O que o coelho come?

1 de março de 2021

Coelho, Outros animais
o que um coelho come

Pode até ser que o Pernalonga seja apaixonado por cenouras, mas os alimentos que um coelho come vão bem além. Para explorar esta parte tão importante da vida do bichinho, convidamos uma especialista no assunto, a bióloga da Educação Corporativa da Cobasi, Rayane Henriques.

Descubra o que o coelho come, e mais, quais os principais cuidados que você precisa ter com a saúde do seu amigo orelhudo.

Alimentos que um coelho come

Uma das preocupações constantes com a alimentação do bichinho é entender qual a base da dieta de um bichinho como o coelho, desta forma fica mais fácil prevenir problemas estomacais, intestinais e o crescimento desenfreado dos dentes.

A alimentação deve ser 60% à base de feno e gramínea, da qual deve estar sempre à disposição e ajudam no desgaste dos dentes. Além de 20% legumes e verduras de folhagens escuras, como couve, almeirão, rúcula, ramagem de cenoura e beterraba, jiló, pepino”, explica a bióloga.

Ainda sobra espaço para outros alimentos, que mesmo em menor quantidade, auxiliam no desenvolvimento e manutenção do organismo do coelho. A especialista Rayane também fala sobre o consumo de ração para coelho, esta deve ser oferecida de acordo com a quantidade indicada na própria embalagem do fabricante.

Petiscos que o coelho come

E não menos importante, temos os petiscos, pequenos agrados que você pode oferecer para o bichinho em momentos de lazer e brincadeiras. Porém, a bióloga ressalta que o volume não deve passar de 4% e a recomendação é de priorizar frutas em pequenos pedaços, como amora, pera, maçã, banana e mamão. Por fim, 1% é destinado a biscoitos e outras guloseimas de pet shops.

O que não pode dar para coelho?

alimentos que um coelho come

Outra informação básica para quem tem este pet é saber o que o coelho não pode comer. Disso isso, de todos os alimentos que citamos acima, o ideal é retirar as sementes e também o caroço e balancear o açúcar. Além disso, um coelho come só em pequenas porções.

Determinados alimentos são danosos para a saúde do bichinho, sendo assim, risque da sua lista opções como inhame, batata, graviola, damasco, pêssego, embutidos e queijos.

Se a sua casa tem quintal ou várias plantas, saiba que um coelho pode ter intoxicação ao ingerir algumas espécies, entre elas, samambaias, papoilas, hortelãs e hera. Por isso, a é manter as plantinhas longe do animal ou fora do seu alcance, combinado?

Importância de um veterinário de confiança

A presença de um profissional especialista em animais exóticos é fundamental na vida de quem tem um coelho. Afinal, imagina só se o coelho come algo que não devia? Pois é, nessas horas o veterinário que vai ajudar a garantir que a saúde do seu bichinho não seja prejudicada, e se necessário, iniciar um tratamento ou desintoxicação.

Os coelhos são pets calmos e engraçadinhos, sem contar que não é difícil se organizar para criar uma dieta balanceada para o seu amigo. Agora que você sabe que um coelho come alimentos fáceis, como feno e gramíneas, basta balancear os petiscos no dia a dia para não acabar com um coelho fofinho em casa.

Que tal saber mais sobre coelhos no nosso blog? Confira os conteúdos que separamos para você: