Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho Angorá: uma das raças mais famosas e raras

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho angorá

Você também é apaixonado por coelhinhos? Então, você precisa conhecer o coelho angorá, uma das raças mais famosas e raras. Ele é um animal dócil, tranquilo e conhecido por sua pelagem longa e macia. Venha com a gente e saiba tudo sobre esse lindo bichinho. 

Tudo o que você precisa saber sobre o coelho angorá

Ficou interessado em conhecer o coelho angorá? A seguir, preparamos um guia completo com a origem, características, pelagem e todas as curiosidades em torno desse animal!

Qual é a origem do coelho angorá?

De origem Turca, a raça Angorá foi desenvolvida com o objetivo de fornecer lã para roupas e outros tecidos. Mas, em meados do século XVIII, por conta da sua beleza e comportamento, o coelho rapidamente passou a ser criado como animal de estimação, pela nobreza francesa.

Com o aumento da sua popularidade, o coelho angorá foi introduzido, primeiramente na Europa, para posteriormente ser conhecido no mundo inteiro. Nos Estados Unidos, o pet chegou no século XX.

Coelho Angorá – Características

Também conhecido como coelho de Angorá, o pet tem como principal característica seu pelo longo, volumoso, fino, sedoso e brilhante. Sendo responsável por dar esse aspecto redondo e fofo. 

Por exemplo, no Mini Coelho Angorá – que pode pesar até 2kg – o seu pelo pode chegar até 10cm em todo o corpo, inclusive nas orelhas. Inclusive, vale ressaltar que o pelo desses animais pode crescer continuamente. 

A cor do pelo dos coelhos Angorá mais comum é o branco. Porém, existem outras variações com as tonalidades cinza, canela, creme ou marrom.

A cor dos olhos costuma seguir a da pelagem, assim como as unhas. Nas espécies brancas, os olhos podem variar para as tonalidades róseas ou avermelhadas.

Com uma cabeça proporcional ao corpo e traços fortes e arredondados, a raça Angorá possui um tronco cilíndrico. Mas, a sua musculatura é pouco desenvolvida, além das orelhas curtas e eretas, em formato de “V”. 

coelho angorá
Muito apreciado pela seus longos pelos, o coelho Angorá tem uma versão gigante e uma versão mini.

Se somente com essas informações você já está pensando em adotar um coelho Angorá, aqui vai outra curiosidade sobre ele.

Ao longo da história e cada vez mais presente em novos países e regiões, o Angorá passou por diferentes cruzamentos. Desta forma, de acordo com a ARBA (American Rabbit Breeding Association) existem quatro variedades do coelho Angorá: 

  • Angorá Francês (variedade de tamanho médio, pesando entre 4 e 5kg na idade adulta);
  • Angorá Inglês (é a menor variedade, costuma pesar entre 2,5 e 4kg na idade adulta);
  • Angorá Gigante (é a maior variedade da raça, pesando não menos que 4,5kg e chegando a 6kg) 
  • Angorá Cetim (seu tamanho é médio, pesando cerca de 4kg na idade adulta).

Todos os tipos de coelho angorá dispõem de pelo farto, com alguns pequenos detalhes que os diferenciam, como a cor, volume e textura.

Coelho Angorá – Comportamento

São animais muito calmos e dóceis. Seu comportamento tranquilo o coloca como uma das melhores raças para famílias com crianças. Mas, como sempre destacamos: coelho não é brinquedo.

Para criá-los é preciso conhecer todas as necessidades e cuidados que eles exigem.

Como cuidar de um coelho angorá?

Diferente do coelho normal, o Angorá precisa de mais cuidados particulares, começando pela sua pelagem.

Por exemplo, só de olhar para fotos você já se encantou com o coelho Angorá? Imagina uma criança! 

Com sua aparência semelhante a um bichinho de pelúcia por seu excesso de pelo, é normal que esse pet atraia mais a atenção de crianças. Por isso, é necessário ter um cuidado com pessoas próximas a ele para que não machuque o animal.

Além disso, é importante que o tutor do pet escove o pelo regularmente, utilizando um pente especial que não machuque o animal. Também, é recomendável fazer uma tosquia (época própria para cortar o pelo) a cada três meses. 

coelho angorá tamanho

Também é necessário que os pelos do seu coelho fiquem sempre limpos e desembaraçados. Dessa forma, sempre higienize locais que acumulam mais sujeira, como face e patas. Banhos só devem ser feitos com validação do veterinário. 

Outro cuidado importante é com a gaiola. Este é outro investimento que o tutor deve ter. Se você quiser evitar o atrofiamento dos músculos do pet, é recomendável que ele tenha uma gaiola grande e espaçosa, além de possuir granulado higiênico na sua base.

Os dentes também merecem atenção do tutor. Alimentos bastante fibrosos e feno são soluções ideais para ajudar no desgaste dos dentes, de forma natural e saudável.

O que o coelho angorá come?

A alimentação deve ser feita de maneira correta para que seu pet tenha o pelo brilhante e sedoso. Normalmente, coelhos costumam se alimentar de feno, o que ajuda a evitar problemas intestinais.

Porém, se você quiser variar mais na alimentação do seu pet, pode optar por pequenos pedaços de legumes, frutas ou verduras, de 2 a 3 vezes por semana. Com esses alimentos, acrescentados com ração especial, seu coelho se desenvolverá muito mais forte.

A hidratação também deve ter atenção. Por isso, sempre deixe água fresca e limpa na gaiola do animal.

Essas são dicas importantes de cuidados, mas lembre-se de consultar um médico-veterinário para definir a rotina alimentar, de higiene, bem-estar, entre outras orientações. 

Se estiver precisando de ajuda, na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para coelhos: ração, feno, gaiolas, acessórios e muito mais.

Curiosidades sobre o Coelho Angorá

  • Com cuidado e boa alimentação, o coelho Angorá pode atingir até 20cm de comprimento dos seus pelos;
  • Os pelos desse tipo de coelho são mais valorizados no mercado de lã do que o de carneiro, graças ao seu maior índice de impermeabilidade e menor peso;
  • Durante o século XVIII, a nobreza francesa costumava ter coelhos de Angorá como animais de estimação.

Quantos anos vive um coelho angorá?

Em média, o coelho angorá pode viver de 6 a 12 anos.

Quantos filhotes um coelho angorá pode ter de uma vez?

Em uma ninhada, a fêmea do coelho pode gerar de 3 a 12 filhotes. Por ano, o casal desse tipo de coelho pode ter de 3 a 6 ninhadas.

coelho angorá preto

E aí, gostou de saber mais sobre esse animal fofo e dócil? Mas é importante ressaltar que o coelho Angorá exige tempo e dedicação do seu tutor para estar sempre saudável e bonito, além, é claro, de receber muito amor e carinho. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário