Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Roedores: saiba tudo sobre esses animais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Porquinho da Índia

Os roedores são mamíferos pertencem à ordem Rodentia e somam mais de 2000 espécies em todo o mundo. Alguns deles foram domesticados e são pets que encantam por seu tamanho reduzido e jeito fofo. Hamster, Porquinho da Índia e Gerbil são alguns dos pets mais comuns.

Cuidados com roedores

Estes pequenos animais ocupam pouco espaço e exigem menos cuidados que cães, por exemplo. Eles estão entre os preferidos dos brasileiros!  Mesmo sendo pets práticos, você precisa organizar o espaço dele.

Fizemos uma lista dos principais itens que você precisará ter para criar um roedor da forma certa. Confira!

Por mais que os cuidados com roedores sejam práticos, antes de ter um é importante conhecer suas particularidades e necessidades. Conheça os tipos de roedores para ter em casa e veja qual tem mais a ver com o seu estilo de vida e personalidade.

Hamster

amster-anao-russo-capa-blog-cobasi

O hamster está entre os roedores preferidos para ter em casa. Fofos, pequenos e fáceis de cuidar, eles possuem características diferentes de acordo com as espécies. Com uma boa gaiola, granulado higiênico, brinquedos, ração e um cantinho para ele dormir, você já consegue oferecer qualidade de vida para o pet. Conheça os tipos mais comuns de hamster:

Hamster Sírio

São mais ou menos 15 centímetros de pura fofura. Seu nome científico é Mesocricetus auratus e esta espécie é encontrada nas cores caramelo, dourado e amarela, é extremamente ativa e sua expectativa de vida é de 2 anos.

Além do hamster Sírio caramelo, esses roedores também podem ter a pelagem preta e branca. Essa variação de cores acabou ganhando um apelido engraçadinho de hamster Panda, pois alguns se parecem com os ursos chineses. Muito fofo!

Estes roedores adoram correr na rodinha para hamster e se divertem com os brinquedinhos. Tudo isso ajuda a gastar energia, que é maior no período noturno. Por ser territorialista, o ideal é que você mantenha seu hamster sírio sozinho na gaiola.

Saiba tudo sobre o Hamster Sírio.

Hamster Chinês

Gracioso como todos os outros hamsters, esta miniatura é hiperativa e gosta de brincar para gastar energia. Porém, o roedor de nome científico Cricetulus griseus precisa receber contato desde os primeiros dias para não se tornar arisco e se acostumar com o carinho.

O hamster Chinês, como seu nome denuncia, é oriundo da china, mede em torno de 10 a 12 cm e pode pesar até 45 gramas. Este pequenino tem a cauda mais longa dentre as espécies de hamster.

Hamster Anão Russo

O menor roedor de estimação é o hamster Anão Russo, ou Phodopus campbell, também conhecido apenas como hamster Russo. A espécie, que chama a atenção por seus grandes olhos pretos, tem 10 centímetros de comprimento, é sociável e ótima para quem tem crianças.

Se o seu pet estiver em dia com a saúde e for bem cuidado, ele pode ficar até 2 anos ao seu lado. Outra informação interessante é que o hamster Anão Russo se dá bem com outros roedores da mesma espécie na gaiola.

Saiba tudo sobre o Hamster Anão Russo.

Rato Twister

Divertido e inteligente, o rato Twister é dócil e companheiro. Seu nome científico é Rattus norvegicus e ele também é conhecido como mercol. Este roedor possui variações de pelagem que o tornam ainda mais bonito.

Comparado com outros ratos, o Twister chega a ter até 30cm, por isso é considerado de grande porte. Sua expectativa de vida é de 2 anos e meio e você pode colocar mais de um animal para conviver na gaiola, só tome cuidado com casais, pois podem gerar uma ninhada e tanto de ratinhos.

Saiba tudo sobre o Twister.

Gerbil

esquilo da mongólia

Também chamado de Esquilo da Mongólia ou Gerbillinae, o Gerbil possui o corpinho alongado e os olhos escuros e expressivos. Comuns na Europa, estes roedores da família Muridae são simpáticos e divertidos. Suas cores podem variar entre tons claros, como caramelo, branco e dourado, e chegar ao preto.

O Esquilo da Mongólia é de fácil manuseio, apenas fique atento a alguns cuidados, como toques bruscos no rabo do animal. Ele detesta, por isso evite movimentos rápidos que possam assustá-lo!

Saiba tudo sobre o Gerbil.

Porquinho da Índia

Os Porquinhos da Índia são roedores e não porcos. Eles também não são originários da Índia. Na verdade, eles surgiram em países da América do Sul. Eles são uma ótima espécie para quem busca roedores carinhosos e fofos! O Porquinho da Índia é sociável e adora companhia.

Seu nome científico é Cavia porcellus e sua pelagem é um grande diferencial. Esses roedores possuem colorações e comprimentos de pelo variados. Eles podem ter pelos curtos, longos e lisos (Abissínio), frisados e o chamado de Angorá, que é o cruzamento entre o Frisado e a Abissínio.

Cuide bem do seu porquinho e ele poderá fazer companhia por até 5 anos!

Saiba tudo sobre o Porquinho da Índia.

Chinchila

A América do Sul é o lar de origem da Chinchila, um bichinho dócil que está cada vez mais popular nas casas brasileiras. São roedores fáceis de cuidar. Basicamente eles precisam de um espaço apropriado – suas gaiolas são maiores e mais altas que a do restante dos roedores – e alimentação de qualidade. Sua expectativa de vida é contrastante em relação a outros roedores, eles podem viver até 20 anos.

Com pelos sedosos, focinhos charmosos e um ótimo temperamento, a Chinchila é um pet resistente e não exige muitos cuidados com a saúde. No entanto, nem pense em dar banho nesse roedor fofo. Além de ser muito difícil secar seus pelos, eles detestam água. Na hora de higienizar, faça uso do banho a seco para Chinchilas.

Saiba tudo sobre a Chinchila.

Coelhos não são roedores

coelho de costas
O coelho não é um roedor.

Apesar dos dentes grandes e o hábito de roer, o coelho não é um roedor! Este pet está na família dos Leporídeos e seu nome científico é Oryctolagus cuniculus. Ele é inteligente, independente e carinhoso. Ele é um dos animais exóticos mais comuns no Brasil.

São várias raças com tamanhos variados e pelagens diferentes. Seu temperamento é dócil, tornando o coelho um companheiro divertido e cheio de personalidade. Um coelho pode viver até 8 anos se receber os devidos cuidados e qualidade de vida.

Este é um animal que gosta de espaço, então invista em uma gaiola grande para que o bichinho se sinta confortável. 

Saiba tudo sobre o coelho.

No geral, roedores de estimação não precisam de muito espaço e são seres carinhosos, que trazem muita diversão para a família. Qual é o seu roedor preferido? Conte para nós nos comentários.

Saiba mais sobre roedores nos posts abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Mariaedurda disse:

    Eu queria tanto um hameste

  2. juliano disse:

    oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado

Deixe o seu comentário