Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho doente: como identificar e tratar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Coelho doente: como identificar e tratar

Os coelhos, quando estão soltos na natureza, são presas de muitos outros animais. E por questão de sobrevivência, é da natureza deles esconder as suas fraquezas quando não se sentem bem, mesmo que sejam coelhos domésticos e estejam seguros dentro de casa. Por isso, é muito difícil para os tutores identificar um coelho doente. 

Esses animais, quando estão passando por alguma enfermidade, apresentam sinais muito sutis. Sendo assim, é de extrema importância que os tutores fiquem atentos aos seus coelhos para poderem perceber qualquer anormalidade e tratar da melhor forma possível. Nesse artigo, veja como identificar e tratar um coelho doente. 

Como identificar um coelho doente?

Os sinais de um coelho doente devem variar de acordo com a enfermidade, mas os sintomas mais comuns são a diminuição do apetite e das fezes. Como sabemos, os coelhos se alimentam bem durante o dia, por isso, defecam bastante. Caso você perceba que esse não é o caso do seu coelho, isso pode indicar que ele não está bem. 

Apesar de os coelhos terem o hábito de ranger os dentes, caso você perceba que eles estão rangendo mais alto do que o normal, isso pode indicar um problema também. Além disso, outras reações como coelhos muito apáticos e isolados apontam que algo não está normal. 

Outros sintomas de patologias mais específicas também podem aparecer. Doenças oculares, por exemplo, apresentam secreções nos olhos. Tosses, espirros e falta de ar frequente podem indicar problemas respiratórios, cardíacos ou resfriados. 

Quais as principais doenças recorrentes em coelhos?

Assim como outros animais, os coelhos podem apresentar doenças mais recorrentes como resfriados, infecções, doenças oculares, entre outras. Mas agora vamos falar mais detalhadamente sobre as patologias mais comuns. Veja abaixo quais são! 

Coccidiose hepática

A coccidiose hepática é uma doença causada por um protozoário e é altamente contagiosa, podendo ser transmitida de coelho para coelho através das fezes, comida e água. Acometendo principalmente coelhos com 2 e 4 meses de vida, os principais sintomas são falta de apetite, apatia, prostração, inchaço no ventre, diarreia e pelos arrepiados. 

O tratamento dessa doença é feito através de remédios e acompanhamento por um veterinário. 

Mixomatose

A mixomatose é uma doença muito grave em coelhos. Os principais sintomas são febre, perda de peso, congestão, corrimento nasal, inchaço na cabeça, na boca e no nariz, além de inflamação ocular. Em casos muito graves ou tardios, a mixomatose pode levar o animal à morte em poucos dias. 

A boa notícia é que existe vacina para essa doença que pode ser dada logo no começo da vida do coelho. 

Sarna Auricular

A sarna auricular é uma doença causada por um parasita que acomete a pele interna dos ouvidos do coelho. Os principais sintomas são a coceira, secreção amarelada e a inflamação visível dos ouvidos. E o tratamento para a sarna é feito através do uso de spray sarnicida, que pode ser prescrito por um médico veterinário. 

Como prevenir que o meu coelho fique doente?

Coelho doente: como identificar e tratar

O coelho é um animal propício a pegar doenças contagiosas. Por isso, é sempre importante manter a higiene do ambiente, além dos recipientes onde ele come e bebe. Isso ajuda a impedir a disseminação de doenças e faz com que o coelho cresça saudável. 

Outro ponto muito importante para a prevenção de doenças no coelho é a vacinação. Existem vacinas que o pet deve tomar ainda filhote, para impedir que seja afetado por certos tipos de vírus e bactérias. 

Como cuidar de um coelho doente?

Caso você perceba que o seu coelho está apresentando sintomas de alguma enfermidade, a primeira coisa a se fazer é levá-lo ao veterinário. Com a ajuda de um profissional, você conseguirá identificar o que está acometendo o organismo do pet e, assim, entender qual o melhor tipo de tratamento para ele. 

Uma vez que você tenha levado o coelho ao veterinário e obtido o diagnóstico, caso o médico tenha indicado algum remédio ou tratamento para ser feito em casa, é essencial que você siga as orientações da maneira certa. Com muito carinho e cuidado, o seu coelho poderá melhorar e voltar a ser saudável como sempre! 

Encontre no site da Cobasi produtos para roedores e outros pets!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Luana disse:

    Minha coelha não come nd, e faz um xixi branco e pastoso. Eu cuido muito sobre oq dou pra ela mas hj ela não comeu nada e n fez fezes. Ontem ela saiu pra rua e pegou chuva mas eu cuidei dela e hj ela fico assim! Me ajuda pfvr 😭

  2. Margô disse:

    Meu Coelho está estranho, está sem forças nas patas e não anda correndo mais.,sempre que levanta cai .
    O que está havendo?

    • Cobasi disse:

      Oi, Margô. Como vai? Se notar alguns sintomas que fogem do normal do seu coelho, a primeira coisa a fazer é levá-lo ao veterinário. Com a ajuda de um profissional, você poderá identificar os fatores que afetam o corpo do seu animal de estimação e, assim, entender o melhor tratamento.

  3. Silvana ap da Silva disse:

    Meu coelho está comendo bem mais de ontem pra hj amanheceu com pescoço de lado fica meio cambaleando balançando a orelha

  4. Claudia disse:

    Meu coelho estava com pneumonia e garganta inflamada levamos ele no veterinário e no retorno o médico mandou que ele tomasse comprimido em casa, ele já estava bem comendo de tudo, mas depois que começamos dar os comprimidos ele começou ficar estressado e não quer comer, toda vez que chegamos perto para fazer carinho ele não aceita. Não sei o que fazer o comprimido é para dar até quinta-feira. Está sendo um martírio!

Deixe o seu comentário