Jabuti: O que é preciso saber antes de ter um desses em casa

4 de março de 2021

Répteis
Jabuti na grama

O jabuti é um animal muito calmo, dócil e que se adapta facilmente aos ambientes e outros animais. O que acaba fazendo deles ótimos animais de estimação.

Mas antes de adotar um jabuti é importante conhecer um pouco mais sobre os cuidados e seu estilo de vida. Dessa forma fica garantido que ele terá uma vida saudável e muito feliz.

Cuidados necessários para ter um jabuti em casa

Os jabutis são animais que precisam da autorização do IBAMA para viver em cativeiro, ou seja, dentro de um ambiente doméstico. Portanto, é fundamental que o animal seja adquirido em um local de confiança, com nota fiscal e autorização do órgão responsável.

Além disso, os jabutis precisam de um espaço externo para caminhar, portanto o ideal é que este animal viva em casa ou em um apartamento com cobertura, ou com uma grande sacada. 

Também é muito importante selecionar a alimentação adequada para esses animais. Os jabutis são onívoros, eles se alimentam tanto de vegetais quando de pequenos animais. Portanto, é fundamental fornecer a eles ao menos 5% de proteína animal, o resto pode ser frutas e verduras, ou uma ração específica. 

Além disso, eles podem comer ovos cozidos e com casca. As tartarugas, cágados e jabutis necessitam de bastante cálcio e as cascas dos ovos são ricas nesse mineral. E não se esqueça de deixar sempre uma água fresca a vontade para o bichinho.

Habitat e cuidados com a temperatura

coelho e jabuti

Os jabutis filhotes precisam de um terrário que contenha grama, ou outro substrato. Isso serve para que ele não escorregue com facilidade. Além disso, o uso da lâmpada UVB é fundamental para que o animal não fique com falta de vitamina D. 

Já para os jabutis adultos, o terrário pode ser composto por terra argilosa, areia e fibra de coco. Outra dica interessante é plantar verduras que o animal possa comer, como agrião, rúcula ou dente de leão

As rampas, túneis e pontes colaboram para o animal se divertir e se exercitar, evitando que ele fique muito entediado. 

Além disso, é importante cuidar da temperatura. Como eles são animais de sangue frio, precisam se manter constantemente aquecidos dessa forma eles conseguem regular a temperatura do corpo. 

Esses animais precisam viver em um ambiente entre 22° a 30°C, variando entre dia e noite. Para aquece-los é possível adaptar ao terrário uma luz para répteis ou até mesmo as pedras aquecidas.

Jabuti toma banho?

O jabuti não é um animal que necessita de banhos constantes, nem costumam dar muito trabalho neste momento, além disso, ele pode facilmente ser limpo com um pano umedecido. 

O ideal é que os banhos sejam dados no animal apenas em dias quentes e com água morna. No entanto, eles podem adorar entrar na água!

Achou legal este post? Saiba mais sobre cuidados com animais em nosso blog: