Rato Twister: guia completo da espécie

Compartilhar:


Gaiola para dois ratos Twister

O rato Twister, também conhecido como Mercol ou simplesmente rato, é inteligente, curioso e adora interagir com humanos. Seu nome científico é Rattus norvegicus e ele é encontrado originalmente na Europa e Ásia. Hoje, é possível vê-lo fazendo lares de todo o mundo muito mais felizes!

Este é um dos melhores tipos de ratos para quem quer brincar bastante e interagir com frequência, já que ele é sociável e adora carinho e uma boa diversão.

Mas você sabia que o rato Twister pode até aprender truques? Isso o torna uma excelente opção para crianças ou para tutores que adoram mimar os seus pets.

Então continue a leitura e saiba tudo sobre esse fantástico bichinho!

O que é rato Twister?

Apesar de algumas pessoas o chamarem de Hamster Twister, eles não têm parentesco próximo. Na verdade, esse animalzinho é parente das ratazanas selvagens e dos ratos de laboratório.

O rato Twister tem o tamanho menor do que seus primos que andam por aí na natureza, mas são bem maiores que os camundongos. O rato Mercol pode atingir até 40 centímetros contando com a cauda.

Quando o assunto é comportamento eles ficam ainda mais distantes dos seus parentes, que são mais arredios e desconfiados. Isso porque, curiosos e sociáveis, esses ratos de estimação adoram ficar no colo e interagir com humanos. Ou seja, pode-se dizer que é um rato fofo!

Além de rato Twister branco e rato Twister preto, ainda existem outras variações dos nossos amiguinhos, como o rato Twister Dumbo e o sem pelos.

Eles podem transmitir doenças?

É muito comum associar os ratos a algumas doenças. Isso acontece porque muitos deles vivem em contato com vírus e bactérias e acabam se tornando transmissores. No entanto, se você tem quer ter um Twister em casa, mas tem receio de doenças como a leptospirose ou salmonella, existe uma solução muito fácil!

Basta adquirir o seu roedor de um vendedor autorizado e de confiança. A criação desses animais é controlada e, mantendo o pet saudável e a sua família protegida, não ocorre contaminação.

Origem do Twister

Originários da Europa e Ásia, o Rattus norvegicus, ou ratinho Twister, como costumamos chamar, se tornou um dos pets favoritos de muitas pessoas por seu jeito dócil e amistoso.

O fato de o Twister ser maior e mais resistente do que camundongos, hamsters e esquilos-da-Mongólia faz dele um excelente pet para crianças. Ademais, esse fato colaborou muito para a sua popularização como bichinho de estimação.

Temperamento do roedor Twister

Rato caminhando sobre folhas secas

Se você gosta de pets diferentes, mas tem receio de roedores que não são tão sociáveis, o Twister é o rato perfeito para você. Um verdadeiro parceiro, esse ratinho fofo adora companhia e pode até passear por aí no ombro do tutor. Mas lembre-se de usar coleira para ele não escapar!

Durante parte do dia, ele pode ficar no seu recinto, mas por ser um bichinho interativo, ele precisa sair para brincar com o seu tutor e até dar uma voltinha pela casa. Mas não se esqueça: sempre com supervisão!

Ele também é uma excelente opção para crianças, já que não é tão pequeno e frágil como o hamster e nem tão assustado como o porquinho-da-Índia. O Twister combina docilidade, curiosidade e muita inteligência.

Ter um rato Twister em casa é ter um amigo para todas as horas e que você pode até levar para passear no colo.

Esse comportamento sociável, no entanto, é fruto de treinamento e interações diárias. Quando você adota um filhote de rato Twister, ele será mais medroso e precisará se adaptar aos tutores e ao novo lar.

Extremamente sociáveis com pessoas e outros da mesma espécie, é recomendado que o Twister viva em colônia, ou pelo menos com um companheiro. No entanto, tenha cuidado com formações de casais. Eles são extremamente prolíficos, ou seja, se reproduzem com uma facilidade enorme.

Como saber se é rato ou rata Twister?

É possível distinguir o Twister macho da Twister fêmea, pois os machos possuem testículos aparentes. Além disso, a distância do ânus e dos órgãos sexuais são diferentes.

Na fêmea, os orifícios são mais próximos, e nos machos, mais separados, como é possível ver na foto a seguir.

Sexagem do rato Twister

Se você tiver um rato Twister adulto, é muito importante saber que você não deve nunca deve deixá-lo com um parceiro do sexo oposto. Essa espécie se reproduz com facilidade e, quando se tem filhotes, o trabalho fica bastante cansativo. Imagine ter que separar os filhotes em diversas gaiolas e cuidar de todos eles?!

Quanto tempo vive um Twister?

O Twister não é um pet muito frágil e, por isso, ele é indicado para fazer companhia às crianças. Se cuidado da forma correta, sua expectativa de vida é entre três e quatro anos.

Como cuidar de um rato Twister?

Esse pet possui um hábito social, ou seja, vive em grupos ou duplas. Para manter o bem-estar do pet, é importante interagir muito com ele. Uma saída é ter dois ratinhos juntos. Prefira sempre deixar machos e fêmeas em gaiolas separadas!

Por falar em gaiolas, ela será o lar do seu rato Twister e, por isso, deve ser bem equipada. Vamos conhecer mais sobre elas?

Viveiro para rato Twister

Gaiola para rato Twister

Também chamadas de recintos, as gaiolas para esse roedor devem ser grandes e preferencialmente verticalizadas, pois eles gostam de se movimentar e, inclusive, precisam de exercício.

O Twister tem tendência à obesidade, então itens que proporcionem movimentos são imprescindíveis para eles.

Gaiolas verticais com vários andares são ótimas para o pet escalar, se divertir e manter a forma. Coloque também túneis, comedouros, brinquedos e uma toca. Porém, atenção: os elementos devem ficar espalhados pelo recinto para estimular o movimento e divertir o pet.

Lembre-se que esses são pets muito inteligentes, e isso faz com que fiquem entediados. Por isso, os brinquedos de madeira também são essenciais para o bem-estar e a saúde do ratinho Twister.

Confira a lista de itens importantes para montar a gaiola do seu rato Twister:

Além de um recinto equipado, você deve ter reparado que na lista de itens essenciais para o roedor estão os alimentos. Vamos saber mais sobre isso?

Alimentação do Twister

papagaio pode comer ovo cozido

O manejo adequado do rato Twister também inclui oferecer ração de qualidade e fugir de alimentos humanos, que podem fazer mal e até intoxicar o pet.

Além de ração para rato Twister, os tutores podem oferecer verduras escuras, legumes, frutas e ovos cozidos. No entanto, tenha atenção à frequência. Complementos alimentares são bem-vindos apenas uma ou duas vezes por semana.

Mantenha o bebedouro do pet sempre limpo e com água fresca.

Higiene e saúde

A higiene e o ambiente em que o seu ratinho vive são fatores importantes que fazem a diferença na qualidade e na expectativa de vida do pet, bem como o espaço onde ele vive e a rotina de atividades.

Para evitar odores desagradáveis e manter seu pet sempre limpinho, tenha uma rotina de higienização da gaiola. Apesar de muito importante, também é bastante fácil. Veja a checklist:

  • Não deixe restos de frutas e comida.
  • Retire as fezes e o substrato sujo diariamente.
  • Higienize brinquedos semanalmente.
  • Troque o substrato pelo menos duas vezes por semana.
  • Limpe toda a gaiola semanalmente.
  • Lave o bebedouro diariamente.

Além disso, fazer visitas anuais ao médico-veterinário especialista em animais exóticos é importante para manter o pet saudável e mais feliz.

Rato Twister: preço

Também chamado de rato Dumbo, esse simpático roedor doméstico tem preços que variam muito de um lugar para o outro. Sempre verifique se o criador é autorizado e só adquira um pet em locais confiáveis.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

30 Comentários

  1. Julia disse:

    Vocês vendem Ratos Twister? Qual seria o preço de um? (eu gostaria de um novinho para ele acostumar comigo desde cedo)

  2. Lauane disse:

    Oi Júlia, Tudo bem?
    O preço vária de 30 á 40 reais e Pets…Lembrando que são animais de colônia sendo assim, necessitam de um “colega” do mesmo sexo para que não desenvolva futuras doenças, lembrando que é bom comprar 2 machos, ou duas fêmeas da mesma linhagem para que n ão tenha necessidade de fazer o procedimento de apresentação, são animais extremamentes sensíveis necessitam de uma alimentação correta, indicando assim á ração Nutropica Twister ou Equilibrato… não recomendamos também serragem ou algo do tipo, como dito anteriormente são sensíveis isso vale a tudo, ou seja a serragem faz mal a respiração, indicamos areia de gato sem cheiro …para saber mais e tenha interesse em adquirir seu 1° par de Twisters no Grupo Rattaria Brasil lá tem todas as informações necessárias.

  3. Lauane disse:

    Oi Júlia, Tudo bem?
    O preço vária de 30 á 40 reais e Pets…Lembrando que são animais de colônia sendo assim, necessitam de um “colega” do mesmo sexo para que não desenvolva futuras doenças, lembrando que é bom comprar 2 machos, ou duas fêmeas da mesma linhagem para que n ão tenha necessidade de fazer o procedimento de apresentação, são animais extremamentes sensíveis necessitam de uma alimentação correta, indicando assim á ração Nutropica Twister ou Equilibrato… não recomendamos também serragem ou algo do tipo, como dito anteriormente são sensíveis isso vale a tudo, ou seja a serragem faz mal a respiração, indicamos areia de gato sem cheiro …para saber mais e tenha interesse em adquirir seu 1° par de Twisters no Grupo Rattaria Brasil lá tem todas as informações necessárias.

  4. Júlia disse:

    Oi, é necessário comprar dois? Porque eles precisam viver em colônia, mas é obrigatório?

  5. Daniel Gomes disse:

    Bom dia, eu tinha 2 ratos porém um morreu, qual unidade de vocês que eu posso adquirir um novo amigo para meu rato.
    Pergunto, uma vez que eu já possuo um em com cerca de 1 ano e meio, eu devo pegar algum de idade específica ? Obrigado.

  6. NETTO disse:

    Como faço p combater pulgas? Tem medicamento via oral para Twister?

  7. Thais Borges disse:

    Olá, Boa noite! Gostaria de perguntar se serragem faz mal para os twisters, pois tenho duas e só uso serragem para forrar a gaiola. O vendedor do pet shop disse que não fazia mal algum e que ele até criava todos com serragem. No entanto, muitas pessoas dizem que a serragem pode comprometer o funcionamento do pulmão dos twisters! O que fazer?

  8. Tatila disse:

    Olá. Meu vizinho criava n entanto se mudou é deixou o ratinho p traz , estou cuidando dele até encontrar um lar. Se caso alguém tiver interesse … ou se souberem de algum lugar q paga pra adoção. Só entrar em contato.

  9. martina disse:

    oi bom dia
    eu sei que é melhor comprar dois do mesmo sexo mas é obrigatório?

  10. João Pedro disse:

    Oi, tenho um Camundongo, queria saber se ele convive bem com um twister, ou eu teria q colocar em gaiolas diferentes

    • Cobasi disse:

      Olá João. Para saber mais sobre o comportamento do seu pet, o ideal é sempre conversar com seu veterinário de confiança. Agradecemos por sua pergunta! Em caso de dúvidas, escreva novamente para nós. Abraços, Equipe Cobasi.

  11. junyor disse:

    oi gostaria de compra um rato twister e gostari de saber se na unidade perto do bosque maia voces tem o rato twister poderia me imformar

  12. Gabrielly Rocha disse:

    Ratos Twister podem conviver com hamster, já comprei dois Twister aí a uns 3 anos atrás, hoje comprei uma hamster ela pode conviver com um Twister em uma mesma gaiola ou não?

  13. Lauane disse:

    Não é obrigatório, mas se você quer fazer ele feliz indicamos sempre 2 do mesmo sexo.

  14. prince disse:

    gostaria de um twister branco como faço pra comprar

  15. Michelly disse:

    Eu ganhei um grande. Na hora que peguei ele super doce e quando chegamos em casa me mordeu e saiu muito sangue, depois mordeu duas vezes meu filho de 4 anos. Estou pensando em devolver. Ele é agressivo ? É normal ? As mordidas dele são perigosas ? Doenças ?

    • Cobasi disse:

      Michelly, os ratos Twister não são agressivos, mas eles podem mordem quando machucados ou assustados. O indicado é que sejam manipulados com cuidado e preferencialmente por adultos ou crianças maiores. Qual o nome do seu pet? =)

  16. aline ferreira disse:

    Ola, gostaria de saber, pode criar um rato twistter e um camundongo juntos na mesma gaiola?

    • Cobasi disse:

      Aline, como vai? Por mais que eles possam compartilhar de uma similaridade morfológica (em uma escala desigual, é verdade) – são espécies diferentes que possuem comportamentos e características distintas, isso sem contar que a conduta pode variar conforme o gênero também. Sendo assim, o melhor a se fazer é mantê-los separados.

  17. Juliana Farias disse:

    Oieeee na Cobasi tem deles já vi são lindos!

  18. Ciléa disse:

    Olá, tenho dois twitter de 6 meses, os dois estão se coçando muito a ponto de fazer feridinhas. O que pode estar acontecendo?

    • Cobasi disse:

      Oi, Ciléa. Como vai? Alergias podem ter diversos motivos. Recomendamos que procure um médico-veterinário especialista em animais exóticos e silvestres para avaliar os seus pets.

  19. Steffany disse:

    Oi pessoal minha irmã tinha um rato Twister macho, só que de um dia pro outro ele não estava conseguindo andar ele estava puxando as patas de traz quando olhei reparei que os testículos dele estava muchos e ele estava bem magrinho, o que é bem estranho pq ele sempre foi gordinho e arteiro… alguém pode me ajudar a entender isso ?

Deixe o seu comentário