Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quanto tempo dura a gestação de um porquinho da índia

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Aconteceu tudo muito rápido: aquele casal fofinho mal se encontrou e você já está se perguntando quanto tempo dura a gestação de um porquinho da índia, não é verdade? Isso é normal, pequenos roedores são conhecidos pelo ciclo reprodutivo acelerado

O resultado é que agora todos da família estão em casa se preparando para a chegada dos filhotes. Mas quando eles chegam? O que fazer para ajudar a fêmea? E afinal, quanto tempo dura a gestação de um porquinho da índia?

Entendendo os porquinhos da índia

Antes de mais nada, hamsters, coelhos e porquinhos da índia têm gestações curtas e atingem a maturidade sexual muito cedo! Por isso, não tenha dúvidas, quando um casal de roedores se encontra, basta um tempinho juntos para eles providenciarem descendentes.

Isso tem uma razão evolutiva. Estamos falando de animais que estão bem longe do topo da cadeia alimentar. Na natureza, esses pequenos roedores são a refeição de diversos predadores. É por isso que eles são ágeis e amam se esconder em tocas, por exemplo.

E é por isso também que quanto mais filhotes no menor tempo possível, melhor. Os porquinhos da índia já conseguem se reproduzir entre o primeiro e segundo mês de idade, mas atingem a maturidade sexual completa aos seis meses. Em média, têm de três a quatro ninhadas por ano.

Afinal, quanto tempo dura a gestação de um porquinho da índia?

Curiosamente, a gestação do porquinho da índia é uma das mais longas entre os roedores de estimação. Enquanto as fêmeas dos coelhos levam em média 30 dias com os filhotes na barriga e os hamsters 20 dias, a gestação do porquinho da índia dura no mínimo oito semanas. Algumas chegam a durar mais de 70 dias, tudo depende da quantidade de filhotes por ninhada.

De modo geral, quanto mais longas as gestações, mais filhotes a fêmea está carregando na barriga. Por isso, manter o olho no calendário é uma boa forma de se preparar para a chegada dos filhotes.

Como identificar a gestação do porquinho da índia

A primeira coisa é prestar atenção nos sinais de gravidez. A fêmea de porquinho da índia anda arisca e ressabiada sem motivo? Não quer mais brincadeiras nem carinho? Pode ser sinal que os hormônios da maternidade estão preparando a mãe para proteger os filhotes que virão.

Outro sinal óbvio é o tamanho do animal. Como são animais de patas muito curtas e que já têm a barriga rente ao chão, quando o corpo da fêmea começar a crescer ele vai buscar o espaço para os lados! O resultado é que ela começa a tomar o formato de um violão ou uma pêra achatada.

Outros sinais típicos de fêmeas de mamíferos grávidas são o aumento da mama e a preparação do ninho. Caso repare algum desses sinais ainda no começo, vale agendar uma consulta com o veterinário para verificar a saúde do pet.

Como ajudar?

Agora que já sabemos quanto tempo dura a gestação de um porquinho da índia, é hora de descobrir como ajudar. Como são animais muito bem adaptados à diversas gestações, a natureza vai fazer a maior parte do trabalho.

O mais importante é preparar um ambiente seguro e acolhedor para o amigo e avisar a todos da casa que o pet precisa de um tempo sozinho. Escolha a melhor ração para a futura mamãe e forneça porções mais generosas nesse período.

O olho no calendário também é importante para deixar o veterinário de confiança de sobreaviso. Complicações no parto são incomuns nesses animais, mas podem acontecer. Mesmo percebendo algum sinal de perigo como sangramento excessivo ou prostração intensa, o tutor não deve tocar no pet! Nesses casos ligue para o veterinário e peça ajuda.

Lembre-se que os porquinhos da índia são muito delicados e a experiência da gravidez é bastante intensa. O papel do tutor nesse momento é preparar o ambiente e fornecer a alimentação adequada.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Regina Claudia Vasconcelos rios disse:

    Amo porquinho da india tenho 10 cuido de todos com muito carinho vivo pra eles e vou ganhar uns netinhos que tá vindo por ai

  2. Margareth disse:

    Meu porquinho da Índia deu cria de 2 lindos filhotes dia 10 desse mês, com quanto tempo de vida posso tocar nos filhotes 🥰?

    • Cobasi disse:

      Oi Margareth, como vai? É indicado tocar nos filhotes apenas quando necessário, como por exemplo a limpeza da gaiola, são animais sociais! 🙂

Deixe o seu comentário