Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Topolino: um pequeno e fofo camundongo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
topolino marrom com orelhas para o alto

Fofinho, miudinho, não ocupa muito espaço e é bastante simpático, ativo, curioso e interativo. Esse é o Topolino, um roedor muito popular nos Estados Unidos e na Europa, onde é chamado minimouse, ou mini-rato em português. Esse pequenino vem ganhando popularidade também aqui no Brasil.

O Topolino é o menor exemplar da espécie dos camundongos medindo aproximadamente 10 cm de comprimento com a cauda e pesando entre 10 e 21 gramas. Seu nome científico Mus musculus.

Cuidados com o Topolino

Como são muito delicados, o ideal é que não sejam manuseados por crianças pequenas, mas sim a partir dos 10 anos. Por ser tão miudinho, é importante que a gaiola escolhida para o animal tenha pouca distância entre as grades, assim não se corre o risco de que ele fuja. Outra opção muito indicada por médicos-veterinários é o uso de recintos de vidro, como aquários.

Ele é normalmente encontrado na cor branca, mas também pode apresentar duas cores, com mesclas de marrom, cinza ou preto. Às vezes encontram-se exemplares albinos.

São animais muito saudáveis, de características físicas padronizadas obtidas ao longo do cruzamento de muitas gerações, na natureza. Há quem diga que a espécie foi criada por cientistas a partir de seleção genética de ratos de laboratório, mas isso é pura fakenews.

Recinto ideal para seu topolino

Da mesma forma que ocorre com a maioria dos roedores, os Topolinos são animais de hábitos noturnos. Por isso, é altamente recomendado que se reserve para eles um espaço, normalmente gaiolas, pois, se forem deixados soltos pela casa, podem se esconder e, assim, desaparecer ou até mesmo fugir por minúsculas frestas.

Para um grupo de até quatro camundongos, indica-se uma gaiola de no mínimo 60 x 40 cm, com escadinha e roda de exercício.

A gaiola pode ser de metal ou de plástico resistente, forrada com substrato próprio para roedores, que vai servir de caminha para o pet. Mas atenção: não se deve usar nunca papel impresso de revistas ou jornais para isso, porque a tinta da impressão pode intoxicar o bichinho.

Como é um animal sociável, o ideal é manter o pet acompanhado. Se não for possível ter dois ou mais Topolinos, tudo bem, ele também vive sozinho numa boa, desde que tenha brinquedinhos, como rodas e prateleiras com rampa, para mantê-lo com uma rotina estimulada.

Evite manter Topolinos fêmeas e machos juntos. Eles procriam em uma velocidade muito alta.

Hábitos e comportamentos

Como é um animal onívoro, a alimentação desse roedor é simples, com ração específica. Esse pequeno roedor pode comer também pedaços pequenos de frutas (menos frutas ácidas) e petiscos para roedores.

Ele gosta de viver em um ambiente tranquilo, silencioso e com temperatura amena. Gosta de interagir com as pessoas, mas sempre de forma calma e carinhosa, evitando assustá-lo. Aos poucos, conforme vai se habituando a ser manuseado constantemente, ele cria laços e passa a interagir bastante com seus tutores.

A procriação desse pet ocorre em gaiolas de maneira bastante fácil. Seu período de gestação é curto, entre 19 e 21 dias, com ninhadas de 3 a 8 filhotes. Evite manter topolinos machos e fêmeas juntos!

O desmame do camundongo filhote pode ocorrer ente o 19º e o 28º dia de vida, sem necessidade de que os tutores complementem sua alimentação. Um Topolino vive em média um ano e sua maturidade sexual ocorre aos 45 dias de vida, aproximadamente.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário