física e mental.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário