Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que hamster pode comer? Descubra agora!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
O que hamster pode comer
Oferecer frutas e verduras como complemento ao feno é essencial para a saúde do roedor

O que hamster pode comer? Essa é uma dúvida frequente, principalmente em tutores que estão em sua primeira experiência com roedores. Por se tratar de um assunto delicado, nós preparamos uma relação de alimentos que um hamster pode comer, como também aqueles que devem ser evitados na dieta do animal. Confira!

Como é a dieta de um hamster?

O hamster é um animal onívoro. Por isso, a sua dieta deve ser constituída de alimentos que ofereçam proteínas vegetais e grãos. Por isso, além de oferecer ração para roedores, você poderá incluir frutas, verduras e legumes na rotina do pet, porém com moderação.   

O que um hamster pode comer?

A lista de alimentos que um hamster pode comer é bem ampla, porém o que não pode faltar são rações para hamster e feno. Esses são essenciais para garantir o bom funcionamento do intestino do pet e para a saúde dos dentes, que nunca param de crescer.

Na parte de alimentos que o hamster pode comer além da ração, uma boa ideia é oferecer frutas. As mais recomendadas são: ameixa, banana, kiwi, maçã e até mesmo morango. Com certeza o seu animal de estimação vai adorar!

Além das frutas e rações, você está se perguntando quais verduras o hamster pode comer? Nessa lista constam brócolis, acelga, repolho e couve-flor, ótimas para ajudar no desgaste dos dentes do roedor. Por fim, nabo e cenoura também podem fazer parte da variada dieta do seu animal de estimação.

No caso de legumes, frutas, ovo e frango, é importante ter um cuidado especial na hora da preparação do alimento. Além de frescos, eles devem ser servidos cozido em água e sem adição de temperos e conservados. Ah, lembre-se: eles são apenas petiscos e não devem substituir a ração para roedores, que é a base de uma dieta saudável dos hamster.

O que o hamster não pode comer?

hamster comendo um pedaço de queijo
Queijo e outros derivados de leite devem ficar longe da dieta do hamster

Depois de conhecer o que um hamster pode comer, chegou a hora da relação de alimentos que devem ficar bem longe do seu animal de estimação. Preparados? Conheçam o que o hamster não pode comer e evita problemas gastrointestinais no organismo do seu animal de estimação.

O grande vilão da dieta de um roedor são os alimentos processados. Isso acontece porque eles possuem corante, conservantes e sódio em excesso, que não são absorvidos pelo organismo e podem causar diversos problemas de saúde. 

Em seguida, vamos falar dos alimentos com alta concentração de gordura e açúcar em sua fórmula. O grande problema deles é que o organismo hamster não está acostumado a altas concentrações de gordura e açúcar, sendo um dos causadores de problemas intestinais.

Você lembra que recomendamos incluir algumas frutas na dieta? Então, frutas ácidas como abacaxis, castanhas, damasco e pêssego estão na lista de alimentos que o hamster não pode comer, cuidado! Por fim, está proibido oferecer alho, feijão, café e derivados de leite. Esse último em virtude da intolerância à lactose que o roedor desenvolve ao longo da vida.

Outros cuidados com alimentação do hamster

Não é apenas se atentar ao que hamster pode comer ou não, os cuidados com a alimentação saudável do seu animal de estimação vão muito além. É preciso manter comedouros e bebedouros sempre higienizados, além de recheados com ração para hamster, água fresca e limpa para a hidratação. 

Gostou de saber o que hamster pode comer e o que faz mal para o pet? Então, cuidado! Antes de fazer qualquer alteração na rotina alimentar do seu animal, consulte um médico-veterinário. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário para que possamos ajudar.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário