Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo?

28 de setembro de 2018

Adestramento de Animais
cachorro fazendo xixi no lugar certo

Nenhum tutor gosta de quando os pets fazem suas necessidades em lugares errados. O que nem todos sabem é que existem alguns métodos que ajudam a educar o animal para que ele aprenda a fazer xixi no lugar certo.

Confira abaixo as dicas da veterinária Karine Raile!

Paciência, carinho e dedicação

O primeiro passo para o cachorro fazer xixi no lugar certo é compreender que eles precisam de dedicação, carinho e paciência para serem ensinados. Por isso, seu treinamento deve ser baseado na repetição e no reforço positivo. 

O pet pode não fazer xixi no lugar certo nas primeiras vezes, mas não desista. Leia as dicas a seguir para saber como ensiná-lo.

Xixi no lugar certo

Para iniciar,  defina um local para ser o “banheiro” logo que ele chegar à nova casa. Lembre-se de que esse lugar deve ser diferente do espaço utilizado para oferecer comida e água e da área onde ele dorme.

Um dos métodos mais simples e eficientes é a utilização do tapete higiênico com gel absorvente, semelhante ao utilizado nas fraldas infantis. O recurso também facilita a manutenção da casa, já que é descartável, ajuda a diminuir odores e a higienização do local.

Quando o animal fizer o xixi no lugar certo, experimente oferecer recompensas, como biscoitos, ossos ou brinquedos. Com isso, ele entenderá que fez a coisa certa e terá motivação para aprender.

Não dê broncas!

Filhote fazendo xixi no lugar certo

Outra recomendação é nunca dar broncas ou colocar o pet de castigo quando fizer as necessidades no lugar errado. Punições podem levá-lo a criar associações erradas, como fazer as necessidades fisiológicas quando quiser chamar atenção do tutor. Ele também pode ficar com medo e escolher um local escondido para usar como “banheiro”. 

Recompensar o bom comportamento é muito mais efetivo para o aprendizado do que penalizar atitudes erradas. Por isso, se o pet fizer as necessidades no lugar errado, ignore e espere que ele saia do ambiente para limpar. Assim ele não associará o xixi à atenção reservada à limpeza.

No entanto, quando ele fizer xixi ou coco no lugar certo, pode festejar! Carinho, petiscos e brinquedos são bem-vindos! 

Tenha cuidado ainda com o produto escolhido para limpar a área. Produtos à base de amônia estimulam o olfato do cachorro e facilitam a identificação, por isso, devem ser utilizados apenas no local correto para as necessidades. Nos demais, o cheiro pode ser eliminado com produtos específicos de uso veterinário.

Limpeza da área

Tenha cuidado ainda com o produto escolhido para limpar a área. Produtos à base de amônia estimulam o olfato do cachorro e facilitam a identificação, por isso, devem ser utilizados apenas no local correto para as necessidades.

Nos demais, o cheiro pode ser eliminado com produtos específicos de uso veterinário. Preste atenção em filhotes e cães idosos, pois apresentam dificuldade para controlar a vontade de fazer as necessidades fisiológicas. Por isso, é comum que errem o local do “banheiro” de vez em quando. Esses erros, no entanto, não podem ser frequentes. Caso se torne um hábito, será preciso trocar imediatamente o método e consultar um médico veterinário.

Dicas para ensinar seu pet a fazer xixi no lugar certo

cachorro fazendo xixi
Dar broncas não é efetivo. Aposte em recompensar comportamentos corretos.
  • Escolha locais diferentes para o cão dormir, comer e fazer xixi.
  • Troque o tapete higiênico com frequência para que a área fique sempre limpa.
  • Nunca limpe as necessidades feitas no local errado na frente do animal, pois ele pode associar a ação como uma forma de chamar a atenção do tutor. A higiene nesses espaços deve ser feita com produtos enzimáticos que retiram o odor.
  • Crie horários fixos para alimentar o pet, assim, conseguirá regular também o período da urina e das fezes.
  • Preste atenção em filhotes e cães idosos, pois apresentam dificuldade para controlar a vontade de fazer as necessidades fisiológicas. Por isso, é comum que errem o local do “banheiro” de vez em quando. Esses erros, no entanto, não podem ser frequentes. Caso se torne um hábito, será preciso trocar imediatamente o método e consultar um médico veterinário.
  • Ofereça recompensas (petiscos e brinquedos) sempre que o animal acertar o local para que se sinta estimulado a repetir a ação.
  • Evite dar broncas, deixá-lo de castigo e usar o nome dele como repreensão. Essas atitudes podem fazer com que se sinta ameaçado.
  • Não esfregue o focinho do cão no xixi, isso só o deixará mais confuso.
  • Dê um nome para a atividade, como “ir ao banheiro”, para ajudá-lo a assimilar o comando.

Gostou das dicas? Conte para nós se o treinamento para fazer xixi no lugar certo deu resultado.

Separamos mais alguns conteúdos sobre cães para você: