Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que coelho bota ovo? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho bota ovo

Será que coelho bota ovo? Essa é uma dúvida bastante comum, principalmente entre as crianças, em virtude da lenda em torno da Páscoa.

Por isso, fique com a gente e descubra se realmente coelho bota ovo e qual é a relação dele com os famosos ovos de chocolate. Confira!

Coelho bota ovo?

Não, o coelho não bota ovo. Assim como os demais mamíferos presentes na natureza, a sua reprodução se dá a partir de um embrião. No caso, ele é gerado dentro da barriga da mãe e expelido do corpo.

Como os coelhos se reproduzem?

A gestação de uma coelha dura, em média, 32 dias. Nos momentos finais da gestação, a fêmea tem o hábito de se isolar, criando um ninho ou uma pequena toca.

Ela faz isso porque deseja encontrar uma forma segura de ter os seus filhotes, já que o parto costuma durar, aproximadamente, 30 minutos.

Além de um local seguro, as coelhas, normalmente, realizam o parto durante o período noturno. Pois, nesse horário elas se protegem para dar à luz e começar a amamentação.

Se você é tutor de um casal de coelhos e a fêmea está grávida, prepare-se! Porque, a cada gestação nascem de 6 a 8 filhotes.

coelho bota ovo
Os coelhos não botam ovos. O filhote se forma na barriga da mamãe coelha em média durante 32 dias.

E eles vão precisar de todos os cuidados necessários com alimentação, gaiola, brinquedos e uma consulta ao veterinário para saber se está tudo bem com a saúde.  

Qual a relação do coelho com a Páscoa?

Se os coelhos não botam ovos, qual é a relação desses animais fofinhos com a Páscoa? A explicação mais aceita tem a ver com a fertilidade, já que as fêmeas podem passar por até 4 gestações durante o ano.

A história entre os coelhos e a Páscoa é bem antiga. Acredita-se que ela teve início durante o Império Romano, que passou a adotar o culto à Eostre, deusa da fertilidade para os germânicos.

Nos cultos pagãos da época, essa deusa era representada por uma lebre. Um animal conhecido por, assim como os coelhos, pela rapidez com que se reproduzem.

E os ovos do coelho?

Os ovos do coelho, de acordo com a crença cristã, representam renovação. Por isso, são o principal símbolo da Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

A tradição que teria nascido na parte norte da Europa, chegou ao Brasil com os imigrantes alemães. Durante a comemoração da Páscoa, eles tinham o hábito de pintar e esconder os ovos, em uma espécie de gincana para as crianças.

Por sua vez, a tradição de presentear com ovos de chocolate surgiu na França, em meados do século XVIII.  Na época, eles tiveram a ideia de rechear os ovos de Páscoa com chocolate para dar um gosto diferente à brincadeira.

coelho coloca ovos

Agora que você já sabe que coelho não bota ovo e a sua relação com a comemoração da Páscoa, conte para gente: você seria tutor ou tutora desse animal tão fofinho? 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário