Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Camundongo de estimação: sabia tudo antes de adotar

Colaboração de Claudio Soares | Biólogo especialista em Neurociência   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
camundongo dentro de meia de lã

Você sabia que o camundongo é uma ótima alternativa de animal de estimação para ter em casa? Inteligentes, sociáveis e hiperativos, esses roedores são ótimos pets para quem mora em locais com pouco espaço. Confira o nosso guia com tudo o que você precisa saber antes de adotá-los.

Camundongo: características da espécie

Os camundongos são animais que pertencem à espécie Mus Musculus, que não é a mesma dos ratos e ratazanas. Apesar de serem encontrados em todas as partes do mundo, esse animal é originário da Ásia e da Europa. 

Na parte física, o camundongo de estimação pode chegar a medir até 10cm de comprimento, contando também a extensão de sua cauda. Quanto ao porte, esse delicado pet pode pesar, no máximo, 20g.

Para quem deseja adotar e transformar o camundongo em seu animal de estimação, vale lembrar que a expectativa de vida dele é curta, chegando a até 3 anos de idade. Por isso, vale a pena pensar bem antes de incluir o pet na família.

Camundongo transmite doenças?

Vários Camundongos

A resposta é não! Os ratos domésticos, como o camundongo de estimação, são criados em cativeiro e livres de doenças. Os animais que transmitem doenças são ratos criados em ambientes não controlados como, por exemplo, as ruas, onde não é possível evitar o contato com outros animais transmissores de doenças.

Tipos de Camundongo

Para não errar na hora de escolher o seu animal de estimação, conheça mais detalhadamente os dois principais tipos de camundongos: Topolino e Hairless. Confira!

Topolino

camundongo Topolino  na mão do cientista
O Camundongo Topolino é o menor da espécie.

O camundongo Topolino é o menor da espécie Mus Musculus. Ele é muito delicado e pode pesar entre 10 e 20 gramas. Esse pequenino possui apenas 10cm de comprimento, contando com a cauda.

O pet pode ser encontrado em duas cores: camundongo branco ou mesclado de branco e preto. O Topolino exige um cuidado muito especial na hora de escolher a sua gaiola. Opte pelo viveiro com a menor distância entre as grades para evitar fugas.

Hairless

camundongo Hairless no sofá
Um mutação genética deixou o camundongo sem pelos.

O camundongo Hairless é conhecido popularmente como rato sem pelo. Apesar de ser da mesma espécie do Topolino, esse tipo de roedor conta com uma mutação genética e evita o surgimento de pelos em seu corpo, que mede 10cm de comprimento e pesa 25g.

Esta variedade tem os mesmos comportamentos do camundongo comum, porém precisa de alguns cuidados especiais devido a ausência de pelagem. Será super importante cuidar da temperatura e da incidência de luz com casinhas específicas para esse pet.

Comportamento e territorialismo

Os camundongos se dão muito bem com pessoas e outros animais. Inclusive, é indicado deixar um companheiro para o seu pet se divertir, mas evite casais. Isso porque eles se reproduzem muito rapidamente. 

Apesar disso, podem ser um pouco territorialistas, mas isso varia muito de um indivíduo para o outro. Para entender isso um pouco melhor, conversamos com o biólogo Claudio Soares, da Educação Corporativa da Cobasi.

“Os camundongos machos são mais territorialistas, porém é possível criá-los na mesma gaiola, seja em dupla ou mais indivíduos. O importante é que a gaiola seja espaçosa e que tenha bastante tocas e abrigos para que cada um possa ter o seu espaço (território)”, explica o especialista.

No geral, as fêmeas são mais sociáveis entre si, mas vale observar cada indivíduo. Alguns são mais territorialistas do que outros e o cenário também faz toda a diferença.

Além da gaiola para camundongos espaçosa e repleta de abrigos, nosso biólogo Cláudio Soares recomenda avaliar se eles cresceram juntos, mudanças com a introdução de novos indivíduos em grupos já formados ou se há algum movimento de indícios de conflitos.

Como saber se o camundongo é macho ou fêmea?

sexagem do camundongo

Os camundongos machos e fêmeas podem ser identificados a partir da análise da distância entre os orifícios, ânus e vulva. As fêmeas possuem os orifícios mais próximos, já nos machos, podem ser observados os testículos.

Como cuidar de camundongos de estimação?

Agora que você já conhece mais sobre a espécie e os tipos de camundongos mais comuns, que tal descobrir o que é necessário para criá-los em casa? Acompanhe.

Camundongos em gaiola ou viveiro?

Se você quer ter um camundongo de estimação, saiba que a gaiola será a casa dele. Por isso, é fundamental garantir que ele receba o maior conforto possível para viver dentro dela. Quanto mais camundongos, maior deve ser a gaiola, pois ela deve ser adequada ao tamanho dos pets.

Isso sem falar que é essencial equipar a nova casa do camundongo com comedouro, bebedouro e brinquedos. Lembre-se de que os ratos são famosos por se exercitarem correndo nas rodinhas. 

Não se esqueça: atenção à distância entre as grades, já que camundongos são animais muito pequenos e podem fugir com facilidade.

Cuidados com a higiene e saúde

filhotes de camundongo

A higiene também é fundamental para garantir o bem-estar do pet. Tudo começa com a escolha da serragem adequada para forrar o fundo da gaiola. Ela é necessária para absorver os dejetos e deixar o ambiente limpo e sem odores. Confira o passo a passo para o uso adequado do granulado: 

  • remova resíduos do substrato diariamente;
  • troque o substrato pelo menos uma vez por semana ou de acordo com a necessidade;
  • limpe a casinha, os brinquedos, o comedouro e o bebedouro com sabão e água corrente pelo menos uma vez por semana;
  • não deixe restos de frutas e outros vegetais;
  • não dê banhos no seu camundongo. Ele se limpa sozinho de forma semelhante aos gatos.

Importante: o camundongo é um animal muito fácil de cuidar. A manutenção adequada da gaiola é a melhor forma de manter a sua saúde. No entanto, é recomendável o acompanhamento periódico com médico-veterinário para a prevenção de doenças.

Camundongo: alimentação adequada 

Esses animais são famosos por serem gulosos, por isso é preciso  ter cuidado na hora de escolher a alimentação adequada para estes pets. A ração própria para roedores é a melhor opção, pois é elaborada com base em nutrientes e minerais adequados para estes animais.

As frutas e legumes podem ser oferecidos como petiscos, mas com cuidado. Além disso, apesar de muita gente associar o queijo aos ratos, jamais ofereça o alimento para seu pet!

Como tornar meu camundongo dócil?

Apesar de curiosos e sociáveis, o tamanho reduzido desses bichinhos faz com que também sejam muito medrosos. Por isso, trazemos algumas dicas para você socializar o seu camundongo e evitar mordidas!

A forma mais indicada para fazer com que ele se acostume com a sua presença, é interagindo diariamente com o pet. Comece colocando o dedo na grade da gaiola e depois a mão dentro para arrumar a casinha ou alimentá-lo.

Com o tempo procure tocar no seu ratinho e até pegá-lo na mão. Quando ele se adaptar ao toque, repita a rotina de brincadeiras e carinhos diariamente. Se você não estabelecer um horário para a interação, é provável que ele volte a ficar assustado.

Por isso, apesar de ser um pet que não precisa de muito espaço e tem o manejo facilitado, ele precisa de um tutor com tempo para brincadeiras!

Claudio Soares | Biólogo especialista em Neurociência
Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

9 Comentários

  1. Andressa Paiva Silva disse:

    Boa noite! Gostaria de saber se topolino pode viver sozinho e qual o valor deles na Cobasi da Marginal Tietê. Grata!

  2. Yasmin disse:

    Olá, muito bom o blog mas esqueceram de colocar uma informação importante, de que camundongos machos não vivem com outros macho por serem extremamente territorialistas.

    • Gleyse disse:

      Olá yasmin,
      Espero que esteja
      Digo como bióloga que, como citado no texto acima eles podem (machos) viverem em conjunto, brigas normalmente só ocorrem caso o espaço seja muito limitado ou não for feita a introdução correta do novo amiguinho no ambiente.
      No biotério onde fazemos a manutenção deles, vivem até três machos no mesmo recinto

  3. flavio disse:

    olá, Boa noite!
    gostaria de saber o valor de um topolino macho
    na Cobasi do lado da havan proxima ao Catuai shopping em londrina.
    obrigado!

  4. Jade de Souza Farias disse:

    Sim, topolinos machos devem viver sozinhos, femeas em grupos.

  5. Maura disse:

    Quanta dose de comida deve dar ao camundongo ?

    • Cobasi disse:

      Oi Maura, como vai? Além de ração para rato Twister, os tutores podem oferecer verduras escuras, legumes, frutas e ovos cozidos. No entanto, tenha atenção à frequência. Complementos alimentares são bem-vindos apenas uma ou duas vezes por semana.

Deixe o seu comentário