Coelho transmite doença: mito ou verdade

Compartilhar:


coelho transmite doença

Coelho transmite doença? Essa é uma dúvida frequente para os tutores que desejam adotar o animal de estimação ou para aqueles que já tem o bichinho em casa. 

Cada vez mais tutores de pets têm se dedicado a conhecer sobre seus animais de estimação. Saúde é umas das pautas mais pesquisadas e essa ação tem dado passos significativos na qualidade de vida dos bichinhos. Para reforçar ainda mais esse conceito, hoje vamos descobrir sobre a transmissão de doenças entre coelhos e tutores.  

Coelho transmite doença: mito ou verdade?

Tanto para sua saúde quanto a do seu amigo, o coelho passa doença para humanos, então se você mora com um, aqui vão algumas informações importantes.

Esses lagomorfos, assim como os humanos, podem ficar doentes por questões genéticas, idade ou até mesmo falta de cuidados. Sendo assim, para evitar problemas mais graves, conhecer as zoonoses transmissíveis entre animais e tutores é uma forma preventiva para cuidar do seu bichinho sem prejudicar o seu lar.

Quais são as doenças que os coelhos transmitem?

coelho transmite doença

No geral, as doenças dos coelhos não devem causar preocupação exagerada, desde que se saiba identificá-la e tratá-la. Por isso é tão importante conhecer sobre as doenças transmitidas por coelhos. Veja abaixo as condições que podem ser contraídas por parasitas, fungos, doenças bacterianas e virais. 

Doenças parasitárias

Não tão comum em animais que não saem de casa, as doenças causadas por parasitas podem transmitir uma série de enfermidades. Como por exemplo, o piolho sugador (Haemodipsus ventricosis), ácaro (parasita do conduto auditivo externo, entre outros. A transmissão para humanos, pode afetar o sistema nervoso, atingindo o cérebro e rins.

Doenças causadas por fungos

A urina de coelho transmite doença? Sim, são algumas das possibilidades causadas por agentes infecciosos de origem fúngica, nesse sentido as mais frequentes são: 

Micose: contraída pelo contato com Microsporum e Trichophyton, esporos de fungos dermatófitos dos gêneros. Por exemplo, a alopecia, doença da pele na qual costumam aparecer calvas na pelagem, é uma das indisposição que pode ser transmitida para os tutores, causando irritações circulares que causam grande coceira. 

Esporotricose: é uma micose causada pelo fungo e que se espalham pelas vias linfáticas para se tornarem abscessos e úlceras. De evolução subaguda ou crônica, tem uma forma na qual afeta os pulmões e é fatal, mas é muito incomum.

Doenças bacterianas

Se as outras vertentes mencionadas não são tão habituais, por outro lado os males bacterianos são a maioria das circunstâncias, inclusive fezes de coelho transmite doença para humanos. Aqui estão as mais comuns nessa área:

  • Melioidose;
  • Campilobacteriose;
  • Salmonelose;
  • Pasteurelose;
  • Tétano;
  • Tularemia;
  • Febre Q.

Os coelhos por características naturais tendem a esconder bem os sintomas das suas doenças, então na presença de qualquer sinal evidente ou mudança no comportamento, consulte um profissional da sua confiança.

Coelho transmite doença: como prevenir?

coelho transmite doença

Definitivamente, prevenção nunca é demais, não é mesmo? Dessa forma, confira alguns cuidados podem ajudar a evitar esse problemas. 

  1. Mantenha a vacinação e a desparasitação dos coelhos em dia.
  2. Controle de fezes pode fornecer informações úteis sobre a condição dos coelhos.
  3. Consulte sempre um médico-veterinário.
  4. Verifique periodicamente o comportamento e pelagem do seu pet.
  5. Mantenha seu ambiente higienizado, limpo e desinfetado.
  6. Lave sempre as mãos depois de tocar no coelho ou limpar a sua área.
  7. Ração e feno de qualidade são um dos pilares da criação dos bichinhos.
  8. Produtos específicos para coelhos são indispensáveis para cuidar da saúde do seu amigo.

Por fim, o coelho em casa requer uma série de cuidados, não é mesmo? Então, agora sabemos que coelhos transmitem doenças, não deixe de consultar um veterinário e visitar o Blog da Cobasi para mais dicas de saúde e bem-estar. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Ana cristina disse:

    Estou pensando em adotar um coelho . Acho muito lindo . E minhas meninas vão amar

Deixe o seu comentário