Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo?

28 de setembro de 2018

Adestramento de Animais

Muitos tutores se queixam de pets que fazem suas necessidades em lugares errados. O que nem todos sabem é que existem alguns métodos que ajudam a educar o animal para que aprenda onde fazer suas necessidades fisiológicas. Confira abaixo as dicas da veterinária Karine Raile!

Paciência, Carinho e dedicação

O primeiro passo é compreender que os cães precisam de dedicação, carinho e paciência para serem ensinados. Por isso, a dica é criar um local para ser o “banheiro” logo que ele chegar à nova casa. Lembre-se de que esse lugar deve ser diferente do espaço utilizado para oferecer comida e água e da área em que dorme. Um dos métodos mais simples é a utilização do tapete higiênico com gel absorvente semelhante ao utilizado nas fraldas infantis. O recurso também facilita a manutenção da casa, já que é descartável, e ajuda a diminuir odores.

Quando o animal fizer as necessidades no local certo, experimente oferecer recompensas, como biscoitos, ossos ou brinquedos. Com isso, ele se sentirá amado e terá motivação para aprender.

Não dê broncas!

cachorro-fazendo-xixi-no-lugar-certo

Outra recomendação é nunca dar broncas ou colocar o pet de castigo quando fizer as necessidades no lugar errado. Punições podem levá-lo a criar associações erradas, como fazer as necessidades fisiológicas quando quiser chamar atenção do tutor. Ele também pode ficar com medo e escolher um local escondido para usar como “banheiro”. Tenha cuidado ainda com o produto escolhido para limpar a área. Produtos à base de amônia estimulam o olfato do cachorro e facilitam a identificação, por isso, devem ser utilizados apenas no local correto para as necessidades. Nos demais, o cheiro pode ser eliminado com produtos específicos de uso veterinário.

Limpeza da área

Tenha cuidado ainda com o produto escolhido para limpar a área. Produtos à base de amônia estimulam o olfato do cachorro e facilitam a identificação, por isso, devem ser utilizados apenas no local correto para as necessidades. Nos demais, o cheiro pode ser eliminado com produtos específicos de uso veterinário. Preste atenção em filhotes e cães idosos, pois apresentam dificuldade para controlar a vontade de fazer as necessidades fisiológicas. Por isso, é comum que errem o local do “banheiro” de vez em quando. Esses erros, no entanto, não podem ser frequentes. Caso se torne um hábito, será preciso trocar imediatamente o método e consultar um médico veterinário.

Dicas práticas para ensinar seu pet a fazer xixi no lugar certo

  • Escolha locais diferentes para o cão dormir, comer e fazer as suas necessidades fisiológicas.
  • Troque o tapete higiênico para que a área fique sempre limpa.
  • Nunca limpe as necessidades feitas no local errado na frente do animal, pois ele pode associá-las como uma forma de chamar a atenção do tutor. A higiene nesses espaços deve ser feita com produtos enzimáticos que retiram o odor.
  • Crie horários fixos para alimentar o pet, assim, conseguirá regular o período das necessidades fisiológicas.
  • Preste atenção em filhotes e cães idosos, pois apresentam dificuldade para controlar a vontade de fazer as necessidades fisiológicas. Por isso, é comum que errem o local do “banheiro” de vez em quando. Esses erros, no entanto, não podem ser frequentes. Caso se torne um hábito, será preciso trocar imediatamente o método e consultar um médico veterinário.
  • Ofereça recompensas (petiscos e brinquedos) sempre que o animal acertar o local para que se sinta estimulado a repetir a ação.
  • Evite dar broncas, deixá-lo de castigo e usar o nome dele como repreensão. Essas atitudes podem fazer com que se sinta ameaçado.
  • Não esfregue o focinho do cão no xixi, isso só o deixará mais confuso.
  • Dê um nome para a atividade, como “ir ao banheiro”, para ajudá-lo a assimilar o comando.