Chinchila: como criar esse roedor simpático e divertido

A chinchila é um animal originário das regiões frias e montanhosas do Chile, ela é muito inteligente e hiperativa. No entanto, este animal também é muito carinhoso e se apega ao tutor. São bastante sociáveis quando ganham confiança.
Elas também têm um hábito noturno. Adoram sair para tomar água, comer alguma coisinha e até mesmo brincar durante a noite. Além disso, elas não possuem odores fortes como outros roedores e não costumam dar mais trabalho para criar.
A chinchila tem um pelo denso, ideal para aguentar o frio das montanhas. Porém, ao ter este animal de estimação em casa, é preciso ter alguns cuidados de não deixá-los em regiões de alta temperatura.
Elas possuem uma grande variedade de raças, cores e tamanhos, contudo, as mais comuns podem chegar até 30 cm de comprimento total e variar entre as cores bege e cinza. Sua expectativa de vida é de até 20 anos.
Conversamos com o Claudio Soares, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi, para sabermos mais sobre este fantástico animal.
- Nome cientifico: Chinchila Lanígera
- ORIGEM: Cordilheira dos Andes – região fria e montanhosa do Chile.
- MÉDIA DE VIDA: Possuem uma expectativa de vida de 15 à 20 anos.
- TAMANHO: 30 à 35 cm de comprimento. Peso entre 300 à 400 g.
- TERRITORIALIDADE: São sociáveis entre indivíduos. Precisam apenas de espaço e tocas.
- SEXAGEM: Pode-se distinguir macho/fêmea através da distância entre os orifícios ânus e vulva. Na fêmea orifícios próximos; macho orifícios distantes/separados. Também é possível distinguir visualizando os testículos do macho – somente quando adultos
As chinchilas não costumam apresentar grandes problemas de saúde. No entanto, é fundamental tomar os devidos cuidados com a temperatura e com a alimentação, no caso de ela acabar tendo problemas estomacais devido a ingestão de muitas frutas e verduras.
O que a chinchila pode comer?
A alimentação ideal para a chinchila é uma ração elaborada especialmente para estes animais. Esta ração normalmente possui as vitaminas e minerais adequados para a espécie.
Além disso, alguns vegetais, legumes e frutas como cenoura, couve, brócolis, aveia em grão, feno, tomates, maçã e feno, podem ser incluídos em sua dieta. O ideal é oferecer sempre pequenas quantidades.
Além disso, ela também pode comer sementes de girassol, uvas passas e algumas oleaginosas, como avelãs, nozes e amêndoas. Desde que oferecidas apenas duas vezes na semana.
Sem contar que elas podem comer muita alfafa, que ajudaa a desgastar os dentes e ainda colabora no trânsito intestinal desses bichinhos.
Como equipar a gaiola?

Na hora de escolher a gaiola ideal para a chinchila, é importante sempre optar pela maior possível, desde que caiba no seu orçamento e no local onde planeja colocar.
Embora a chinchila aparente ser um animal pesado, elas adoram saltar, inclusive, seu rabo tem o tamanho e forma perfeita para isso. Sendo assim, é importante escolher uma gaiola alta, que permita que o animal ande, corra e dê alguns saltos.
Outra dica interessante, é escolher um local tranquilo para repousar a gaiola. Embora elas sejam bem hiperativas, na hora de descansar é preciso de um local calmo e silencioso. A temperatura também deve ser agradável, afinal, o calor pode ser prejudicial a este animal.
Na hora de equipar a gaiola da chinchila é importante se atentar aos itens básicos, como comedouro, bebedouro e um substrato que ajude na higiene da gaiola.
Além disso, alguns brinquedos são fundamentais para a distração do pet. As cordas, ramos para trepar, roda, túneis e lugares para se esconder podem ser ótimas alternativas.
Manter a higiene da gaiola é fundamental, por isso o indicado é ter uma rotina diária de limpeza da gaiola para recolher os dejetos.
Ela pode tomar banho?
A chinchila possui uma pelagem muito densa e sensível, cada fio de pêlo deste animal, é cerca de 20 vezes mais fino do que um cabelo humano. Nesse caso, o ideal é que elas não tomem banho com água e sabão como os outros pets.
Muita gente pode estranhar, mas isso acontece porque quando se molham, elas demoram muito tempo para secar, o que pode acabar causando algumas doenças, além da procriação de fungos em sua pele.
Sendo assim, a melhor forma de dar banho na chinchila é usando a areia para banho. Este produto é composto por um pó capaz de refrescar e limpar os pelos e a pele do animal, retirando a oleosidade e a umidade.
As chinchilas adoram tomar banho, portanto, o ideal é que este pó fique disponível na gaiola entre duas a três vezes na semana.
Gostou desse conteúdo? Acesse nosso blog para ler mais sobre roedores:
Boa tarde.
Gostaria de saber se vocês têm chinchila ou porco espinho para vender , ( ambos filhotes ). Macho ou fêmea, tanto faz.
Aguardo um breve retorno .
Obrigada!!