Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pode dar banho em hamster? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Pode dar banho em hamster? Descubra!

Será que pode dar banho em hamster? Mesmo sendo animais higiênicos – pois usam a língua para retirar sujeiras do pelo – pode acontecer do pet ficar sujo e cheirando mal. Mas, será que é aconselhável ter esse cuidado? O banho é convencional, com água e sabão? Ou tem algum procedimento específico? 

Neste artigo, vamos tirar essas e outras dúvidas, como comentar tudo sobre se pode dar banho no hamster. Se você é tutor de um desses pequenos roedores fofinhos ou se pretende trazer um desses peludinhos para casa e está buscando mais informações sobre os cuidados que precisa ter com a saúde e higiene do pet, fique com a gente até o final da leitura para descobrir tudo sobre o assunto. Vamos lá!

Pode dar banho em hamster? 

Para começar, vale dizer que o hamster entra na categoria de animais que têm autocuidados de higiene. Ou seja, assim como os gatos – são naturalmente limpos e higiênicos – eles lambem as próprias patinhas para passar nos pelos do corpo e remover sujeiras e impurezas diversas.

Por conta disso, são considerados animais que não precisam de banhos regulares. É normal muitos tutores se questionarem sobre se precisa dar banho em hamster ou não.

Fazendo um comparativo com os cães: diferentemente dos caninos – que precisam ter um calendário de banhos regulares para ajudar a preservar sua saúde de maneira geral – o hamster pode tomar banho, com alguns cuidados, mas não demanda uma rotina frequente.

Pode dar banho no hamster, mas só de vez em quando!

Pode dar banho em hamster? Como fazer?

Quando pode dar banho no hamster? Em algumas situações, pode ser que você encontre o seu pequeno hamster muito sujo ou exalando algum odor, a ponto de ser bastante difícil do pet remover por conta própria.

Nestas situações, o hamster precisa tomar banho, porém é preciso consultar um médico-veterinário, para garantir que o bichinho esteja bem e verificar se o cuidado extra se faz necessário.

Com a validação de um profissional, o banho para hamster pode ser indicado. Mas, existem algumas questões que você precisa observar. Primeiramente, o banho com água deve ser evitado ao máximo, pois não é assim que esse animal se mantém limpo na natureza. Apenas nos casos em que não houver outro jeito, o veterinário fará o procedimento ou dará todas as orientações para que o tutor possa fazê-lo com segurança.

Sendo assim, hamster pode tomar banho com água, mas trata-se de uma ação que demanda um cuidado bastante específico, sendo apenas indicado em situações totalmente isoladas e únicas, para não comprometer a saúde e o bem-estar do pet.

Como dar banho em hamster?

Como dissemos, você pode banhar o hamster com água, mas esse deve ser encarado como um último recurso. Mas, então, qual a maneira correta de dar banho no hamster?

De modo geral, a higiene do hamster é feita por ele mesmo, mas existem alguns produtos específicos para a espécie que podem ajudar, como:

Banho de areia

O pó de banho, por exemplo, é uma espécie de areia, que se assemelha muito ao que o pet encontraria em seu habitat natural. Sua função é remover as sujeiras da pelagem, mantendo a pele limpa e equilibrada.

Existem recipientes específicos para colocar o pó de banho dentro da gaiola, que são como uma banheirinha. A solução deve ter tamanho grande o suficiente para que o hamster possa rolar no pó, espalhando a substância por todo o seu corpo. Depois do banho, você pode remover a banheira para evitar que o pet faça bagunça na gaiola.

Escovação

Como manter o hamster limpo

Se por algum motivo o seu hamster não tomar banho sozinho, você pode ajudá-lo nessa tarefa. Para isso, utilize uma escovinha que vai ajudar na retirada de resíduos do pelo. Além disso, a solução também é útil para espalhar o pó sobre o corpo do pet, evitando os olhos, orelhas, boca e focinho.

Banho a seco

Na Cobasi você encontra Banho a Seco para Hamster. Ideal para manter o seu pet higienizado da forma certa, a solução pode ser usada diariamente para ajudar na higienização e absorção da oleosidade.

Como manter o hamster limpo?

Para não chegar nas situações extremas em que é preciso dar banho em hamster usando água, um dos primeiros e mais importantes passos é manter a gaiola limpa e bem cuidada. Para isso, limpezas diárias para remover restos de fezes e urina são imprescindíveis, além de uma limpeza completa por semana.

O granulado higiênico para roedores deve estar sempre seco e ser renovado com frequência. Assim você evita a proliferação de fungos e bactérias diversas, que podem causar doenças graves no pet, principalmente de pele.

Nos momentos em que o pet estiver fora da gaiola, seja para momentos de interação com o tutor, ou para passeios em áreas internas e externas, fique atento. Cantinhos da casa com acúmulo de poeira podem deixar o pet bem sujo, assim como poças de água parada, terra, areia e afins.

Então, tutores, observem com atenção a sujeira e o cheiro que o seu hamster pode apresentar. Às vezes é apenas uma questão de manter a gaiola com a higienização em dia. Caso não seja o suficiente, aí sim, o banho pode ser considerado.

pequenos roedores higienização

Se persistir, principalmente o odor ruim, pode significar doença. Portanto, procure um médico-veterinário para realizar exames e indicar o melhor cuidado para o seu animal de estimação. 

Onde encontrar produtos para hamster?

No site, no app e nas lojas físicas da Cobasi você encontra ração, acessórios para higiene, gaiola e tudo o que é essencial e necessário para cuidar do bem-estar e saúde do seu pequeno hamster. Conheça nossa enorme variedade de produtos com os melhores preços e aproveite. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário