Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como criar coelho em apartamento

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Coelho marrom sob almofada
Saiba como cuidar do seu coelho!

Ter um coelho em apartamento é o sonho de muitas crianças e adultos também. Isso porque, além do misticismo do coelho, eles são animais fofos e que podem ser uma ótima companhia.

No entanto, é preciso ter atenção em relação aos cuidados que devem ser tomados. Afinal, tê-lo como animal de estimação, requer cuidados diferentes que os dedicados a pets tradicionais como gatos e cachorros. Hora de aprender mais sobre como criar um coelho em apartamento.

Coelho em apartamento: o que pensar antes de adotar?

“De olhos vermelhos e pelo branquinho” eles se apresentam como um dos mais fofos animais de estimação. Ao depender do animal, eles são em sua maioria silenciosos, pouco bagunceiros e grandes companhias tanto para crianças quanto para os adultos. Esses animais se adaptam perfeitamente em apartamentos, uma vez que não precisam de passeios ou grandes espaços.

É indicado que esses animais vivam em gaiolas, porém, é preciso considerar o tamanho do animal. Na espécie eles podem ser divididos no tamanho mini e normal, chegando a pesar até 10 kilos os comuns. Para esses, o ideal é que seja utilizada gaiolas de no mínimo, um metro, já que a brincadeira principal desses pets são os saltos. 

Embora sejam aparentemente fofos, esses animais gostam de carinho no tempo deles e a melhor maneira de fazer isso são com afagos leves na sua nuca. Vale destacar que preparar uma espécie de toca fechada no interior das gaiolas pode ser uma boa pedida, já que os coelhos gostam de dormir em locais fechados e de pouca iluminação.

O que os coelhos podem comer?

Coelho branco abrindo caixa de papelão
Qual a alimentação ideal desse pet?

A dieta desses pets deve ser voltada para alimentos ricos em proteína e que, por consequência, contribuam com a saúde do animal. Por isso, vamos a algumas dicas:

  • Rações especificas para a raça;
  • Rabanetes;
  • Cenouras;
  • Folhas verdes-escuras;
  • Comidas de origem vegetal.

Além de água fresca que pode ser colocada nos bebedouros no interior da gaiola.

Dicas de higiene para coelho em apartamento

A higiene desse animal é mais um ponto a ser considerado na sua rotina de cuidados. Embora não seja necessário um banho, é interessante que, quando seu coelho estiver sujo você utilize lenços umedecidos para fazer a sua higienização.

Já em relação às fezes, é indicada a troca diária das serragens colocadas no interior da gaiola. O animal não deve ter contato direto com a sua urina ou fezes.

Raça e outras características de coelhos

Coelho branco em frente a gaiola azul
Escolha a gaiola ideal do seu coelho

Existem atualmente inúmeras raças de coelho no mercado. Elas condizem mais em relação ao tamanho e cor do animal. Os cuidados, porém, acabam sendo os mesmos citados acima. Mesmo sendo uma boa companhia, o tempo de vida aproximado desse pet é de 8 a 10 anos, por isso, é fundamental dar muito carinho e cuidado para ele. 

Em relação à castração, é possível ser feita, embora não seja uma atitude muito adotada pelos tutores. Caso seja a sua escolha, conte com profissionais especializados na raça para tal. No mais, aproveite o seu pet com muita responsabilidade e carinho. 

Gostou do tema, que tal ler mais em:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário