Coelho Angorá: Conheça esse animal peludo

Compartilhar:


coelho angorá

Ter um animal de estimação é tudo de bom, ainda mais se for um animal não tão habitual. Um coelho pode ser uma boa opção por ser um pet silencioso e fofo. Mas para quem busca um bichinho ainda mais diferente para chamar de seu, vai adorar conhecer o coelho Angorá.

De origem turca, esse coelho doméstico se destaca pela grande quantidade e comprimento de pelo em seu corpo, o deixando com um aspecto chamativo. Antes de mais nada, o coelho Angorá possui uma personalidade dócil e equilibrada, combinando e muito com sua aparência fofa.

Ficou interessado? Então acompanhe este artigo que você pode descobrir mais sobre o coelho Angorá e as curiosidades em torno desse animal!

Características do coelho Angorá

É claro que a primeira coisa a se destacar neste tipo de coelho é a sua pelagem. O coelho Angorá, ou coelho de Angorá, como também pode ser chamado, possui como principal característica seu pelo longo, fino, sedoso e brilhante.

Sendo responsáveis por dar esse aspecto redondo ao coelho Angorá, o pelo também pode ser comercializado no mercado de lã.

Com uma cabeça proporcional ao corpo e traços fortes e arredondados, o coelho Angorá possui um tronco cilíndrico, mas sua musculatura é pouco desenvolvida, além das orelhas curtas e eretas, em formato de “V”. 

Ele pode ser encontrado nas tonalidades cinza, canela, creme, marrom ou branca. A cor dos olhos costuma seguir a da pelagem, assim como as unhas. Mas nas espécies brancas, os olhos podem variar para as tonalidades róseas ou avermelhadas.

Se somente com essas informações você já está pensando em adotar um coelho Angorá, aqui vai outra curiosidade sobre ele. Esse tipo de coelho possui quatro variações:

– O coelho Angorá Inglês, que é a menor variedade, podendo chegar ao peso máximo de 4 kg;

– Com um tamanho médio, o Coelho Angorá Francês, pode pesar de 4 a 5 kg;

Coelho Angorá Gigante, o maior de todos eles, com um peso máximo de até 6 kg;

– De tamanho médio, temos o coelho Angorá Cetim, pesando até 4 kg.

Em uma ninhada, a fêmea do coelho Angorá pode gerar de 3 a 12 filhotes. Por ano, o casal desse tipo de coelho pode ter de 3 a 6 ninhadas por ano.

Cuidados necessários

Com sua aparência semelhante a um animal de pelúcia por seu excesso de pelo, é normal que esse pet atraia mais a atenção de crianças. Por isso, é necessário ter um cuidado com pessoas próximas a ele para que não machuque o animal.

Agora, só de olhar para fotos você já se encantou com o coelho Angorá, é preciso saber de algumas informações importantes para cuidar bem dele e garantir o bem estar dele.

Diferente do coelho normal, o coelho Angorá precisa de mais cuidados particulares, começando pela sua pelagem.

É importante que o tutor desse pet escove seu  pelo ao menos uma vez por semana, utilizando um pente especial que não machuque o animal, mas que atinja a base de implantação. Com isso, é recomendável fazer uma tosquia a cada três meses. 

Também é necessário que os pelos do seu coelho fiquem sempre limpos e desembaraçados. Dessa forma, apenas higienize locais que acumulam mais sujeira, como face e patas. Banhos só devem ser feitos apenas três vezes ao ano com água morna.

A gaiola para esse pet é outro investimento que o tutor deve ter. Se você quiser evitar o atrofiamento dos músculos do pet, é recomendável que ele tenha uma gaiola grande e espaçosa, além de possuir granulado higiênico na sua base.

Os dentes e unhas do animal também merecem atenção do tutor para que se desenvolvam bem. Brinquedos para seu coelho são um bom investimento para que ele possa utilizar mais essas partes.

Cuidando da alimentação

coelho angorá

A alimentação deve ser feita de maneira correta para que seu pet tenha o pelo brilhante e sedoso. Normalmente, coelhos costumam se alimentar de feno, o que ajuda a evitar problemas intestinais.

Porém se você quiser variar mais na alimentação do seu pet, pode optar por pequenos pedaços de legumes, frutas ou verduras, de 2 a 3 vezes por semana. Com esses alimentos, acrescentados com ração especial, seu coelho se desenvolverá muito mais forte.

A hidratação também deve ter atenção. Por isso, sempre deixe água fresca e limpa na gaiola do animal.

Curiosidades em torno do coelho Angorá

  • O coelho Angorá pode atingir até 20 cm de comprimento dos seus pelos com todos os cuidados e boa alimentação;
  • Os pelos desse tipo de coelho são mais valorizados no mercado de lã do que de carneiro pelo seu maior índice de impermeabilidade e menor peso;
  • Durante o século XVIII, a nobreza francesa costumava ter coelhos de Angorá como animais de estimação.

E aí, gostou de saber mais sobre esse animal fofo e dócil? Mas é importante ressaltar que o coelho Angorá exige tempo e dedicação do seu tutor para sempre estar saudável e bonito, além, é claro, de receber muito amor e carinho. 

Assim, não esqueça que ao adotar, o tutor deve ter ciência dos cuidados necessários como boa alimentação, limpeza e hidratação com seu pet. Dessa forma, esse é um preço bom a se pagar para ter ao seu lado um bichinho fofo e muito dócil.

Se você quiser saber mais sobre coelhos e os cuidados necessários para se ter com eles, acesse os outros artigos que trazem mais curiosidades e informações sobre esses animais:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário