Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quantos filhotes um hamster pode ter?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Se você fosse apostar quantos filhotes um hamster pode ter, qual o número você escolheria? Um, cinco, dez? A verdade é que toda gestação é um pouco como uma loteria, especialmente no mundo desses fofinhos. Nunca se sabe quantos filhotes virão.

Por isso, em situações onde os números variam muito, a melhor resposta possível é descobrir a média. Pois bem, para descobrir quantos filhotes um hamster pode ter em média, vamos aos dois extremos: o mínimo e o máximo.

Quantos filhotes um hamster pode ter em média

Você dificilmente encontrará um caso de uma ninhada de hamster com menos de três filhotes. Por outro lado, em casos excepcionais, uma fêmea de hamster chega a ter no máximo 20 filhotes por ninhada. No entanto, o mais comum é que as ninhadas sejam de até 10 filhotes.

Com o mínimo e o máximo fica mais fácil responder quantos filhotes hamster pode ter. De modo geral, com exceção dos casos incomuns de fêmeas grávidas de mais de 10 filhotes, os hamsters têm cerca de 6 filhotes por gestação.

A reprodução dos hamsters

A gestação dos hamsters não só gera muitos filhotes de uma vez, como também são bem curtas e acontecem desde cedo. Se um macho e uma fêmea ficarem juntos é muito provável que cruzem e se reproduzam.

Para entender essa profusão de filhotes, vamos olhar para a vida dos hamsters como um todo. Talvez você não saiba, mas esses pequenos roedores têm uma expectativa de vida muito curta. Eles vivem cerca de dois anos, embora alguns hamsters cheguem a viver até quatro anos.

Geralmente a natureza é assim: animais de vida curta costumam ter o ciclo reprodutivo acelerado para garantir a continuidade da espécie pela proliferação de indivíduos. É o caso dos hamsters.

Para contornar o problema de viver pouco, os hamsters conseguem se reproduzir desde cedo. De fato, a partir dos dois meses de idade eles já podem gerar filhotes, embora a maturidade sexual aconteça a partir do 4º mês.

Ou seja, a partir do 4º mês de idade os hamsters se transformam em fábricas de novos hamsters. As fêmeas entram no cio duas vezes por semana e a gestação dura entre 15 e 20 dias! Imagina quantos filhotes um hamster pode ter com gestações tão rápidas? 

Por isso, os tutores que têm um casal desses fofinhos em casa precisam redobrar a atenção para não ter uma ninhada indesejada. Afinal de contas, não é fácil cuidar de uma colônia de hamsters.

Minha hamster engravidou, e agora?

Caso sua hamster fêmea tenha engravidado, o primeiro passo é separá-la do macho. Depois os tutores devem garantir alimentação e hidratação, mas evitar qualquer contato com a fêmea. O mesmo vale para os filhotes depois de nascidos: não toque neles!

Hamsters são animais que enxergam muito pouco, mas têm um olfato apuradíssimo. A relação entre mãe e filhotes acontece pelo cheiro. Ao tocarmos nos filhotes a mãe pode não reconhecer o cheiro da cria o que leva a casos de canibalismo. Você também pode saber mais sobre essa questão.

Em resumo, os hamster têm cerca de 6 filhotes por ninhada, mas são animais muito férteis e com gestações muito curtas. Por isso, para evitar ninhadas indesejadas, o ideal é manter macho e fêmea separados em gaiolas diferentes. E caso a fêmea engravide, evite o contato com os animais para não confundi-la com outros cheiros.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário