Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho anão holandês: conheça a espécie

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho anão holandês de coçando
O mini holandês é famoso por seu tamanho compacto

Você sabia que existe um animal tão pequeno que é chamado de coelho anão holandês? É isso mesmo! Por ser tão compacto e fofo, ele é uma ótima opção de animal de estimação para quem mora em locais com pouco espaço. Conheça mais sobre ele.

Quem é o coelho anão holandês?

A raça que conhecemos hoje e chamamos de coelho anão holandês tem origem na Inglaterra do século XIX. Surgida a partir do cruzamento de coelhos poloneses e pequenos coelhos selvagens, ela ganhou o mundo a partir de meados do século XX, quando desembarcou na América. 

Coelho anão holandês: características

O Netherland Dwarf, nome científico do coelho anão holandês, tem características que o tornam um animal bem peculiar. A primeira delas é o tamanho, que pode chegar a até 25 centímetros de comprimento na fase adulta. 

Além disso, o peso do animal costuma variar de 1 a até 2,5kg, o que o torna um animal extremamente frágil. Entretanto, esse tipo de coelho se destaca pela longevidade, já que pode viver até 10 anos ao lado dos seus tutores. 

Quando pensamos nas características físicas do mini coelho holandês encontramos uma raça que tem a pelagem brilhosa, curta e bicolor. Normalmente, eles são encontrados combinando tons de amarelo, cinza, azul, castor, dourado, preto e marrom chocolate. Isso sem falar nos belos olhos azuis. 

Outra característica física especial do coelho anão é a cabeça arredondada e desproporcional em relação ao restante do corpo. Por fim, ele tem o focinho curto e achatado, bem semelhante aos dos cães braquicefálicos.

Como se comporta o mini coelho holandês?

O mini coelho holandês é famoso por ser um animal dócil, delicado e carinhoso, que adora brincar e interagir com os seus tutores. Por isso, é recomendado que, quem deseja adotar o pet, tenha muitos brinquedos para coelho e tempo para interagir com o animal.

Porém, é preciso cuidado, pois outra característica do comportamento do mini coelho holandês é se assustar com facilidade.O ideal é ter muito cuidado com o manejo e as brincadeiras, já que qualquer queda pode ser fatal para ele. 

Como cuidar do mini coelho holandês?

coelho anão holandês comendo feno
Feno e alfafa são essenciais na deita do animal

Por ser um animal bem pequeno, Netherland Dwarf precisa de alguns cuidados especiais em relação aos coelhos tradicionais. Em geral, o principal deles diz respeito à alimentação. Fenos, alfafa e verduras não podem faltar em sua rotina alimentar. 

Por outro lado, a escolha da ração para coelho tem que ser bem criteriosa. Para eles o recomendado são rações para animais de pequeno porte. Pois, os alimentos tradicionais podem causar sobrepeso e problemas de saúde. 

Uma das grandes vantagens em se adotar um mini holandês está nos cuidados com a higiene. Como ele tem pelagem curta, a escovação semanal é suficiente para mantê-la limpa. Em épocas de troca de pelo, ela pode ser realizada duas vezes por semana. 

Outro ponto importante é deixar à disposição do pet fenos e brinquedos para que ele possa roer e manter os dentinhos sempre aparados. Uma parte delicada dos cuidados são as unhas, que precisam ser aparadas com frequência. A maneira de fazer isso é levando a um médico-veterinário especializado para a realização do procedimento sem ferir o animal. 

Gostou de conhecer mais sobre o coelho anão holandês? Então, diga para gente, gostaria de torná-lo parte da família?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário