Com quantos dias pode separar os filhotes de hamster da mãe?

Compartilhar:


Com quantos dias pode separar os filhotes de hamster da mãe

Os roedores são seres interessantes, é por isso que dúvidas como com quantos dias pode separar os filhotes de hamster da mãe aparecem! Isso porque o ciclo de reprodução desses animais é diferente e basta um descuido para uma nova ninhada nascer.

Descubra como funciona a gestação do hamster, o que fazer após o nascimento dos filhotes e dicas para evitar uma reprodução indesejada.

Com quantos dias pode separar os filhotes de hamster da mãe?

Em primeiro lugar, vale mencionar informações importantes sobre o ciclo de reprodução do animal, como a duração dele. A fêmea tem uma gestação que dura cerca de 16 dias e está apta para acasalar até os seus 18 meses de vida.

Se está em dúvida sobre quantos filhotes um hamster pode ter, acredite, a média é de 6 novos roedores, mas o número pode chegar a 10. Por isso é tão importante evitar o acasalamento da espécie se não for do seu intuito. Após o nascimento, os filhotes devem ficar com a mãe por 3 semanas até completar parte do seu desenvolvimento.

É necessário separar o macho?

Sim, a recomendação é que o hamster macho fique em outra gaiola para não correr o risco de machucar, mesmo que sem querer, um dos filhotes. A mudança pode acontecer quando a fêmea estiver próxima de dar à luz.

Hamsters irmãos podem cruzar?

Sim, inclusive é uma das informações mais importantes, pois se você deixá-los juntos, uma nova ninhada estará logo a caminho. Isso porque o ciclo de reprodução da espécie é curto e rápido. Uma fêmea fica no cio a cada quatro dias e o macho está sempre apto a acasalar. 

O ideal é que hamster filhote macho fique apenas com aqueles do mesmo sexo. O mesmo vale para as fêmeas. A separação deve acontecer logo após tirá-los da gaiola da mãe.

Quantos dias demora para o hamster crescer?

Com quantos dias pode separar os filhotes de hamster da mãe

O ciclo de desenvolvimento de um roedor dura mais ou menos 21 dias até se tornar independente. Logo após o nascimento, eles se encontram cegos, surdos e com uma pele bem delicada. Somente após o terceiro dia sua pele vai ganhando cor.

É após uma semana que os pelos começam a aparecer, assim como sua vontade de se alimentar. Depois de duas semanas, os bichinhos já estão se movimentando pelo espaço e abrem os olhos.

É verdade que hamster comem seus filhotes?

O primeiro contato do tutor com os bebês deve acontecer somente após 2 semanas, melhor ainda se for apenas no momento de tirá-los da gaiola. O cuidado é importante, pois a fêmea pode comer os filhotes se perceber que eles estão com o seu cheiro.

A sua presença é fundamental para fornecer água e comida 24 horas por dia para o roedor, mas tirando isso, evite o contato.

E com quantos dias pode separar os filhotes de hamster da mãe para doar?

Como falamos, após os 28 dias, os filhotes já estão independentes e devem ser retirados da gaiola, até para evitar uma ninhada indesejada. Se você não estava contando com a reprodução, tome cuidado na próxima vez, mas seja uma pessoa responsável e cuide de todos eles, oferecendo lar, qualidade de vida e, se necessário, uma nova casa para cada um.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário