Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Doenças de coelho: conheça as mais comuns

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
doenças de coelho

Uma das melhores maneiras de garantir a saúde e o bem-estar do animal de estimação é conhecendo sobre ele e entendendo a melhor forma de manter os cuidados em geral, como a alimentação do pet. Por isso, seguindo esse contexto, o papo hoje é sobre saúde. Então vamos nessa falar sobre as doenças de coelho mais comuns?!

A primeira etapa para evitar problemas de saúde do seu pet é conhecer as zoonoses mais frequentes, portanto criamos uma lista para sabermos quais são elas.

Doenças de coelho mais comuns

  • Conjuntivite;
  • coriza;
  • mixomatose;
  • cocciose hepática;
  • diarreia;
  • estresse;
  • sarna auricular;
  • crescimento excessivo dos dentes.

Conjuntivite em coelhos

Essa é uma condição recorrente entre os bichinhos, especialmente quando estão na fase da infância. A doença no olho de coelho é provocada por bactérias nas pálpebras, causando inflamação e secreções constantes.

Ademais, em casos mais complexos, os olhos ficam cheios de remelas que podem grudar nos olhos, impedindo que o pet consiga abri-los. 

Coriza

Esta enfermidade é caracterizada por uma abundante secreção da mucosa do nariz, manifestando-se, em geral, acompanhada de espirros contínuos, podendo, conforme o caso, ser benigna ou infecciosa. O aparecimento da coriza entre os coelhos pode ocorrer em qualquer época do ano.

Mixomatose

Nos bichinhos de estimação essa doença pode ter duas apresentações: forma aguda e forma crônica. Altamente contagiosa e com alto índice de mortalidade, a mixomatose em coelhos é transmitida por mosquitos. Os sintomas são: dificuldade de respiração, inflamação das pálpebras, apetite, febre e inchaço. 

Cocciose hepática

doenças de coelho

A coccidiose hepática é uma condição que, além de fatal, também é difícil de diagnosticar e tem alta taxa de contágio entre coelhos. Falta de apetite, desânimo, diarreia, apatia e ventre inchado são alguns dos sinais. Além disso, em quadros mais graves é possível ocorrer convulsões e paralisia das patas.

Diarreia é uma das doenças de coelho mais frequentes

Uma das indisposições de coelho mais comuns em qualquer idade é a diarreia. O sistema digestivo do animal é bastante sensível e frágil. Então, alterações na rotina alimentar ou mantimentos que não estejam devidamente lavados ou frescos podem causar diarreia em coelhos.

Estresse

O seu animal de estimação está tremendo muito? Esse é um dos sintomas do estresse em coelhos, que também podem ser manifestados por mudanças na frequência respiratória, ranger de dentes, comportamentos incomuns, falta de apetite, entre outros. 

Doenças de pele em coelhos – Sarna auricular

A sarna auricular é uma infecção que acomete a pele dos roedores e, quando não tratada, pode se converter em epidemia. A doença causa inflamação e formação de uma secreção espessa nas orelhas. Além disso, em estágios mais avançados apresenta pus, sangue e mau cheiro. 

Crescimento excessivo dos dentes

Nessa doença, também conhecida como má oclusão, os dentes dos coelhos crescem de maneira excessiva, ficam desalinhados e podem ferir gravemente os coelhos. Isso, aliás, atrapalha a mastigação, causando feridas, e predispõe ao acúmulo de alimento entre os dentes, podendo levar a uma inflamação da gengiva.

Acima, citamos apenas algumas doenças mais comuns em coelhos, mas para ajudar nas informações que atingem esse animal, classificamos também as causas mais frequentes causadas por parasitas. Conheça!

Doenças de coelho causadas por parasitas

Aprenda sobre a saúde dos coelhos

De modo geral, se o seu coelho tem boas condições higiênicas e não sai de casa, as chances de sofrer com parasitas é menor. Contudo, atenção e conhecimento nunca são demais, certo? Então vamos conferir algumas doenças causadas por parasitas a seguir.

Cheyletiellosis: conhecido como “caspa ambulante”, é um ácaro contagioso que pode infectar também humanos, além de gerar condições de dermatite localizada, coceira, ulceração (ferida aberta), inflamação e infecção.

Giardíase: é um protozoário flagelado que se aloja no trato intestinal do animal, produzindo diarreia contínua. Aliás, se não for tratada a tempo, essa doença pode causar graves problemas à saúde dos coelhos.

Leishmaniose: esse parasita microscópico provoca uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito da areia. Sua ação é responsável por causar danos a vários órgãos do animal, que podem progredir para se tornar crônicos e, por muitas vezes, fatais.

Coccidiose: são protozoários que vivem principalmente no sistema digestivo e podem causar problemas, como diarreia, inflamação intestinal e desidratação.

Microsporidiose: parasita que causa síndrome vestibular, deixando os coelhos com a cabeça torta para um lado.

Como saber quando o coelho está doente?

doenças de coelho

As doenças em coelhos têm características próprias e sintomas específicos. Sendo assim, a ajuda de um profissional para saber quando o coelho está doente vai ser muito útil, principalmente porque algumas doenças não são fáceis de diagnosticar.

Contudo, se você acha que o seu animal de estimação está doente, observe os sinais e não hesite de procurar um médico-veterinário para fazer uma avaliação completa no seu bichinho.

Afinal, ter um coelho em casa requer uma série de cuidados para aprender a criá-lo. Tanto para tutores de primeira viagem, como para os mais experientes, conhecer o seu amigo é umas das melhores recomendações. Isso porque, desse modo, você pode evitar problemas de saúde e complicações.

Hoje aprendemos mais sobre as doenças, mas não esqueça que um bom ponto para não ver nosso amigo doente são as ações preventivas, então promova sempre as melhores condições em alimentação e cuidados para o seu orelhudo. 

Ser zeloso com o bem estar do seu coelho é super importante, deixaremos um vídeo que pode te auxiliar em mais cuidados com o seu peludo!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Myrella vitória de Santana disse:

    Obrigada por dar esse exemplo 😍✨

  2. Adam disse:

    Queria um ajuda,meu sogro cria 2 coelhos em um espaço é de 4 m² e os bichos ficam no chão aonde fazem as fezes e o local não é lavado mas é raspada a terra suja,a pergunta é isso faz mal ao animal?

    • Cobasi disse:

      Olá, Adam! como vai?

      A saúde dos coelhos está diretamente ligada ao manejo adequado, pois a gaiola-dormitório é o local onde ele deve descansar e se sentir protegido.
      Para começar, é necessário preparar um espaço onde o animal consiga saltar e fazer bastante exercício. E, parte importante da rotina deles é a higienização e a limpeza da gaiola e do espaço onde ele fica. Portanto, tutores de coelhos devem cuidar diariamente desse espaço, sendo uma etapa indispensável de cuidados com o pet.

  3. maria karlla disse:

    Meu coelho esta um orelha total ferida o que faço, ta muito feio esta fedendo, não tenho veterinario por perto, o que fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, Maria! Tudo bem?
      Mesmo que o veterinário não seja perto, é importante levá-lo para uma avaliação com o especialista. Pois o tratamento adequado vai garantir a saúde e bem-estar do seu pet.

  4. Augusto Cossa junior disse:

    Boa noite gostaria de saber oque pode se passar com os meus Coelhos com 3 semanas, ficam Debilitados ( pernas atrofiados ) e morrem. Gostaria de saber as causas e tratamentos

    • Cobasi disse:

      Lamentamos sobre a situação com seus coelhos. Recomendo que consulte um veterinário especializado em animais exóticos para um diagnóstico preciso e orientações sobre tratamento.

Deixe o seu comentário