Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

10 cuidados com hamster no calor

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster-expectativa

Você sabia que devemos ter cuidados especiais com o hamster no calor? As temperaturas muito frias ou muito quentes provocam estresse térmico no pet e isso pode ter consequências graves.

O hamster é uma espécie originária de climas secos com temperaturas que variam muito de dia e à noite. Contudo, com a centenas de anos de domesticação, eles se tornaram mais vulneráveis ao frio e ao calor.

Conversamos com o Tiago Calil Ambiel, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi, para saber mais sobre os hábitos e como cuidar do hamster no calor.

Cuidados com o hamster no calor

“O Mesocricetus auratus é o nome científico do hamster, um roedor originário de ambiente seco e temperatura inconstante: quente durante o dia e frio à noite. Por serem animais noturnos, dificilmente entram em contato com o calor escaldante do seu habitat. Durante o dia permanecem entocados em túneis escavados no solo, protegidos de oscilações térmicas”, explica o biólogo Tiago Calil Ambiel.

Contudo, quando esses animais passaram a viver como nossos pets, eles tiveram que se adaptar às temperaturas climáticas em que vivemos e aos nossos hábitos. Tudo isso mudou um pouco sua resistência ao calor e ao frio.

Naturalmente, o hamster é um animal de hábitos noturnos. Por isso, que ele passa o dia inteiro dormindo em sua toca e, quando a noite chega, ele está cheio de energia. Porém, em dias mais frios é possível vê-lo passear para se alimentar e divertir, mas no calor, o hamster fica mais quietinho e reservado. Por isso, é fundamental manter a gaiola do animal em um local fresco e longe do sol

“Hamsters evoluíram se adaptando a esta realidade. Compreendendo o comportamento deles, podemos simular a mesma situação em nossas casas. A ideia é respeitar as necessidades do animal e, para isso, é importante que a gaiola esteja em um local fresco e sem oscilação térmica”, acrescenta o biólogo Tiago Calil

Outra dica importante é equipar a gaiola de forma adequada. Utilize granulado higiênico para hamster e faça a manutenção periódica. No calor, é necessário redobrar os cuidados com a higienização. Não esqueça de oferecer uma toca com abrigo para o calor e a luz.

Alimentação do hamster no calor

hamster no calor

Além disso, Tiago ressalta: “Não esqueça de sempre deixar disponível água fresca em bebedouros adequados para a espécie. Mas evite banhos com água, pois podem gerar problemas de pele, hipertermia e estresse desnecessário”.

Fora reforçar a hidratação do hamster no calor, o tutor desses pets deve ter cuidado com a alimentação. Ofereça porções menores de ração para hamster para controlar os restos de comida na gaiola. Além disso, evite deixar frutas e verduras. Nos dias mais quentes, os alimentos apodrecem com rapidez e isso pode gerar diversos problemas ao bichinho.

10 cuidados com hamster no calor

Que tal resumir os cuidados necessários para você manter seu pet saudável e feliz mesmo nos dias mais quentes?

  1. Mantenha a gaiola fora do sol
  2. Evite correntes de ar, mas mantenha a gaiola em ambiente arejado
  3. Não use ar condicionado muito frio
  4. Ofereça abrigo com casinhas e tocas
  5. Intensifique a higienização da gaiola do hamster
  6. Ofereça alimentos em porções menores, mais vezes ao dia
  7. Mantenha o bebedouro limpo e com água fresca
  8. Redobre os cuidados com a higienização: use sempre um granulado higiênico na gaiola
  9. Não dê banhos com água no hamster
  10. Fique atento se o pet não está ofegante e caso apresente qualquer comportamento diferente, leve-o ao médico veterinário

Tomando os cuidados adequados, certamente seu hamster se sentirá confortável em qualquer temperatura.

Veja o vídeo sobre hamster no nosso canal no YouTube:

Gostou desta publicação? Leia mais em nosso blog:

Tiago Calil

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Kathia Cristina G. Rodrigues disse:

    Muito bom saber sobre a necessidade desses pequenos roedores

  2. Júlia disse:

    Adorei as dicas, vou usar sempre com meu hamster!

  3. Cleide de Fátima Carriel Fernandes disse:

    Eles são muito fofos e muitos lindos e muito inteligente eu amo os meu hamister.

Deixe o seu comentário