Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Por que o hamster come filhotes? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster come filhotes

O hamster é um pet muito famoso entre os fãs de roedores e as crianças. O bichinho é pequeno, dócil e não faz muito barulho. Porém, há uma característica incomum desse animal. O hamster come filhotes. Sim, suas próprias crias!

Caso você esteja pensando em adotar um roedor, saiba como evitar que o seu hamster coma os filhotes. Confira todos os detalhes abaixo e boa leitura!

Por que o hamster come filhotes?

Nem sempre é simples compreender alguns fatos que ocorrem no mundo animal. E, nesse caso, não há apenas uma teoria que explique a razão disso acontecer. Vários motivos podem estar relacionados ao canibalismo do pet.

Há casos em que a hamster fêmea come filhotes logo após o parto, por diversas motivações. O fato também pode ocorrer um tempo depois. Nesse caso, acontece quando ela não reconhece a cria e simplesmente precisa se alimentar.

Uma das razões que explicam o porquê de o hamster comer filhotes é a fraqueza da mãe após parir. Por estar fraca, ela utiliza um dos recém-nascidos para obter os nutrientes necessários.

Outra possibilidade é a vontade da mãe em deixar apenas as crias fortes vivas. Ela ingere aqueles que possuem algum tipo de anomalia ao nascer. Ou, ainda, os filhotes que são muito frágeis e não se desenvolverão no futuro.

Além disso, outras explicação para o hamster comer filhotes é o estresse. A fêmea pode ficar muito nervosa quando o macho está preso com ela na gaiola.

 Também há um acúmulo de estresse quando ela tem uma ninhada muito grande. Nesses casos, a progenitora se alimenta de alguns recém-nascidos para conseguir cuidar dos outros.

Como evitar?

Mesmo sabendo que às vezes é inevitável, é importante ter estratégias para evitar que o hamster coma o filhote. Portanto, leve a fêmea hamster ao veterinário se souber que ela está grávida. Além disso, providencie um espaço adequado para ela e os filhotes.

Dê preferência a um local tranquilo e afastado do macho para diminuir o estresse, impedindo que o hamster coma o filhote. Deixe o alimento disponível para a fêmea durante 24 horas e opte por aqueles que contêm proteínas (um ovo cozido ao dia é uma boa opção).

Evite interagir com o animal nesse período e alguns dias após o nascimento. Só se aproxime da ninhada quando for necessário. Procure não tocar nos filhotes, durante os primeiros 14 dias. Caso eles fiquem com cheiro de humanos, a progenitora pode rejeitá-los. Isso pode contribuir para que o hamster coma o filhote.

Canibalismo em outros animais

Não é só o hamster come o filhote. A prática é comum em várias outras espécies. As galinhas podem se alimentar dos seus pintinhos, caso sintam que vão para o abate ou que as crias serão roubadas.

Há situações em que a foca-cinzenta macho também ataca os filhotes. A espécie fica em jejum para se acasalar com as fêmeas e não deixa o local para ter mais oportunidades de coito. Dessa forma, a fome do animal o instiga a cometer o canibalismo. 

As cobras também podem comer outras cobras. Em 2019, foram divulgadas imagens de uma cobra-real se alimentando de um filhote da mesma espécie.

Gostou do artigo do Blog da Cobasi? Veja outros temas interessantes para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário