Feno para coelhos: o que é e sua importância na alimentação do pet

3 de novembro de 2020

Roedores, Saúde e Cuidados
Coelho comendo feno

O coelho é uma criaturinha brincalhona e enérgica. Além de um petisco adorado por eles, o feno também faz muito bem para a saúde! Por ser herbívoro, este mamífero adora frutas, verduras, mas outro ingrediente importante na alimentação do coelho é o feno. Vamos te explicar sua importância e como ele atua no dia a dia e bem-estar do animal.

O que é o feno?

Rico em fibras, o feno é um “mato” que mescla ervas frescas, um mix de gramíneas e leguminosas. Ele é seco no processo de fenação. 

Há variedades que incluem aromas e sabores, o que acaba sendo uma diversão para o coelho. O feno também é uma oportunidade para o coelho se divertir e distrair.

Qual a diferença entre feno e capim?

O capim é, basicamente, mato verde sem o processo de desidratação. Já o feno passa pelo processo de desidratação e possui entre 10 e 20% de água. A qualidade do capim usado para o processo de desidratação define o resultado final, principalmente na alimentação dos coelhos.

O que é feno para coelhos?

Quando os tutores se perguntam que tipo de feno para coelhos é o melhor, sugerimos um de qualidade que por encontrado em nosso site ou em uma das nossas mais de 100 lojas.

Uma dica é deixar o pet escolher! Ofereça as variedades e deixe que seu coelho prove e indique aquela que mais gostou. 

Se seu coelho nunca consumiu o alimento até hoje, é importante incluir gradualmente na sua dieta. Ofereça aos poucos até que ele esteja 100% confortável com seu novo “passatempo” e comida.

Hoje é possível comprar feno feito apenas com ervas, com menos calorias e mais fibras, e a versão com leguminosas, ótima para coelhos que estão em fase de crescimento por terem mais calorias.

Para o que feno serve?

Coelho se alimentando com feno

O feno na alimentação dos coelhos atua de várias formas. Ajuda a desgastar os dentes do animal, que estão em constante crescimento. Por ser duro, o coelho precisa se esforçar para comer o alimento e ajudam a manter o tamanho dos dentes sob controle.

O produto também é uma ótima escolha para manter seu pet entretido! A quantidade de feno diária varia de acordo com o tamanho do coelho. Você pode se basear do porte do bicho para oferecer o mesmo “tamanho” para ele.

O feno é fundamental para a digestão por ser rico em fibras, auxiliando na atividade intestinal do bichinho e também ajuda a eliminar os pelos ingeridos.

Opções com ervas terapêuticas, como camomila, tem a vantagem de relaxar o pet.

Tutores de coelho precisam aprender a importância deste matinho principalmente para manter a saúde do pet. A má oclusão dentária, causada pelo crescimento contínuo dos dentes, impede que o animal se alimente corretamente, dói e talvez seja até preciso lixar as presas de acordo com o caso.

Se observar que os dentes do seu bichinho estão grandes demais e podem estar incomodando, procure um profissional especializado em animais exóticos para examiná-lo.

Gostou de ler sobre alimentação para coelhos? Temos mais conteúdos para você: