Coelho de estimação: como cuidar do pet

6 de outubro de 2020

Roedores
coelho de estimação

Para que adora animais, mas quer fugir do tradicional cachorro e gato, ter um coelho de estimação pode ser uma opção interessante. Eles são animais dóceis, carinhosos, inteligentes e não fazem muito barulho, o que é ótimo para quem mora em apartamento.

Mas antes de adotar um coelhinho, é muito importante conhecer mais sobre os hábitos deste animal e saber qual o jeito certo de cuidar desse bichinho. 

Cuidar de um coelho de estimação?

Muita gente associa o coelho de estimação aos filmes e desenhos, que passam o dia roendo coisas, só se alimenta de cenoura, mas será que eles são assim mesmo? Na realidade, a alimentação desses pets são um pouquinho mais complexas do que imaginamos. 

É claro que os coelhos comem cenoura se oferecermos, no entanto, eles não vivem apenas desse vegetal. A cenoura, assim como brinquedos e petiscos, serve para desgastar os dentes do coelho, que continua crescendo ao decorrer de sua vida. Dessa forma, é necessário que ele passe um certo tempo roendo alguma coisa. Além do mais, roer é uma grande distração para ele. 

Contudo, a alimentação do coelho de estimação não se dá apenas por cenoura. Esse animal pode ter uma dieta bastante variada. De acordo com Tiago Calil, o biólogo da Educação Corporativa da Cobasi, a ração para coelho deve ser a base de sua dieta, ou seja, a maior parte dela.

“Por se tratar de um animal estritamente herbívoro, sua alimentação deverá ser rica em fibras. As antigas rações tinham como base a alimentação de animais destinados ao abate, porém, as fórmulas atuais encontradas na Cobasi são completas para a nutrição do pet”, completa o biólogo.

Além disso, também podem ser oferecidas frutas, legumes e verduras. No entanto é preciso atenção na hora de oferecer as verduras, afinal, algumas delas podem desestabilizar a flora intestinal do coelho. Nesse caso, é sempre melhor oferecer as verduras de cores escuras

“É difícil estipular em porcentagens a alimentação do coelho, já que a ração ficará disponível ao animal. De forma geral a recomendação é, deixar a ração e o feno 100% disponíveis ao animal diariamente. Hortaliças como repolho, couve, cenoura com folhagem, espinafre podem ser dadas 3 vezes por semana. Já as frutas devem ser fornecidas esporadicamente em pequenas quantidades, como petisco”, completa o biólogo Thiago Calil. 

O coelho filhote pode ingerir bastante feno, tanto de alfafa quanto de grama, esses alimentos possuem uma boa quantidade de nutrientes e cálcio. Porém, o filhote de coelho deve parar de ingerir feno e se acostumar com o leite a partir da terceira semana de idade.

Além disso, ao adotar um coelho, é muito importante garantir que ele tenha um lugar confortável para viver. A melhor forma de fazer isso é preparar uma gaiola para coelho com granulado higiênico, bebedouro e comedouro.

Além disso, esses animais são muito ativos e brincalhões, portanto, não se esqueça de oferecer um brinquedo para coelho, pode ser uma pelúcia, um objeto para roer ou até mesmo uma bolinha. Essas atividades são fundamentais para a qualidade de vida do coelho.

Como escolher gaiola para o coelho de estimação?

A melhor forma de escolher uma gaiola para coelho, é buscar por alguma coisa compatível com o tamanho do seu pet. Ou seja, para que a gaiola de coelho seja confortável, ela deve ter um tamanho capaz de acomodar ao menos quatro saltos. 

Além disso, para quem cogita deixar o coelho mais solto, o ideal é fazer o uso do cercado para coelho de estimação, no entanto é preciso ter atenção, uma vez que as grades devem ser altas para que o coelho não escape ao saltar. 

Ao deixar o coelho no cercado é preciso de atenção, uma vez que ele salte para fora, pode acabar se machucando ou até mesmo se ferindo ao tentar brincar com objetos desconhecidos. Portanto, deixe o coelho no cercado apenas com supervisão

Conheça algumas espécies de coelho de estimação

É quase impossível ver uma foto de coelho e não desejar esse animalzinho tão fofo. Porém, o que muita gente não sabe, é que assim como os cães e gatos, também existem raças de coelhos e é muito bom conhecer as principais antes de escolher qual o melhor para a sua casa. 

Coelho anão

Também conhecido como mini coelho, essa é originária da Holanda. O pet pode pesar até 2kg quando adulto

Coelho Mini lop

Ele também é chamado de mini coelho, podendo pesar de 1 a 3kg. Essa raça é proveniente da Alemanha e é bem famosa entre os amantes dos mini coelhos.

Coelho Angorá

É uma das raças de coelho de estimação mais famosas do mundo, criada na Turquia, esses coelhos podem pesar até 3kg. São bem mais peludos que as outras espécies, um dos motivos que despertava o interesse da população durante o século XVIII.

Coelho Gigante de Flandres e Gigante de Bouscad

Essas são duas raças de coelho gigante, esses coelhos podem pesar de 5kg a 8 kg. Embora eles sejam maiores que os outros, são animais bem calmos e tranquilos, porém, exigem uma adaptação desde filhotes. 

Gostou desse post? Leia mais sobre outros pets em nosso blog: