Coelho bota ovo? Desvende esse mistério!

Compartilhar:


coelho bota ovo

Provavelmente você já ouviu aquela canção infantil que questiona quantos ovos o coelhinho trouxe para a Páscoa. E também já deve ter questionado: afinal de contas, coelho bota ovo mesmo?

Apesar de estarem associados no período de Páscoa, coelho e ovo não tem nenhuma relação. Ou seja, coelho não bota ovo!

Saiba que os coelhos pertencem à ordem dos mamíferos lagomorfos, que significa “forma de lebre”. Os animais dessa classe se reproduzem como os cachorros e gatos.

Vale saber que a coelha dá à luz entre quatro e oito vezes por ano e em cada uma das gestações pode ter de oito a dez filhotes por ninhada. Por este motivo, esse animal tão fofinho é visto como um símbolo de fertilidade, fartura e fecundidade.

É por isso também que o coelho é relacionado ao significado da Páscoa, uma época de abundância.

Já o ovo, por sua vez, é um símbolo desta data, pois ele representa nascimento, começo de vida e renovação. Em algumas culturas pagãs, o ovo era dado como presente aos amigos e familiares como desejo de boa sorte.

É importante saber que a tradição de pintar ovos teve início com os chineses, que começaram a pintar ovos de galinha. Esse costume passou aos cristãos primitivos do oriente, que pintavam ovos coloridos na Páscoa simbolizando ressurreição.

No entanto, com o passar do tempo, os ovos de galinhas foram substituídos pelos ovos de chocolate para agradar às crianças.

Se o coelho não bota ovo porque ele está relacionado com a Páscoa?

Muitas pessoas não sabem, mas a tradição do coelho da páscoa veio da América, com os imigrantes alemães do século XVII.

Era comum os pais contarem para seus filhos que os coelhos traziam ovos na Páscoa e essa explicação é bem simples: diz a lenda que uma mulher muito pobre pintou alguns ovos e escondeu para dar aos filhos, como presente de Páscoa.

Quando as crianças descobriram o ninho com os ovos, um coelho grande passou correndo e elas disseram que este pet tinha trazidos os ovos. Então, essa ideia se espalhou pelo país.

Se o coelho não bota ovo porque ele está relacionado com a Páscoa?

coelho bota ovo

Os coelhos são animais precoces no que diz respeito à sua reprodução, por isso, eles podem gerar filhotes antes dos seis meses de vida.

A gestação desse pet dura entre 30 e 32 dias. Após esse período, a coelha vai para seu ninho ou toca, dependendo de onde ela está, para ter seus coelhinhos de forma segura, já que o parto dura, em média, meia hora.

É legal saber que esses animais, normalmente, dão à luz à noite ou madrugada, pois eles se sentem mais calmos e protegidos pela escuridão. Depois do nascimento dos filhotes, começa o período de amamentação.

Só por curiosidade, existem apenas duas espécies de mamíferos que botam ovos: os ornitorrincos e as equidnas. Elas podem ser encontradas na Austrália e Nova Guiné.

Inclusive, os coelhos são excelentes companheiros e merecem muita atenção. Além disso, você encontra uma série de produtos para coelhos, como ração e acessórios para deixar a vida desses pets ainda mais confortável.

Saiba mais sobre os coelhos:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário