Você sabe como dar banho em hamster?

Compartilhar:


como dar banho em hamster

Quem tem pet em casa, quer ele sempre limpo e cheiroso. Mas e no caso dos roedores?! Por acaso você sabe como dar banho em hamster? Esses pequeno peludinhos são peculiares e exigem diversos cuidados especiais com a higiene.

Assim como os gatos, os hamsters vivem se lambendo. Será que para eles os banhos também são mais espaçados do que os dos cães? Ou então eles devem se higienizar naquele mesmo pó usado por chinchilas?!

Nada disso! Os hamsters são animais únicos e possuem hábitos de higiene próprios. Ah! E não se engane: eles são pets muito higiênicos.

Mas afinal, como dar banho em hamster?

É comum surgir essa dúvida, até porque não é toda hora que ouvimos falar sobre banho em hamster, mas existe uma razão para isso. Os hamsters possuem óleos naturais que protegem sua pele e agem como reguladores de temperatura. Portanto, é necessário preservar essa proteção natural. Será que os banhos interferem nisso?!

Para manter a saúde e evitar que os óleos naturais da pele saiam, o banho em hamster nunca é indicado.

Você não deve dar banho no hamster na água, lenços umedecidos, pós para banho ou banhos a seco. Todos esses métodos podem gerar danos à saúde do pet.

Mas isso não quer dizer que seu hamster ficará sujo. Existem várias outras formas de manter ele sempre limpo e cheirosinho!

O jeito certo de dar banho em hamster

Ainda não sabe como dar banho em hamster? Nós explicamos!

O banho no hamster é, na verdade, a higienização da sua gaiola. Ao manter o ambiente em que ele vive limpo, livre de resíduos e organizado, o seu pet também permanecerá higienizado, cheiroso e – o mais importante – saudável. Para completar, o próprio ratinho garante que não passe nenhum sujeirinha se limpando com saliva e suas pequenas mãozinhas.

Repare que sempre após as brincadeiras com você ou sair da gaiola, ele faz uma limpeza completa!

A parte dele já está garantida. Agora veja o que você deve fazer para manter a gaiola limpa:

  • troque o substrato de acordo com a orientação da embalagem;
  • nunca deixe restos de alimentos na gaiola;
  • troque a ração e a água diariamente;
  • lave os potes de ração e água todos os dias com sabão neutro;
  • limpe os objetivos e brinquedos do hamster 1 vez por semana;
  • não ofereça alimentos humanos e nem itens não desenvolvidos especialmente para esse roedor.

Agora você já sabe como dar banho em hamster?!

Quando dar banho a seco?

banho em hamster

A resposta é nunca! O banho a seco costuma ser feito com pó para banho em roedores como as chinchilas, mas é proibido para os hamster. Outra modalidade muito comum nos cães e gatos é a utilização de lenços umedecidos para pets, mas eles também podem fazer mal aos pequenos dentucinhos, já que eliminam o óleo natural que protege a pele deles.

Quer o seu hamster limpo? Mantenha a higiene da gaiola sempre em dia!

Banho com água

Os banhos com água não são recomendados!

Não é que a água seja perigosa para estes animais, mas em seu habitat natural, os hamsters não estão acostumados com ela. Além disso, um banho com água e sabão pode remover os óleos naturais do pet, deixando-os desprotegidos. Por fim, a umidade pode gerar doenças como fungos e até pneumonias.

Agora que você já conhece forma de higienizar seu hamster, deixe outras dúvidas sobre a espécie nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário