Porque não comprar coelhos por impulso

Compartilhar:


Dois coelhos

Na época da Páscoa, por exemplo, comprar coelhos é uma prática que cresce muito. Esse pet orelhudo pode ser pequeno e fofinho, mas cresce, exige muitos cuidados, gera despesas e demanda tempo dos tutores. Por isso, continue a leitura e descubra porque não comprar coelhos por impulso!

O que é posse responsável?

posse responsável é a compra ou adoção de um animal de estimação de forma consciente. Isso envolve estar ciente e suprir todas as necessidades do pet quanto ao bem-estar e à saúde. Muitas vezes, comprar coelhos na Páscoa para agradar crianças ou até adultos, pode não estar de acordo com o conceito de posse responsável e corresponder mais a uma compra por impulso.

Vamos entender tudo o que envolve a compra e a adoção consciente?!

Ao adquirir um animal, você se torna responsável pela vida do bichinho. Isso significa que o tutor tem o dever de prestar toda a assistência médica levando o pet ao veterinário e cuidando para que todas as suas necessidades sejam supridas. Isso inclui alimentação adequada e de qualidade, gaiola ou local no tamanho e disposição ideais, enriquecimento ambiental, cuidados com a higiene e, claro, muito carinho!

Outro fator fundamental da posse responsável é conhecer cada uma das necessidades do pet. Pesquisar sobre a alimentação, o habitat, as principais doenças e os cuidados com a higiene, é o primeiro passo para não fazer uma compra por impulso. Toda essa pesquisa deve ser realizada antes da aquisição do animal e este é um ponto fundamental da posse responsável. Só assim, você tem a certeza de que levar o bichinho para casa é a decisão certa e não um simples impulso.

Só adote ou compre um coelho ou outro pet depois de ter a certeza de que você quer e pode cuidar dele da forma adequada. Preparamos um check list para ajudar você nesta decisão tão importante.

Antes de adotar ou comprar coelhos…

  • Pesquise sobre todas as necessidades do pet;
  • Avalie sua rotina e planeje o futuro, afinal coelhos vivem por cerca de 10 anos e isso corresponde ao tempo de dedicação do tutor;
  • Coelhos crescem e muito! Avalie se você terá espaço para um animal adulto;
  • Faça as contas e verifique se os gastos correspondem ao que você pretende investir no pet;
  • Tenha uma reserva financeira para emergências. Consultas com veterinários especialistas costumam ser mais caras;
  • Antes de comprar um coelho, verifique se todos os moradores da casa então de acordo com o novo pet;
  • Pesquise preços de gaiolas, alimentos e todos os itens que o pet precisará no dia a dia.

Este check list funciona como um guia para você avaliar se sua compra é por impulso ou responsável!

Comprar coelhos de presente

mulher segurando coelho que não cresce comprar coelhos

Coelhos são muito fofos e deixam crianças e adultos encantados! É por isso, que no período que antecede a Páscoa, a busca por coelhos à venda cresce muito. Peludinho, pequenino e muito fofo. Parece o presente ideal, não é mesmo?

Porém, quando entendemos o conceito de posse responsável, ele se contrapõem a usar animais como presentes. Afinal, quem ganha a surpresa não tem a a oportunidade de refletir sobre os próximos 10 anos de vida do animal, os gastos envolvidos, a grande mudança na rotina e todos os outros fatores.

A situação fica ainda mais complexa quando uma criança é a presenteada. Coelhos são animais que precisam de trato diário e crianças não costumam ter a responsabilidade necessária para isso. Dessa forma, ao dar um coelho de presente para uma criança, você arruma uma nova tarefa para os pais. E será que eles querem isso?

Sendo assim, dar um pet de presente é algo muito delicado, mas isso não quer dizer que não pode ser feito. Antes de comprar o coelho, é recomendado avaliar todos os pontos da check list que fizemos acima e conversar com os pais da criança ou o novo tutor. O presenteado deve estar de acordo com todos os pontos e, caso mude de ideia, a responsabilidade pelo pet volta a ser sua!

Coelho não é brinquedo

Como já mencionamos, a chegada da Páscoa faz com que a busca pela compra de coelhos cresça muito. Para desestimular a compra por impulso, nós da Cobasi suspenderemos a venda da espécie nesse período.

Assim como qualquer outro animal de estimação, o coelho não é um brinquedo, é um companheiro para a vida.

Da mesma forma que acontece o aumento da compra de coelhos antes da Páscoa, ainda existe o crescimento no número de abandonos após esse período. Isso mesmo, existem tutores que compram esses animais e os soltam na rua e a compra por impulso está diretamente ligada ao abandono desses animais.

Ao comprar coelhos sem conhecer sobre a espécie, tutores são surpreendidos com o tamanho que eles alcançam quando adultos, os gastos gerados e a rotina intensa de cuidados. Pesquise bastante antes de decidir comprar ou adotar.

Como cuidar de um coelho?

o que um coelho come
A base da alimentação dos coelhos não é a cenoura e eles exigem diversos cuidados.

Coelhos são pets fofos que podem viver em gaiolas grandes e espaçosas ou então em cercados protegidos. O espaço em que vivem deve conter granulado higiênico, bebedouro e comedouro, além casinha e de muitos brinquedos para o enriquecimento ambiental.

Esses pets são muito ativos e brincalhões, por isso, além dos brinquedos, é importante proporcionar algumas horas de atividade física todos os dias. Os coelhos adoram esticar as patinhas e saltar por aí. No entanto, esses passeios devem ser supervisionados e exigem cuidados, já que eles adoram roer os itens da casa e podem se machucar em fios elétricos, por exemplo.

Outro ponto de atenção para quem quer ter um coelho em casa, é a alimentação adequada. Se engana quem acha que coelhos comem apenas cenouras. Eles até apreciam o vegetal, mas a base da alimentação dos coelhos deve ser ração de qualidade.

“A ração e o feno deverão ficar 100% disponíveis ao animal diariamente. Hortaliças como repolho, couve, cenoura com folhagem, espinafre podem ser dadas 3 vezes por semana. Já as frutas devem ser fornecidas esporadicamente em pequenas quantidades, como petisco”, explica Tiago Calil, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi.

Para saber mais sobre cuidados com a alimentação e a saúde dos coelhos, consulte um médico veterinário especialista.

Onde comprar coelhos?

Nós suspendemos as vendas de coelhos no período da Páscoa para reduzir a quantidade de abandonos e proporcionar maior bem-estar aos pets. No entanto, durante todo o ano é possível encontrar as espécies em grande parte das nossas lojas físicas.

Nossos colaboradores foram treinados para orientar você sobre a posse responsável e os cuidados necessários com esses animais.

O que você precisa saber antes de comprar um coelho:

coelho de costas porque não comprar coelhos

Se você ainda tem dúvidas sobre comprar um coelho, separamos algumas informações importantes sobre a espécie. Confira:

  • Coelhos vivem em média 10 anos: o compromisso com sua saúde e bem-estar não pode ser apenas quando filhote, o coelho adulto ta,bém precisa de cuidados!
  • Esses animais precisam ter uma dieta adequada: ração própria e alimentos de qualidade são imprescindíveis. Não esqueça do feno!
  • A higienização da gaiola é muito importante: a manutenção do ambiente do coelho está diretamente ligada a sua saúde.
  • Atendimento veterinário especializado: como qualquer outro pet, ele deve ir ao veterinário, e, neste caso, um especializado em animais silvestres/exóticos.
  • Eles precisam de atenção: apesar de tímidos, os coelhos gostam de interação com seus tutores e querem sua confiança. Dê amor!

Você tem pretende adotar ou comprar um coelhinho? Deixe suas dúvidas nos comentários e seja consciente e responsável com os bichinhos.

Quer saber mais sobre cuidados com coelhos? Confira os posts do blog:

Tiago Calil Ambiel

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil Ambiel

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Luiza disse:

    Parabéns pela ação! Achei muito importante essa postura!

  2. Bruna disse:

    Achei lindo essa atitude da Cobasi, eu sou apaixonada por Coelhos e animais, tenho a minha que comprei na Cobasi e cuido dela muito bem com amor e carinho e come tudo de melhor, dou atenção e deixo ela solta durante o dia a noite ela vai pra gaiola, ela mesmo tem o hábito, nem preciso por, são animais muito amorosos e gosta de brincar como qualquer animal e faz sujeira na gaiola de tiver paciência eles aprende, então não usem coelhos como brinquedos pois eles tem sentimentos …..

  3. Cobasi disse:

    Oi Luiza, ficamos felizes por ter gostado da ação! ❤

  4. Ana Claudia Galhardo disse:

    Por mais campanhas e manifestações assim.

  5. Isabella disse:

    Parabéns pela atitude da empresa!
    Aos poucos, pequenos passos como esse farão do mundo um lugar mais justo para todas as espécies.

  6. Glayce disse:

    Muito relevante, Parabéns pela iniciativa ! Obrigada Cobasi por ter colocado isso no site. As pessoas precisam ter conciência de que um animal é uma vida e não deve ser usado como um brinquedo. Eles tem medo, fome, frio, sofrem como a gente. Parabéns !!!

  7. Hugo disse:

    Parabéns! A mesma ação vi na Cobasi Recife. Tudo feito com muita responsabilidade. Nota 10!

  8. Fabi disse:

    Por isso que as vezes mesmo encontrando um produto com preço um pouco maior que em outros lugares, eu continuo comprando com vocês. Há coisas que não têm preço, tem valor! Parabéns pela campanha!

  9. Cristina disse:

    Parabéns pela iniciativa. Muitos coelhos são abandonados após a Páscoa, uma data para reflexão, transformação e mudança de atitudes.
    Que venham novas iniciativas!

  10. Angélica disse:

    Adorei a atitude, todas deveriam fazer a mesma coisa, eu tenho um coelho e é um animal que requer muitos cuidados, pensem bem.
    Parabéns para essa loja maravilhosa!

Deixe o seu comentário