Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro para apartamento: dicas para viver melhor

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Dois cachorro para apartamento deitados no sofá

A companhia de um cachorro é tudo de bom, não é mesmo? Além do amor incondicional, eles são fiéis, carinhosos e muito divertidos. Afinal, não é à toa a sua fama de ser o verdadeiro amigo do homem! Nesta postagem, falaremos sobre cachorro para apartamento, pois muitas pessoas ficam com o pé atrás na hora de ter um pet em um local pequeno.

Se você é uma dessas pessoas, pode ficar tranquilo e se preparar para escolher o seu novo parceiro. Isso porque a verdade é que não existe essa de qual o melhor tipo de cachorro para apartamentos, qualquer um pode ser. Para isso, basta avaliar seu comportamento e investir em uma rotina saudável com ele.

Como escolher um cachorro para um apartamento?

Primeiramente, qualquer raça pode se adaptar a qualquer ambiente, porque as características do indivíduo são mais relevantes que sua raça. Inclusive, existe um teste, feito com o cão ainda filhote, que identifica essas características. Assim, procure ajuda de um adestrador para fazer esse teste e escolha o cão mais adequado para o seu perfil.

No entanto, na hora de decidir levar um companheiro pra casa, lembre-se de que, no mesmo momento, será estabelecida uma relação entre os dois. Ou seja, você será o responsável por proporcionar a ele uma vida saudável, com muito amor, carinho e atenção.

Neste processo, alguns fatores precisam ser considerados, como por exemplo:

  • tamanho do pet precisa ser pensando para a dimensão do ambiente;
  • avaliar o seu próprio temperamento e estilo de vida;
  • algumas raças precisam de atividade física regular;
  • o tempo que você deseja dedicar ao seu animal de estimação;
  • A presença de crianças pequenas na família;
  • Alergia à pelos em membros da família;
  • Tendência do cão para latir;
  • Cuidados específicos com a raça.

Então antes mesmo de escolher um cachorro para apto, vale a pena analisar se você pode fornecer ao seu animal tudo o que ele precisa. Pois manter um cão requer muita dedicação com consultas veterinárias, custo de comida, guloseimas, brinquedos e etc.

Mas existe um cachorro ideal para apartamento?

Ao contrário do que muitos pensam, cão para apartamento não é necessariamente aquele de pequeno porte ou miniatura.

Normalmente, o cachorro ideal para esses ambientes é aquele com temperamento mais tranquilo. Contudo, isso não é uma regra, afinal, os cachorros mais agitados – tanto pequenos quanto médios e grandes – também podem viver bem em um apartamento. No entanto, saiba que algumas adaptações devem ser feitas na rotina dele e na sua.

Por isso, não é verdade quando dizem que existem raças de cachorro de apartamento. Muito mais que a raça ou o tamanho, o que define um é a rotina que você oferecerá para ele. Isso mesmo, o bem-estar e a adaptação dependem de você!

O segredo para ter o melhor melhor cachorro para apartamento e oferecer uma vida saudável é a rotina. É preciso entender que os animais têm a energia física, que é muito importante; mas também têm a energia mental, que assim como nos humanos, deve ser bem trabalhada.

Ou seja, embora seja importante levar um cachorro de apartamento para fazer mais passeios, é mais importante ainda manter sua mente ocupada com atividades que exijam mais do seu mental. Por exemplo, uma comida escondida num brinquedo interativo e que ele precise se esforçar para consegui-la. Então, prepare-se para usar a criatividade e entreter o seu cão em casa também!

Brinquedos para cachorro para apartamento

A seguir, confira algumas dicas sobre cachorrinho de apartamento

Passeios diários

Cachorro para apartamento pequeno ou quintal são verdadeiros exploradores, por isso precisam passear para cheirar lugares diferentes, ouvir sons, socializar com outros animais e pessoas. Além disso, essa atividade ajuda na manutenção do peso, no fortalecimento muscular e no gasto de energia.

Portanto, ajuste sua rotina e reserve ao menos um tempo durante a manhã e à noite para essas caminhadas. Isso é fundamental porque cães que passeiam têm mais bem-estar físico e mental, além de serem mais felizes e saudáveis. 

Aproveite esses passeios para trabalhar alguns comandos com o seu cão, movimentando o seu mental e a parte física. Uma ótima dica e que exige muito do cão é reforçar alguns exercícios básicos, como o “senta” e o “fica” na hora de passar por uma porta. Nesse caso, o tutor aplica o avisa, passa primeiro e, depois, chama o cão.

E se tem saída na rua, também tem o uso dos acessórios para passeios. Escolha a coleirapeitoral mais adequados para seu cachorro. Eles devem ficar juntos no corpo para que o animal não consiga fugir, mas também sem apertar ou incomodar.

Nunca esqueça da placa de identificação e do saquinho higiênico. Para facilitar a identificação, muitos médicos-veterinários aplicam um microchip de identificação no animal. Procure a orientação de um especialista para saber mais sobre essa ferramenta.

Brinquedos para cachorro

Mesmo em casa, muitas vezes estamos ocupados e não podemos dar a devida atenção ao pet. Isso é normal, e o importante é encontrar alternativas para entreter seu cãozinho. Além dos tradicionais brinquedos para cachorro, aposte nos brinquedos próprios para enriquecimento ambiental.

Eles são ótimos para atividades lúdicas, em que o pet gasta energia (mental), se diverte, aprende e ainda é recompensado com ração ou petiscos. Além disso, leve em consideração o porte e a raça do animal na hora de escolher o brinquedo. Ele precisa ser resistente e com um tamanho ideal adequado.

Os brinquedos interativos também são ótimas opções para os cachorros que ficam sozinhos. Ao sair de casa, deixe bolinhasossinhos e outros itens disponíveis para seu pet se entreter. Mas quando você estiver em casa, evite deixar todos esses objetos espalhados. Assim, você manterá o interesse do animal por eles.

Dedique um tempo exclusivo para o seu amigo

Todo cachorro é para apartamento
O tutor é responsável por adaptar a rotina para o cachorro viver bem em apartamento

Muito mais do que o espaço onde o pet vive, preocupe-se em dar a atenção suficiente para o seu cachorro. De nada adianta só lembrar apenas quando bater o tédio, por exemplo. Separe algumas horas do seu dia para dar carinho, brincar e passear. Ele vai adorar a atenção e ficará mais tranquilo em um ambiente pequeno.

Para pessoas com rotinas corridas e que não conseguem passar muito tempo com seu animal de estimação, existem algumas soluções, como: consultar um adestrador, deixar seu cão em creches, escolinhas e day care. São locais seguros que oferecem diversas atividades para enriquecer a rotina dos bichinhos. Conheça a Pet Anjo e deixe o seu amigo com os melhores profissionais.

Agora você já sabe que não existe uma raça ou um porte específico de cachorros para apartamento pequeno. Porém, o que realmente importa para um pet viver bem é o tutor adaptar a rotina para as necessidades do cãozinho. Tamanho do espaço reservado para o cão, rotinas de passeio, horas sozinho em casa, método de adestramento, barulho da vizinhança.

Tudo isso influencia e é papel do tutor estar preparado para compensar com uma rotina mais saudável.

Cachorro para apartamento: pode deixar sozinhos?

A vida profissional acelerada, a correria do dia a dia e o estresse tomam muito tempo energia das pessoas. Com isso, muitas vezes, o pet precisa ficar sozinho e sem atenção. Nessas horas, não se esqueça de arrumar passatempos para o pet.

Os brinquedos para cachorro são ótimas opções para entreter. Por exemplo, que tal esconder a ração do cachorro em brinquedos e em alguns lugares da casa? A caçada pelo alimento proporciona distração, aprendizagem e gasto de energia (mental), como já falamos lá em cima.

Outra ideia é investir nas creches para cachorros. Nesse sentido, como já comentamos, esses locais socializam o animal e colaboram para o gasto de energia. São ótimas opções para cães de apartamento e para ajudar o tutor a manter uma rotina saudável para eles.

Viu só como é possível? Você pode preferir raça de cachorro pequeno para apartamento, médias ou grandes, pode optar por um vira-lata e nem ter ideia qual tamanho ele ficará quando crescer. Mas agora já sabe que o mais importante são as características individuais e como você irá conduzir a rotina desse animal. Embarque nessa relação e seja feliz com seu cão!

Cachorros pequenos para apartamento 

Você deve saber ou ouvir relatos de outros tutores sobre cães que podem viver em apartamentos e outros não. De fato, as informações mencionadas fazem muita diferença no vínculo entre tutores e bichinhos, bem como a convivência.

Portanto, se você deseja um novo companheiro para o seu lar e está em dúvida, separamos não os melhores cachorros para apartamento, mas sim os mais comuns. Confira!

  • Chihuahua;
  • Yorkshire Terrier;
  • Spitz Alemão;
  • Poodle;
  • Dachshund;
  • Shih Tzu;
  • Buldogue Francês;
  • Pug;
  • Boston Terrier;
  • Vira-lata.

Mencionamos apenas algumas raças, mas não esqueça que toda a fase de transição deve ser feita de maneira gradual. Em outras palavras, a ambientação é fundamental para o pet se sentir em casa. Procure sempre promover itens específicos para cachorros que ajudam na adaptação.

Queremos saber: você que tem cachorro no seu apartamento, como foi o processo de adaptação? Compartilhe e comente sua experiência com outros tutores.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Vanda disse:

    Bom dia. Como faço para o meu cão fazer as necessidades em apartamento se ele só faz no sanitário próprio desde pequeno ? Posso colocar no banheiro social ou na varanda? Só que a varanda corre risco de molhar qdo chover . Estou em dúvida.

Deixe o seu comentário