Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que colocar na gaiola do hamster

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Carinho, ração, água, isso tudo é o básico, mas você sabe o que colocar na gaiola do hamster? Afinal, os hamsters são muito apegados ao ninho e é papel dos tutores ajudar a criar o melhor ambiente para eles

Os pets e a casa

A maioria dos animais são muito ligados ao território que ocupam. Para os predadores, qualquer espaço é o bastante para se sentirem à vontade. No caso das presas, porém, a regra é outra. Especialmente quando estamos falando das presas menores.

Afinal, para um pequeno roedor, ficar exposto no mesmo território que águias, felinos e cobras é uma péssima ideia. Por isso, o ninho é tão importante. 

E isso também vale para os roedores de estimação. Um bom ninho é necessário para eles se sentirem seguros e tranquilos. Para decidir o que colocar na gaiola do hamster, os tutores devem ter dois critérios: o que deve ter e o que pode ter.

O que colocar na gaiola do hamster obrigatoriamente

Para não ficar nada de fora, vamos começar pelos cuidados básicos. No critério sobre o que colocar na gaiola do hamster obrigatoriamente temos o básico: um comedor para ração e sementes, um bebedouro e forração.

O comedor pode ser um potinho resistente e fácil de limpar. Para a água escolha um bebedouro específico para roedores, não um pote d’água qualquer. Os hamsters precisam de um ambiente bem sequinho para não adoecerem. Um pote com água vai acabar molhando o seu amiguinho, já o bebedouro não.

A forração também serve para manter a gaiola seca, limpa e proteger o pet. Ela pode ser feita com serragem ou granulado higiênico. Em resumo, água, comida e uma forragem onde o animal possa se abrigar do frio e da luz é o mínimo. 

Enriquecendo o ambiente

Porém, convenhamos, é pouco provável que seu hamster fique feliz e saudável com uma gaiola tão sem graça, não é mesmo? Mas o que colocar na gaiola do hamster além do básico?

Mesmo sendo animais que vivem em tocas e frestas, os hamsters circulam muito na natureza em busca de alimento. Isso significa que eles têm muita energia para gastar. Por isso, um item fundamental para enriquecer o ambiente é a rodinha de exercícios.

Além de ajudá-los a gastar a energia, correr na rodinha é uma forma de darem vazão ao instinto de fuga que vive ativo nesses animais. Além das rodinhas de exercício, vale apostar em brinquedos giratórios, estruturas de escalada, pontes e túneis.

Instale também uma toca ou casinha para o seu pet dentro da gaiola. Hamsters são animais precavidos e precisam ter lugares onde eles possam estocar comida e descansar sem serem vistos.

Dica de ouro: uma cidade hamster!

Por fim, que tal criar vários ambientes para o seu amiguinho? Uma sala de exercícios, outra para alimentação, outra ainda com brinquedos e jogos. As gaiolas com aberturas para tubos e conexões permitem isso.

Com elas é  possível conectar vários anexos através dos túneis e formar um labirinto complexo e divertido para seu pet! Comece aos poucos e vá aumentando, quem sabe um dia o seu amiguinho não ganha uma cidade hamster?

Além disso, lembre-se que é preciso ter onde colocar o hamster para limpar a gaiola. Uma gaiola extra é muito útil nesses momentos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário