Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Chinchila: Descubra como cuidar desse lindo roedor

Colaboração de Claudio Soares   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Chinchila na gaiola

A chinchila é um pequeno roedor que tem ganhado cada vez mais espaço como animal de estimação nos lares brasileiros. Por isso, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a cuidar da sua chinchila de estimação corretamente. Confira!

inforgráfico Chinchila

Chinchila: o que é?

Chinchila

Uma dúvida bastante comum entre os amantes de pets é: a chinchila é um rato? A resposta para essa pergunta é não! A chinchila é o nome dado aos roedores da família Chinchillidae, originários das regiões frias e montanhosas do Chile.

Com o nome científico de Chinchila Lanígera, esse roedor tem como principais características medir até 35 centímetros e pesar aproximadamente 500g. O tamanho compacto e aspecto fofo tornam a chinchila uma ótima opção de animal de estimação para criança.

Uma característica que chama bastante a atenção no pet é o aspecto do seu pelo. A pelagem da chinchila é cerca de 30 vezes mais suave que o cabelo humano e muito densa, com 20.000 fios por centímetro quadrado”, conta Claudio Soares, biólogo da Educação Corporativa na Cobasi.

Quantos anos vive a chinchila?

A expectativa de vida da chinchila varia entre 15 e 20 anos. Por isso, antes de levar esse pequeno roedor para casa, pense bem sobre os cuidados que o bichinho exigirá nos próximos anos e até na próxima década, como visitas frequentes ao médico-veterinário, por exemplo.

Tipos de chinchila

Elas apresentam uma grande variedade de raças e cores, sendo as chinchilas cinza e bege as mais comuns. Ainda assim é possível encontrar chinchila preta, branca, entre outras cores. Entre os tipos mais apreciados estão a chinchila comum ou Standard, Moicano e a Chinchila Pink White, ou simplesmente Pink.

Chinchila: o que você precisa saber antes de adotar

Adotar uma chinchila parece ser uma tarefa bastante simples. Porém, o ideal é que o tutor saiba algumas informações sobre a espécie antes de levar esse roedor para casa. Aprenda a identificar se o pet é macho ou fêmea, quais as principais e muito mais.

Como saber se a chinchila é macho ou fêmea?

exagem-chinchila-blog-cobasi

“Pode-se distinguir as chinchilas machos das chinchilas fêmeas por meio da distância entre os orifícios do ânus e do órgão sexual. Nas fêmeas os orifícios são próximos, enquanto que nos machos, os orifícios são distantes e separados. Também é possível distinguir visualizando os testículos do macho quando adulto”, explica o biólogo Claudio Soares.

Evite manter casais dentro da mesma gaiola. Eles podem se reproduzir com facilidade, e os cuidados com as fêmeas prenhes e os filhotes pequenos são bem mais intensos e exigem acompanhamento de um médico-veterinário especialista.

É fácil encontrar chinchila no Brasil?

Assim como o porquinho-da-Índia, o coelho e o hamster, a chinchila é considerada um animal doméstico pelo Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Isso quer dizer que a criação do roedor é permitida em nosso país.

O registro do animal e a autorização para comercialização da chinchila no Brasil é responsabilidade do pet shop que faz a venda do animal. Ao tutor cabe apenas conferir toda a documentação no ato da compra para ter certeza da origem do pet.

Chinchilas são bons pets para crianças?

A chinchila pode morder, caso esteja assustada. Por isso, o ideal é que esse bichinho seja manuseado apenas por adultos ou crianças mais velhas. Como são frágeis e sensíveis, podem ser machucadas com facilidade. Então, é importante sempre supervisionar a interação e ensinar as crianças como brincar com o bichinho de maneira cuidadosa.

Chinchila: dicas de cuidados com o roedor

Agora que você já sabe o que levar em conta antes de levar uma chinchila para casa, que tal conferir as dicas especiais de cuidados com o roedor? Acompanhe o passo a passo!

Chinchila: alimentação balanceada

Chinchila: alimentação balanceada

As chinchilas são animais herbívoros que precisam de uma alimentação rica em fibras vegetais. O recomendado por médicos-veterinários é uma dieta equilibrada entre frutas e ração, evitando assim sérios problemas estomacais no animal.

A alimentação ideal para a chinchila é a ração específica para o animal de estimação. O alimento deve contar com uma mescla de vitaminas e minerais que garantam os nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento do pet.

Para Claudio Soares, a refeição deve conter uma mistura rica em frutas, legumes e cereais para complementar a ração. “alguns vegetais, legumes e frutas, como cenoura, couve, brócolis, aveia em grão, tomates, maçã e alfafa, podem ser incluídos em sua dieta. O ideal é oferecer sempre pequenas quantidades”, completa.

Escolha a gaiola ideal

Apesar de pequeninas e sociáveis, as chinchilas precisam de bastante espaço para crescerem e se desenvolverem com qualidade. Por isso, é preciso ter atenção na hora de escolher a gaiola ideal para a chinchila.

No momento da compra da gaiola para sua chinchila, o indicado por especialistas é optar sempre pela maior possível. Além de grande, a casinha do pet deve  ser vertical, pois eles adoram saltar e escalar.

“Embora a chinchila aparente ser um animal pesado, elas adoram saltar, inclusive, seu rabo tem o tamanho e a forma perfeita para isso.  Sendo assim, é importante escolher uma gaiola alta, que permita que o animal ande, corra e dê alguns saltos”, reforça o biólogo da Cobasi.

Gaiola para chinchila: o que não pode faltar?

Com a gaiola para a chinchila escolhida, o momento é de tomar alguns cuidados para criar um ambiente completo e saudável que vai garantir o bem-estar do pet. Confira o que não pode faltar em uma gaiola perfeita para chinchila.

  • escolha uma gaiola grande e vertical com vários andares;
  • deixe a gaiola de chinchila em um local calmo e com temperatura amena;
  • instale bebedouro, comedouro e não se esqueça do substrato;
  • ofereça brinquedos para distração e desgaste dos dentes;
  • brinque com a chinchila diariamente;
  • ofereça a alimentação adequada;
  • faça a higienização diária da gaiola.

Chinchila gosta de água?

Uma dúvida bastante comum em tutores de primeira viagem é: Posso ou não posso dar banho na minha chinchila? Não, de acordo com o nosso biólogo, nunca se deve dar banho com água no animal.

“A chinchila possui uma pelagem muito densa e sensível. Cada fio de pelo deste animal é cerca de 20 vezes mais fino do que um cabelo humano. Nesse caso, o ideal é que elas não tomem banho com água e sabão como os outros pets”, explica Claudio.

Muita gente pode estranhar, mas isso acontece porque, quando se molham, elas demoram muito tempo para secar. Isso pode acabar causando algumas doenças, além da procriação de fungos em sua pele.

Sendo assim, a melhor forma de dar banho na chinchila é usando pó para banho a seco específico para a espécie. Esse produto é composto por um pó capaz limpar os pelos e a pele do animal, retirando a oleosidade e a umidade.

As chinchilas adoram tomar banho, mas o ideal é que esse pó fique disponível na gaiola no máximo uma vez por semana, para não ressecar a pelagem.

Chinchilas: principais doenças

Apesar de pequeninas e muito fofas, as chinchilas são animais muito frágeis e costumam apresentar grandes problemas de saúde. Entre os principais, estão aqueles relacionados com o calor intenso.

Esses pets precisam de ambientes com temperatura mais baixa, evitando sol e calor. A gaiola deve ser colocada em cômodos com temperatura amena. Se possível, nos dias mais quentes, use ar condicionado ou ventilador de forma indireta para mantê-la refrescada. 

Os parasitas intestinais são responsáveis por outra doença bastante comum e motivada principalmente pela higienização inadequada da gaiola. Esses vermes podem gerar diarreia ou prisão de ventre, doenças que também são causadas pela alimentação inadequada.

A alopecia, que resulta na queda de pelos, também é uma enfermidade bastante comum em chinchilas. Isso acontece, geralmente, em virtude do excesso de calor ou por meio de micose causadas pelo acúmulo de água na pelagem após um banho inadequado. 

Outras doenças que podem acometer sua chinchila são:

  • oclusão intestinal;
  • salmonelose;
  • bordetelose;
  • raiva;
  • pneumonia estreptocócica;
  • pasteurellosis;
  • maloclusão;
  • otite.

Para manter a seu pet sempre saudável, leve-a ao médico-veterinário especialista em animais exóticos uma vez por ano. Além disso, faça o manejo adequado do animal e ofereça alimentos específicos para a espécie.

Qual é o preço de uma chinchila?

Se você quer esse roedor em casa, saiba que o preço pode variar bastante por causa da coloração, da pelagem e do sexo do bichinho. A chinchila branca, também chamada de Pink White é a mais cara da espécie. Em contrapartida, os pets beges e cinzas podem ser encontradas por valores menores, que podem variar entre R$ 500 e R$ 800.  

No entanto, fique atento aos criadores que oferecem preços muito baixos e compre apenas de criadores autorizados e com a documentação do IBAMA em dia.

As chinchilas filhotes podem ser comercializadas a partir dos dois meses de vida, quando não são mais dependentes da mãe e já se alimentam sozinhas. Ainda assim, os filhotes de chinchila precisam de atenção redobrada para garantir a saúde e o bem-estar.

Gostou de saber mais sobre a chinchila? Então, conte para gente: esse pet fofinho teria espaço na sua casa?

Claudio Soares

Colaboração de Claudio Soares

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Aline soares disse:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se vocês têm chinchila ou porco espinho para vender , ( ambos filhotes ). Macho ou fêmea, tanto faz.
    Aguardo um breve retorno .
    Obrigada!!

  2. Eduardo disse:

    Bom dia Franciclaudio
    Crio chinchilas de estimação e preciso urgente de sua ajuda pois gostaria de fazer uma casa de alvenaria para elas eliminando as gaiolas.

  3. Sophia Kauany Moreira Borges disse:

    Meu sonho e ganhar um

  4. Sara disse:

    Eu quero um chinchila mais eu não sei cuidar de um ,e quero saber o preço mais barato vocês podem me ajudar e me dar aulas grátis por favor quero saber todos os cuidados

  5. Januário Gonçalves disse:

    Tenho uma chinchila, e da metade para baixo ela esta perdendo pelo , também notei que esta fazendo menos coco do que fazia o que devo fazer ?

    • Cobasi disse:

      Oi, Januário. Como vai? Pode ocorrer por alguns motivos, como alopecia que acaba ocorrendo por meio de micose causadas pelo acúmulo de água na pelagem. Mas recomendamos uma visita ao médico-veterinário para um diagnostico completo 🙂

Deixe o seu comentário