Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Animais onívoros: conheça alguns deles

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
animais onívoros

Você sabe o que é um animal onívoro? É literalmente aquele que come de tudo. A palavra “onívoro” vem do latim e se refere àquele que come tudo – tanto plantas quanto outros animais. Os animais onívoros estão no meio-termo entre os carnívoros, que se alimentam apenas de carne, e os herbívoros, que só comem vegetais. Ou seja, para ser considerado um onívoro, é preciso que a fonte de alimento regular seja tanto animal quanto vegetal.

Por conseguirem comer diversos tipos de alimentos, os onívoros ficam em vantagem na natureza em relação aos outros dois grupos. Isso porque eles têm maior capacidade de adaptação e mais chance de sobrevivência.  

Entre as características dos onívoros está a presença de diferentes tipos de dentes. Essa característica permite ao animal cortar carnes e triturar vegetais, pois estão lá os dentes caninos e incisivos, mais associados aos carnívoros, e também os pré-molares e molares. Além disso, o sistema digestivo é adaptado para processar os diferentes tipos de alimentos. 

O ser humano é um animal onívoro?

Sim! Podemos nos esquecer de vez em quando, mas nós, seres humanos, também somos animais. Aliás, também estamos inclusos no grupo dos onívoros, pois nossa dieta precisa ser composta por nutrientes presentes em alimentos de origem vegetal e animal. 

Mas e os veganos e vegetarianos? Eles ainda precisam das proteínas encontradas na carne, porém, substituem a proteína animal por outros alimentos ou pela reposição de vitaminas. Nesse caso, recomenda-se a orientação de um nutricionista.

Quais sãos os animais onívoros?

Há inúmeros animais onívoros na natureza. Entre os mais conhecidos, estão o cão, o avestruz, os ursos panda e pardo, a gaivota, o morcego, o porco, a barata e algumas espécies de tartarugas.

Que tal conhecer alguns hábitos alimentares desses animais?

Cachorros

Por serem capazes de digerir alimentos de origem animal e vegetal, os nossos melhores amigos estão no grupo de onívoros. O sistema digestivo canino é adaptado para receber carnes, verduras, frutas e cereais. No entanto, não se esqueça: o médico-veterinário é o profissional certo para informar qual é o melhor alimento para o seu bichinho. É ele quem vai te dizer, inclusive, qual é a ração mais adequada para o pet.

Avestruz

A maior ave do planeta não é capaz de voar. No entanto, tem grande habilidade para a corrida: graças às suas pernas fortes, o avestruz é capaz de chegar a incríveis 60 km/h. Ele é uma ave bastante alta e pode medir até 2,4 metros. Seu peso chega a 150 kg. A alimentação do avestruz é composta basicamente por grama, raízes, sementes, insetos e pequenos animais vertebrados e invertebrados. Quando criadas em cativeiro, costumam se alimentar de alfafa.

Ursos

Os ursos são animais onívoros, ou seja, aproveitam todo tipo de alimento que aparece na sua frente. Em ambientes de rios e lagos, podem até pescar! Mas também se alimentam de frutas, se forem abundantes na floresta em que vivem. Os Pandas, muito acostumados a comer bambu, se alimentam ainda de aves e roedores. A exceção é o Urso Polar, que vive em um habitat sem plantas e, por isso, é carnívoro.

Chimpanzé

Primata que se assemelha muito aos seres humanos, o chimpanzé tem a alimentação variada, como nós. Eles costumam comer folhas, sementes, frutas, larvas de insetos e formigas.

Morcego

Único mamífero capaz de voar, o morcego costuma viver em cavernas e se alimenta basicamente de frutas, flores e pequenos insetos. Nada de sangue de humanos, pessoal, fiquem tranquilos! 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário