Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como ensinar filhote de cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como ensinar filhote de cachorro fazer necessidades no lugar certo

Um tutor procura logo de primeira como ensinar filhote de cachorro fazer necessidades no lugar certo. Isso porque ninguém gosta de encontrar xixi ou cocô no quarto, na sala ou em qualquer lugar que não seja o tapetinho higiênico do pet, não é mesmo?!

O funcionamento do aprendizado dos cães não é tão diferente do nosso, mas existem alguns métodos de como fazer o cachorro fazer as necessidades no lugar certo que fazem toda a diferença. Então vem com a gente aprender de uma vez por todas como acontece com os pequenos!

Como ensinar filhote de cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

O primeiro passo é entender como funciona o processo de aprendizado e de escolhas desses peludinhos. Então vem entender como os pets aprendem antes de descobrir como ensinar o cachorro filhote a fazer suas necessidades no lugar certo.

Para começar, broncas e castigos podem ensinar os cães, mas também causam traumas e geram comportamentos inadequados. A forma mais efetiva de ensinar um cachorro é reforçando os comportamentos corretos. Mais adiante falaremos sobre isso! Agora, vamos entender como eles aprendem sozinhos.

Imagine que, ao chegar na sua casa, o animal não sabia onde fazer o xixi e o cocô. Da mesma forma que ele não sabe onde dormir e onde se alimentar. O local do almoço é fácil, já que você coloca a ração no comedouro. Já as outras duas necessidades fisiológicas do pet são um pouco mais complicadas.

É nessa hora que os instintos afloram e guiam o animal. Ele está com sono? Então vai procurar um lugar quentinho e protegido para descansar. A caminha para cachorro faz esse papel muito bem.

E quando o pet está com vontade de fazer xixi? Instintivamente, os cães urinam e defecam em locais com alto poder de absorção para não deixar rastros. Outro comportamento feito na natureza é a demarcação de território, em que os animais urinam, mas desta vez para impregnar o seu odor.

Ao chegar ao novo lar, o animal pode usar qualquer lugar altamente absorvente para fazer as necessidades, como tapetes, camas, sofás, carpetes e vários outros itens que vão causar a maior dor de cabeça no tutor.

Tapete higiênico: artigo de higiene para o seu pet

O item é altamente absorvente e, por isso, atrai o animal quando ele está com vontade de urinar ou defecar. Mas por que ele vai escolher o tapetinho e não o tapete da sala?

Os fabricantes não deixam nada passar e, usando o instinto dos cães a seu favor, adicionam atrativos caninos no tapete higiênico. São odores que apenas o nariz sensível dos cães é capaz de identificar e que dizem “aqui é o local para você fazer as necessidades”. Parece fantástico, não é?! E também é muito eficaz!

Agora que você já sabe como os cães escolhem o local para fazer as necessidades e como funciona o produto, é hora de aprender como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no tapete higiênico.

Como ensinar filhote de cachorro a fazer necessidades no lugar certo do tapete?

como ensinar filhote de cachorro fazer necessidades no lugar certo do tapete higiênico

O produto por si só já é chamativo para o pet, mas, a fim busca de acelerar o aprendizado dele, você pode colaborar de algumas formas.

O ideal é, ao menos no início, deixar mais de um tapete disponível no chão, assim você aumentará a área de absorção. Aos poucos o seu amigo vai entender o espaço disponível e, conforme ele acerta, você retira os demais.

Em conjunto, é possível investir em educadores sanitários. A técnica é pra lá de positiva e ajuda o bichinho a entender onde é o local das necessidades por conta do cheiro atrativo.

Dicas para ensinar seu pet a fazer xixi no lugar certo

Agora que você já sabe quais são as regras com um filhote, vale dar um passo a mais e já ficar de olho nas melhores práticas de higiene pet, independentemente da idade do seu amigo. Dá uma olhada!

  • Escolha locais diferentes para o cão dormir, comer e fazer xixi.
  • Troque o tapete higiênico com frequência para que a área fique sempre limpa.
  • Nunca limpe as necessidades feitas no local errado na frente do animal, pois ele pode associar a ação como uma forma de chamar a atenção do tutor.
  • A higiene nesses espaços deve ser feita com produtos enzimáticos, que retiram o odor.
  • Crie horários fixos para alimentar o pet, assim conseguirá regular também o período da urina e das fezes.
  • Não esfregue o focinho do cão no xixi, isso só o deixará mais confuso.
  • Dê um nome para a atividade, como “ir ao banheiro”, para ajudá-lo a assimilar o comando.

Gostou das dicas de como ensinar filhote de cachorro fazer necessidades no lugar certo? Conte para nós se o treinamento para fazer xixi e cocô no lugar correto deu resultado. Separamos mais alguns conteúdos sobre cães para você treinar o seu pet:


Ensinar o seu cão a fazer as necessidades no lugar certo nem sempre é uma tarefa fácil, com isso preparamos um vídeo que pode te auxiliar neste processo de ensinamentos!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Cristiano disse:

    Olá pessoal, tenho um cachorro da Raça Poodle, ele já tem apróximadamente 10 anos. E sempre fez as necessidades nos locais errados na maioria das vezes, com o uso do tapete higiênico ele chegou a fazer as necessidades no tapete higiênico por um bom tempo, depois voltou a fazer as necessidades em locais errados, e como o Xixi dá mais trabalho em relação a limpeza, optei por fraudas, para evitar maiores sugeiras principalmente toda vez que sair de casa. Minha pergunta é, mesmo que ele já tenha a idade atual é possível adestrá-lo para que possa entender e aprender a fazer as necessidades em apenas um local específico? Se sim, como proceder?

    Obrigado!

  2. Clarice krohn disse:

    E qdo o filhote acha graça em destruir o tapete higiênico?
    Estou com este problema. 2 cadelinhas que fazem as necessidades em qualquer lugar e assim que avistam o tapete, imediatamente destroem em farelos.
    Qdo saem para passear, não fazem nada na rua. Basta entrar no prédio e já começam.
    Meu sofá roeram tudo por baixo as espumas. Estou desesperada.

  3. Priscila soares da silveira disse:

    Adotei um filhote e até hj ele não faz as necessidades no lugar certo. Eu moro em ap alugado que o piso é laminado e aonde ele faz as necessidades o piso está inchando. Estou desesperada! Levamos ele pra passear ele não faz xixi fora de casa, o que eu faço???

    • Cobasi disse:

      Olá, Priscila. Como vai? Alguns pets têm mais dificuldade em aprender a usar o tapete higiênico, mas se seguir as orientações e ter paciência ele aprende. Um adestrador pode ajudar nesse processo.

  4. Fernando disse:

    Ótimos conselhos

  5. Liliana disse:

    Boa tarde

    Adoptei um Yorkshire ele tem 10meses.
    Vou a rua com ele e ele não faz quando chego em casa ele faz o que devo fazer?
    Eu coloco o tapete dele e ele rói e não faz.
    Estou desesperada.

Deixe o seu comentário