Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Herbívoros: conheça os bichinhos que só comem plantas

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
animais herbívoros coelho comendo

Pensando em adotar pets herbívoros? Então pode ser legal conhecer um pouco mais sobre estes animais! Uma das formas para entender a vida no planeta é olhando aquilo que se come. Sabemos que os seres vivos se dividem entre três níveis de alimentação: produção, consumo e decomposição. Nós, as hienas e as chinchilas estamos no grupo dos consumidores, mas só as últimas são herbívoras

Herbívoros são animais que só comem plantas. Portanto, por consumirem diretamente a energia e nutrientes que a vida vegetal sintetiza a partir da luz do sol, os herbívoros são chamados de consumidores primários. Se engana, porém, quem disser que os comedores de plantas são todos iguais. Para cada parte da planta há um herbívoro com um organismo adaptado. Continue a leitura para entender.

Tipos de herbívoro

animais herbívoros tartaruga

Imaginemos uma árvore frutífera. Este é um banquete variado para os diversos herbívoros, pois seus frutos podem alimentar morcegos, araras e javalis, por exemplo. O néctar de suas flores são a comida de beija-flores e borboletas. Já o pólen será consumido por abelhas. O tronco por cupins e besouros; a seiva, cigarras e pulgões; as folhas por preguiças; os grãos por pássaros e roedores, etc.

Claro que há aqueles animais que consomem mais de uma parte da planta ou mesmo a planta inteira, mas deu para entender que os herbívoros não são todos iguais. Há os frugívoros, os nectarívoros, os xilófagos e muitos outros. Então, entender a especificidade de cada um deles é fundamental para quem planeja adotar um desses bichinhos como amigo.

Adotando um herbívoro

animais herbívoros iguana

Existem muitos pets herbívoros. Há os mamíferos como coelhos, hamsters e porquinhos-da-índia. Os répteis, lagartos e tartarugas. Além de pássaros, peixes e insetos. Cada um exige um cuidado específico por si só, mas a alimentação, como vimos, é um deles. Por isso não tente alimentar uma tartaruga com troncos de árvore ou um coelho com pólen: pode não dar certo.

Talvez algum desses exemplos fuja um pouco da dieta e mastigue uma coisa ou outra de níveis tróficos superiores, afinal, na hora da fome, um ovo ou algum resto animal pode se tornar uma bela refeição.

No entanto, o dever de todo tutor é dar ao bichinho aquilo que faz o seu organismo funcionar da melhor maneira. Ele é um herbívoro comedor de frutas ou de folhas? De sementes ou de cascas? De flores ou de néctar?

Animais herbívoros não caçam o alimento. Por isso seu comportamento é bastante diferente de outros animais domesticados como cães e gatos. Porém, para quem pensa em adotar um pet herbívoro, a dica é sempre a mesma: amor, carinho e atenção às especificidades. Aqui na Cobasi você encontra produtos e rações para cada tipo de animal. Confira nossa seleção para herbívoros:

Depois dos herbívoros

A transformação da energia solar em matéria complexa continua muito além das plantas e dos herbívoros. A luz traduzida em açúcar e polímeros continua o processo de reconversão através dos consumidores secundários como onívoros e carnívoros até chegar nos decompositores.

É assim que o processo de complexificação química se inscreve no ecossistema terrestre. É um trabalho de enriquecimento dos nutrientes do planeta no qual todo ser vivo participa.

Quer saber mais sobre pets herbívoros? Então confira esses posts no nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário